DARPA financia projeto de motor (de verdade) altamente eficiente

bigengine

Existe uma percepção de que os motores a combustão interna chegaram em seu limite de eficiência, mas não é verdade. Há muito o que se pesquisar ainda, e o Departamento de Defesa dos EUA tem interesse em motores convencionais mas melhores e mais eficientes.

O motor da LiquidPiston é um desses. A princípio ele parece um motor Wankel, mas não é. Ele é um motor rotatório sem cilindros que usa um ciclo híbrido modificado. Parece complicado mas nem é, veja o vídeo de demonstração:


Garret Krampe — How It Works LiquidPiston X Engine

A possibilidade de muita potência com pouco volume e consequentemente pouco peso é muito interessante. Um gerador para uma base militar avançada pode pesar centenas de quilos, se isso fosse reduzido seria vantajoso.

A redução no caso é expressiva. Veja por exemplo um diesel convencional de 35 hp ao lado de um LiquidPiston que gera 40 hp:

liquidpiston-x2engine-comparison

Tem cheiro de marmotagem, ficção, só falta o link do Kickstarter, certo?

Só que não é. O programa é antigo, e os US$ 2,5 milhões que a LiquidPiston ganhou da DARPA, a Agência de Projetos Avançados do Pentágono foram dados para continuar um projeto que já saiu do papel.

A idéia é aprimorar a tecnologia, testar confiabilidade e durabilidade dos motores.

Aqui um exemplo desse bicho funcionando: os caras pegaram um kart, com um motor de 6 hp e 18 kg de peso e trocaram por um LiquidPiston de 3,5 hp mas DOIS QUILOS de peso. O motor praticamente some escondido pela transmissão:


LiquidPiston installs X-mini 70cc engine on a racing kart from LiquidPiston


LiquidPiston X-mini Powered Go-Kart from LiquidPiston

Lembre-se: nos carros que fazem mais sentido ter hoje, os híbridos, um motor a gasolina aciona um gerador que produz eletricidade para os motores elétricos. Imagine trocar esse motor por um que é 10× mais potente por kg.

Fonte: Next Big Future.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis