Segundo cientistas tecnicamente macacos podem falar

vlcsnap-2013-06-20-21h43m36s93

As histórias infantis são cheias de animais falantes, mas foram mitos criados para entreter crianças: animais como cobras são incapazes de se expressar vocalmente. Cada vocalização animal é única, poucos bichos conseguem imitar o som de outros. Corvos, papagaios e similares são um grupo especial e restrito.

No caso da voz humana faz sentido que nossos parentes próximos não-humanos, como aquele cunhado que posta memes pró-Trump no Facebook, sejam capazes de emitir sons parecidos com os nossos. Mas isso é apenas hipótese. Ou melhor, era.

Uma pesquisa de Princeton estudou um macaco em detalhes, com direito a raio-x das estruturas vocais e modelagem computacional para determinar o campo de sons que ele é capaz de sintetizar. O resultado foi publicado em um trabalho com título Monkey vocal tracts are speech-ready.

A conclusão? É pura questão de software. O hardware é plenamente capaz de verbalizar os sons necessários para pronunciar linguagens humanas, os macacos apenas não possuem CPU suficiente pra isso.

Agora a parte sinistra: usando o modelo computacional, os cientistas criaram uma vocalização de como o macaco falaria frases em inglês.

Clique aqui para abrir o Soundcloud e a caixa de pesadelos.

Claro que como é ciência, uma resposta gera mais uma penca de perguntas. O experimento foi feito com um Rhesus, não exatamente o modelo mais avançado de macaco que você encontra no mercado.

AGJT2W Myanmar Bagan Popa mountain park Rhesus Macaques Monkey

O mistério é: se o hardware para linguagens complexas já existe em espécies bem mais antigas, como espécies bem mais evoluídas como chimpanzés e orangotangos, virtualmente indistinguíveis de apresentadores de séries automobilísticas da Amazon, não desenvolveram uma linguagem verbal?

Experimentos com gorilas mostraram que eles conseguem aprender linguagens de sinais, e mesmo que não sejam capazes de pensamentos muito sofisticados, uma linguagem verbal seria bem vantajoso, colocando-os, se não a par com humanos, num nível de comunicação do Yahoo Respostas.

Será que a capacidade verbal humana exige um nível de complexidade cerebral que os nossos primos primatas não atingiram? Haverá um ponto mágico de complexidade, em algum lugar entre nós e eles onde linguagem oral naturalmente se desenvolva?

Essas são perguntas que só novas pesquisas responderão.

Fonte: Eureka.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples