ad

Franquia na banda larga — ideia tão ruim que Senado aprova a proibição dessa prática

Laguna_Ethernet_Optical_Fiber_peq

O povo pediu e parece que o governo escutou. Ou quase isso. Enquanto ontem (14/03) o Senado esvaziava após notícia de pedidos de abertura de inquérito, hoje os excelentíssimos resolveram trabalhar. Surpreendentemente ao nosso favor.

O governo federal aparentemente vai continuar com a decisão de proibir as operadoras de aplicar qualquer tipo de limite na franquia de dados da internet fixa. E pode ser em caráter definitivo.

Nesta tarde (15/03) o Senado Federal aprovou o projeto de lei 174/2016. Esse PLS faz uma proposta de emenda ao Marco Civil da Internet, incluindo no artigo 7º o seguinte texto:

a não implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa”.

Isso mesmo, a inclusão dessas palavras pode proibir a adoção da franquia limitada de dados nos planos de banda larga fixa no Brasil. É um projeto de lei que ganhou caráter de urgência e agora só resta seguir para a Câmara dos Deputados.

Gostaria de ser mais otimista, mas parece bom demais para ser verdade. Por um motivo simples: as operadoras de telefonia vão querer se vingar repassar aos consumidores um suposto aumento de custos para se adequar à tal proibição. O cartel A Anatel aprovaria.

Laguna_Conector_RJ11_BTicino

Em 2014 esses conectores RJ11 foram instalados com a ajuda de um prestativo técnico da finada GVT e, semanas atrás, literalmente sofreram vandalismo de técnico da Vivo (crédito: @Max_Laguna)

Também não me surpreenderia caso as grandes operadoras de telefonia molhem as mãos certas para conseguirem derrubar o projeto de lei na Câmara dos Deputados. Ainda assim é uma luz no fim do túnel. Sim, sei que em teoria as operadoras poderiam oferecer planos limitados mais baratos mas não acredito em contos de fadas.

Muito provavelmente o que vai acontecer é que as principais operadoras de internet fixa vão incluir nos novos contratos cláusulas abusivas que poderão limitar o consumo dos clientes no futuro, traffic shaping que o diga. Atualmente algumas trabalham com a franquia ilimitada como sendo “uma promoção” que continuaria em caráter quase definitivo. Quase.

O consumidor leigo que se vire para tentar entender. Eu que o diga: um técnico da Vivo fez uma visita em casa na minha ausência e tentou destruir o legado de um bom atendimento de um técnico da GVT. Qualquer dia conto esse causo com mais detalhes.

Fonte: Estadão.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis