eShop do Switch poderá receber jogos do GameCube

Durante muito tempo os donos de um Wii U torceram pela possibilidade de poder comprar jogos do GameCube através da loja virtual do console, mas com o fim do seu ciclo de vida se aproximando, sabemos que toda a esperança foi em vão.

Agora, com o Switch prestes a chegar ao mercado e sem que a Nintendo tenha revelado detalhes do seu Virtual Console, alguns fãs do antigo aparelho voltaram a acreditar que alguns dos seus jogos poderão ser distribuídos desta maneira.

O site Eurogamer até disse que fontes garantiram esses relançamentos e ao ser questionado sobre o rumor, o gerente geral Yoshiaki Koizumi deu uma resposta bem interessante. Veja:

Nós realmente não podemos responder com precisão, porque não fizemos nenhum anúncio sobre isso até o momento. O que posso dizer para vocês é que estamos trabalhando para irmos nesta direção.

Outro forte indicativo de que a retrocompatibilidade existirá foi dado por outro gerente da fabricante, Shinya Takahashi, que falou sobre a possibilidade do Switch receber Joy-Cons especiais, como por exemplo um com botões analógicos e que os tornariam ideais para aproveitarmos os títulos lançados para o GameCube.

Ou seja, mesmo que um dia tenhamos a opção de adquirir alguns clássicos do videogame da sexta geração através do eShop do Switch, aproveitá-los poderá custar bem mais caro do que muitos gostariam e por isso acredito que se você ainda possui um GameCube, talvez o melhor seja mantê-lo guardadinho.

De qualquer forma, seria muito bom se a Nintendo realmente relançasse alguns jogos do GameCube. Aquele videogame possuía vários títulos muito bons, mas a que infelizmente um número bem limitado de pessoas teve acesso. Eu só acho que o ideal aqui seria que eles criassem um adaptador para o ótimo controle daquele aparelho ou então que passassem a vender uma versão dele sem fio para o Switch. Mesmo porque, hoje em dia é quase impossível encontrar um WaveBird em boas condições e por um bom razoável.

Fonte: NintendoEverything.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Othermind

    Quero só ver como vai ser de venda esse Switch… E tb nao adianta nada mandar 20 unidades para alguma loja pra depois vir com o discurso de “unidades esgotadas”

    • Germano

      E no que toca a venda de jogos de Gamecube via VirtualConsole especificamente, duvido que vão vender muito se precisar comprar um acessório a mais só para isso.

      • DeltaPixel

        Sem o controle do GC fica comprometida a experiencia

      • Fernando Silva

        Os Joy-Con simulam bem o controle do GameCube (vide o posicionamento dos botoes). Vejo a necessidade de um controle adicional só pela nostalgia.

        • bruno miranda

          Mas ainda falta o gatilho analógico que pode atrapalhar sim a experiencia em muitos jogos.

          • Fernando Silva

            Bem lembrado, mas pelo andar da carruagem, aposto que vão ser lançados outros tipos de Joy-Con. Em uma entrevista foi perguntado diretamente ao presidente da Nintendo sobre a possibilidade de lançar um Joy-Con versão GameCube e ele respondeu que não havia planos para essa tipo específico, mas que o console foi construído de um modo a aceitar esse tipo de periférico.

          • bruno miranda

            Claro, mas daí seria mais um gasto, eu queria saber qual é o motivo oficial de não ter gatilhos analógicos no Switch…

          • Vinícius Santos

            já devia vir com gatilhos analógicos, já ia ser um limitador a menos.

          • Pelo jeito você não leu o post, né?

    • Fernando Silva

      Atualmente só nos EUA ele está um pouco difícil de achar para pré-compra, mas na Europa tem ainda em quase todos os sites (pelo menos a versao cinza=.

    • Metalmacumba

      Eu só acho que a Nintendo tem que ser muito trouxa de segurar seu produto principal para vender ele a conta gotas igual o console retro. Um deles é pra ganhar dinheiro com um produto que já tem uma base instalada há 30 anos, outro é introduzir um console novo.
      Porém quando se trata da Nintendo não devemos duvidar de nada. Aliás, até o psvr sofre desse mal em alguma escala. Volta e meia ele fica em pre sale pra alguma data.

  • Mateus Silva

    tenho um equipamento com Nvidia Tegra X1 e ele consegue emular com certa qualidade jogos de GameCube com o emulador Dolphin.

  • Smartfox

    Seria legal não só disponibilizar esses títulos no VC, mas sim remasteriza-los ou fazer aquele trabalho bacana que foi feito no Wind Waker HD. Jogos como o Luigi’s Mansion, Metroid Prime, e Eternal Darkness poderiam receber um trato extra. Até mesmo o Skyward Sword pode ser facilmente readaptado para o Switch, com maior polimento visual e texturas HD.

    A Nintendo tem um acervo de jogos muito grande e de qualidade. Se ela combinasse o novo ao antigo, poderia fazer um monte de remakes e remasters que a galera morreria de felicidade.

    • Fernando Silva

      Mas daí demora mais pra sair, sem falar que vão aumentar o preço. Eu sou mais jogá-los como eles eram no mínimo com um upscale automático.

      • Eu também prefiro, poderiam lançar pelo menos os jogos da nintendo de gamecube e de wii, teria muita coisa boa pra se jogar, isso em um video game portatil com mario galaxy já faria valer a compra.

        • Fernando Silva

          Wii é 100% de certeza que não vem (incompatibilidade do controle), mas GameCube é uma possibilidade bem real.

          • Não acho tão dificil eles adaptarem os controles já que os do switch tem sensor de movimentos também, a questão e que vão ter que adaptar os jogos, por que via emulação perderiam muito desempenho. Embora se forem emular o gamecube, o Wii é pouca coisa mais potente.

      • Smartfox

        Depende, acho que fazer um remake demora bastante mesmo, mas um remaster bem feito nem tanto. Esses dias eu joguei o Wind Waker HD no Wii U e achei lindo de cair o queixo, você nem diz que é um relançamento. Se vier outros jogos na mesma qualidade é muito bem vindo, mesmo que por um preço de lançamento, quando é bem feito vale o preço.

  • Fernando Silva

    Que venha mais Eternal Darkness!!! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • bruno miranda

    Dori deu a dica certeira, não venda seus video games antigos, é como vender seu bichinho de estimação, vou chegar hoje la em casa e vou abraçar meu NGC.

  • Zaaboo

    Acho que com jogos do N64 e Game Cube até eu que não curto gastar dinheiro em consoles iria pensar no caso.

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    Alguém sabe se a Nintendo tem previsão para voltar a fazer negócios em terras Tupiniquins????

    • Fernando Silva

      Na minha opinião, tem uma chance se o Switch engrenar mundialmente e a Nintendo conseguir se colocar de novo no mercado (leia pagar as contas). A empresa adapta-se bem às regras do mercado quando tem interesse, vide o mercado Europeu que é bem xarope quanto a direito do consumidor e tem taxas malucas para produtos considerados jogos.

      • Bruno do Acre – (Etevaldo)

        Acho que rola um certo preconceito da Nintendo em relação a Pindorama, eu parei no 3ds, quando ia pegar o WiiU, ela encerrou as operações aqui, ai fiquei com receio…

        • Fernando Silva

          Nao tem essa de preconceito. Negócios são negócios. Se o mercado dá dinheiro, com certeza ela vai arrumar um jeito de estar nele, ou pelo menos tentar.

  • Fernando Silva

    Fora que por conta da vida, acabei pulando o Sunshine. Seria uma ótima oportunidade para jogar tudo que não joguei ainda (depois de zerar o BotW, óbvio!)

  • советский медведь

    Eu só queria retrocompatibilidade com o Wii u mesmo. Ou que relançacem os principais títulos, como DK tropical freeze.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis