Meio Bit » Arquivo » Ciência » DARPA financia projeto de motor (de verdade) altamente eficiente

DARPA financia projeto de motor (de verdade) altamente eficiente

Que tal um motor 10× mais leve, produzindo a mesma potência que um convencional? É o motor criado pela LiquidPiston, uma empresa financiada pela DARPA para revolucionar a combustão interna.

7 anos atrás

bigengine

Existe uma percepção de que os motores a combustão interna chegaram em seu limite de eficiência, mas não é verdade. Há muito o que se pesquisar ainda, e o Departamento de Defesa dos EUA tem interesse em motores convencionais mas melhores e mais eficientes.

O motor da LiquidPiston é um desses. A princípio ele parece um motor Wankel, mas não é. Ele é um motor rotatório sem cilindros que usa um ciclo híbrido modificado. Parece complicado mas nem é, veja o vídeo de demonstração:


Garret Krampe — How It Works LiquidPiston X Engine

A possibilidade de muita potência com pouco volume e consequentemente pouco peso é muito interessante. Um gerador para uma base militar avançada pode pesar centenas de quilos, se isso fosse reduzido seria vantajoso.

A redução no caso é expressiva. Veja por exemplo um diesel convencional de 35 hp ao lado de um LiquidPiston que gera 40 hp:

liquidpiston-x2engine-comparison

Tem cheiro de marmotagem, ficção, só falta o link do Kickstarter, certo?

Só que não é. O programa é antigo, e os US$ 2,5 milhões que a LiquidPiston ganhou da DARPA, a Agência de Projetos Avançados do Pentágono foram dados para continuar um projeto que já saiu do papel.

A idéia é aprimorar a tecnologia, testar confiabilidade e durabilidade dos motores.

Aqui um exemplo desse bicho funcionando: os caras pegaram um kart, com um motor de 6 hp e 18 kg de peso e trocaram por um LiquidPiston de 3,5 hp mas DOIS QUILOS de peso. O motor praticamente some escondido pela transmissão:


LiquidPiston installs X-mini 70cc engine on a racing kart from LiquidPiston


LiquidPiston X-mini Powered Go-Kart from LiquidPiston

Lembre-se: nos carros que fazem mais sentido ter hoje, os híbridos, um motor a gasolina aciona um gerador que produz eletricidade para os motores elétricos. Imagine trocar esse motor por um que é 10× mais potente por kg.

Fonte: Next Big Future.

relacionados


Comentários