DARPA financia projeto de motor (de verdade) altamente eficiente

bigengine

Existe uma percepção de que os motores a combustão interna chegaram em seu limite de eficiência, mas não é verdade. Há muito o que se pesquisar ainda, e o Departamento de Defesa dos EUA tem interesse em motores convencionais mas melhores e mais eficientes.

O motor da LiquidPiston é um desses. A princípio ele parece um motor Wankel, mas não é. Ele é um motor rotatório sem cilindros que usa um ciclo híbrido modificado. Parece complicado mas nem é, veja o vídeo de demonstração:


Garret Krampe — How It Works LiquidPiston X Engine

A possibilidade de muita potência com pouco volume e consequentemente pouco peso é muito interessante. Um gerador para uma base militar avançada pode pesar centenas de quilos, se isso fosse reduzido seria vantajoso.

A redução no caso é expressiva. Veja por exemplo um diesel convencional de 35 hp ao lado de um LiquidPiston que gera 40 hp:

liquidpiston-x2engine-comparison

Tem cheiro de marmotagem, ficção, só falta o link do Kickstarter, certo?

Só que não é. O programa é antigo, e os US$ 2,5 milhões que a LiquidPiston ganhou da DARPA, a Agência de Projetos Avançados do Pentágono foram dados para continuar um projeto que já saiu do papel.

A idéia é aprimorar a tecnologia, testar confiabilidade e durabilidade dos motores.

Aqui um exemplo desse bicho funcionando: os caras pegaram um kart, com um motor de 6 hp e 18 kg de peso e trocaram por um LiquidPiston de 3,5 hp mas DOIS QUILOS de peso. O motor praticamente some escondido pela transmissão:


LiquidPiston installs X-mini 70cc engine on a racing kart from LiquidPiston


LiquidPiston X-mini Powered Go-Kart from LiquidPiston

Lembre-se: nos carros que fazem mais sentido ter hoje, os híbridos, um motor a gasolina aciona um gerador que produz eletricidade para os motores elétricos. Imagine trocar esse motor por um que é 10× mais potente por kg.

Fonte: Next Big Future.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples