YouTube libera streaming mobile ao vivo para canais com mais de 10 mil inscritos

Até que não demorou tanto assim: o YouTube Mobile Live, ferramenta de streaming mobile cujo período de testes se iniciou em março de 2016 foi liberada inicialmente para alguns poucos canais VIPs em junho, e agora começa a chegar ao público geral. No entanto, como é de praxe o Google vai limitar o acesso, permitindo num primeiro momento apenas produtores de conteúdo com mais de 10 mil inscritos em seus canais entrem na brincadeira.

A ideia do streaming mobile, introduzida lá atrás pelo finado Meerkat foi adotada pelo Twitter com seu Periscope, pelo Facebook com o Live (e sabemos que Mark Zuckerberg está jogando sujo para atrair público e produtores de conteúdo para seu jardim murado) e até o Tumblr resolveu pegar uma fatia do bolo. Logo não demoraria para Mountain View fazer seu movimento mas diferente de todos os concorrentes, ela não saiu com um app dedicado apenas a transmissões via smartphones ou tablets. Ao invés disso adicionou uma nova função no app padrão do YouTube, em que o usuário pode facilmente iniciar uma transmissão acessando as configurações.

De resto o YouTube Mobile Live, o nome final do serviço (antes YouTube Connect e YouTube Live) se comporta como o Periscope, permitindo a visualização de mensagens dos espectadores (que serão notificados do início da transmissão normalmente) e outras interações. O dono do canal pode rapidamente criar uma imagem de rosto e começar a transmitir, não importa onde esteja.

YouTube Creator Academy – Live streaming on YouTube (ft. Alex Wassabi)

A questão é que o Google, como normalmente faz nesses casos não vai liberar o recurso para todo mundo num primeiro momento. Passado o período de exclusividade dos canais The Young Turks, AIB, Platica Polinesia, SacconeJolys e Alex Wassabi, o YouTube Mobile Live está disponível nesta nova fase apenas para produtores de conteúdo com mais de 10 mil inscritos em seus canais. A meta é estimular os criadores e gravarem vídeos e interações de qualidade num primeiro momento, como forma de viabilizar a novidade e atrair público e novos interessados em utilizar a ferramenta.

No mais, segundo rumores recentes o algoritmo do YouTube passou a privilegiar canais e vídeos mais longos e que estimulam o espectador a permanecer mais tempo, logo o streaming é crucial para estimular os criadores a produzirem mais, maiores e melhores vídeos, o que no fim se reverteria em mais grana para todos os envolvidos.

O Google informa que o Mobile Live será posteriormente liberado a todos os usuários do YouTube, no entanto não anunciou datas. Só nos resta aguardar.

Fonte: YouTube Official Blog.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis