Governo Paulista encerra projeto das Oficinas Culturais

oficinas-culturais-sao-paulo

Oficina de Fotografia Autoral ministrado na cidade de Presidente Epitácio

Imagine que você tenha inclinação para a área cultural. Você quer aprender teatro, pintura, música, escultura, dança, fotografia, poesia, vídeo, ou qualquer outra forma de manifestação cultural. Porém, tem um detalhe: você não tem dinheiro para investir nessa formação. Então o que fazer? Se você é morador do estado de São Paulo é só procurar uma das unidades da Oficina Cultural ou requisitar que seu município solicite que uma das atividades de formação aconteça em sua cidade. Isso era verdade até a semana passada.

Em uma atitude que pegou todo mundo de surpresa, os representantes das Oficinas Culturais do interior paulista foram chamados para uma reunião na sede da POIESIS (organização social que administra o projeto) e foram avisados que a partir de janeiro de 2017 todas as Oficinas (exceto as da capital) terão suas atividades encerradas. Todos os funcionários já estão de aviso prévio e, desta vez, parece que não tem volta. Digo desta vez, pois não é a primeira vez que o o projeto é ameaçado de cancelamento.

E qual o motivo de ficarmos tristes com isso?

As Oficinas Culturais de São Paulo atendem milhares de pessoas de forma gratuita levando atividades culturais de qualificação e formação de público. Um projeto que atinge um público considerável, consegue resultados espetaculares e custa para o estado um troco de pinga (comparado a outros projetos).

Porém, eu tenho um motivo todo particular para estar deprimido. O primeiro curso de fotografia que fiz em minha vida foi em uma unidade da Oficina Cultural no distante ano de 1997. Sim, e já se vão 20 anos. Através da Oficina Cultural eu tive o privilégio de conhecer fotógrafos como Emidio Luisi e Iatã Cannabrava e desenvolver projetos espetaculares. Desde 2008 sou um dos arte educadores que tem a responsabilidade de dividir conhecimento com a população e posso comprovar que tudo isso funciona perfeitamente. Digo tranquilamente que 80% de minha formação fotográfica foi realizada dentro das Oficinas Culturais.

oficina_cultural_ii

O que sobra agora? Não sabemos. A promessa é que o projeto vai ser reorganizado em forma de parceria com as prefeituras que vão desenvolver as capacitações. Grande possibilidade de isso não dar certo. A maior parte das prefeituras do estado não possuem funcionários capacitados na área de Cultura e, em geral, nem possuem uma Secretaria de Cultura. Mais uma ótima opção que perdemos, assim como várias unidades do Projeto Guri que foram para o ralo nos últimos anos.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Continua colocando tucano no governo, paulistas, continuem!

    • Ezequiel Souza

      O problema não é só tucano o problema é geral, não interessa quem está no governo basta olharmos a nação, vários partidos diferentes “governando” e fazendo cagada do mesmo jeito infelizmente.

      • Rodrigo M

        O problema é que o povo aqui é hipócrita pra baralho. Fica com o papo que é preciso renovação, mudar partido mas continua votando no mesmo.

        • Lucas Ambrosio

          Ajustando: “… continua vendendo voto pro mesmo”*

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          O negócio não é renovar partido, que isso não adianta, é mudar candidato. Basta ver que pra por uma pedra em cima do projeto das dez medidas contra a corrupção de repente vimos todos os partidos do país cantando em uníssono.

          Não tem essa de briga de torcida, são todos iguais e defendem os mesmos interesses, os deles, e enquanto o povo não enxergar isso e parar de defender bandeiras vermelhas ou azuis, vamos continuar tomando onde o sol não bate.

          • Rodrigo M

            Então, o que fizeram esse ano? Elegeram um cara ‘novo’ que foi colocado na politica pelo Alckmin…

          • Macedo

            desculpa, mas qual a alternativa dentro os candidatos? de longe achei ele o menos pior

          • Rodrigo M

            Isso depende de sua visão politica. Você gosta do governo do Alckmin?

            ‘de longe achei ele o menos pior’ Sem condições IMO, Russomano com certeza era o pior, mas somente olhando as propostas eu não votaria no Doria: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/10/1818586-propostas-de-candidatos-a-prefeitura-de-sp-podem-mudar-a-cara-da-cidade-conheca-em-3-minutos.shtml

          • Macedo

            da lista dele só discordo da ambulante, que não prevê realocação ou adaptação da forma de trabalho desse pessoal, e dentre os demais candidatos, algumas idéias estapafúrdias, simplesmente sem noção…
            (bom link!)

          • Rafael Gil

            Você só esqueceu de dizer que o anterior era do PT. Então teve sim a tal alternância.
            Isso na teoria, pq eu concordo com o Caipiroto (eita!). Os deputados deram a maior demonstração que lá dentro não tem essa de vermelho e azul. É todo mundo podre.

          • Rodrigo M

            E o governo do estado? Mesmo com toda essa merda no metro e crise de falta de água, tenho certeza que eles ganham novamente.

            Quanto a podridão generalizada, concordo com vocês.

          • Rafael Gil

            No estado eu concordo com você, mas seu último comentário era a respeito do município.
            Eu sou paulista e não votei no Alckmin pq não queria o mesmo governo por mais de 20 anos, mas…

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Municipalmente, sim. já estadualmente…

          • K9s10

            O diabo falou, então tá falado.

      • Vinicius Santos

        desculpe mas aqui em São Paulo o problema é tucano sim, afinal são eles que estão no governo há anos sem fim, a responsabilidade não é de ninguém mais (claro, quem os colocou lá foi a população, então a culpa também é dela). Políticos tem o poder nas mãos pra melhorar a nossa vida, mas o interesse deles é só garantir a sua bocona (não dá nem pra dizer boquinha) e o que sobrar joga a migalha pro povo.

    • Meninão Bobo

      Eu odeio PSDB ta tudo parado as obras do governo do estado, mas ai paro e penso, o Rio ta pior então… PSDB continue fazendo o péssimo trabalho pq pior do que ta fica…

      • Mirai Densetsu

        Pois é. Brasília tinha um governo petista que foi péssimo. Tanto que, no segundo torno para eleições pra prefeito de Brasília governador do DF, o Agnulo nem sequer foi pro segundo turno.

        Só que entrou o Rollemberg. E ele conseguiu piorar o que já tava péssimo. Atualmente ele só sabe repetir que “o governo não tem dinheiro”. E ele não tá sequer pagando os funcionários do GDF. Em especial professores e médicos.

        Detalhe: o salário de professores e médicos do DF é pago pelo Governo Federal. Tanto que a antiga Fundação Educacional do Distrito Federal era vinculada ao MEC, não à Secretaria de Educação do DF. Só que a Fundação foi extinta e os servidores das fundações foram pras respectivas Secretarias, mas o GDF ainda recebe verbas da União para pagar esses professores e médicos.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Chamar o governo petista do DF de “péssimo” foi elogio, rs!

          • Mirai Densetsu

            É porque você não viu o atual. Esse sim, precisa ainda melhorar muito, mas muito mesmo para ser péssimo.

          • Theuer

            Que tristeza isso né…
            O Distrito Federal deveria ser exemplo! Puta história incrível de criação e tal.
            Porra, a tarde vai ficando triste quando se começa pensar nessas coisas.

      • Theuer

        Putz, é exatamente o que eu penso. Cada vez que pego estrada e ela vai piorando conforme se vai saindo das caras estradas do Estado de SP, penso: “Putz, se SP é ruim… herói é quem consegue morar no resto.”
        Que situação…

        • Meninão Bobo

          Acho que isso é o tal do nivelar por baixo né…

          • Theuer

            Pois é, de certa forma é.
            Por outro lado, temos que dar o braço a torcer que a gestão é ao menos a menos pior da federação. É apenas por isso que eu insisto que nestes casos, precisamos nos mobilizar no que está errado, e não nas idéias das militâncias. Não gosta do atual governo(seja ele qual for) que tem alguma coisa boa, lute para acabar com a parte ruim dele. E não essa história de sempre precisar derruba-lo sendo contra tudo.

    • Macedo

      cara, se fosse um outro partido o cenário seria bem pior…

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Depende muito do partido, cara. E falo sem dualismos.

        • Macedo

          sim, mas o candidato conta muito tb, o próprio Haddad não teve tanta cara de PT por exemplo

          • Theuer

            A escolha dele por parte do PT foi para isso mesmo, o PT sempre teve a periferia, então a função do Haddad era abraçar o “novo jovem” da cidade. Por isso o foco em políticas como ciclovia forte em bairros “boêmios” de SP como Vila Madalena.
            A estratégia foi toda essa mesma e de certa forma até deu resultados nas urnas, mas junto com isso veio o afastamento nacional entre o PT e periferia, afundando assim sua candidatura. Isso foi facilmente lido pelos números das zonas eleitorais da cidade.

          • Macedo

            faz sentido, e deu resultado a mudança do perfil do candidato, conseguiram ganhar a eleição, mas não deu resultado a mudança na gestão

      • K9s10

        Qual? Se até PSC votou pela anistia ao caixa dois (Bolsonaro já quer pular do barco)

    • Mirai Densetsu

      E eles colocarão um tucano no governo federal… Na melhor das hipóteses.

      Na pior das hipóteses, Bolsonaro será eleito.

      • André K

        Não! A hipótese ruim é o PT voltar em 2018 e a pior ainda seria PSOL, REDE, PSTU, etc. O PSDB é menos pior. O Bolsomito é complicado… Tipo o Trump, não é o ideal mas é o que tem para hoje…

        • Mirai Densetsu

          Com toda a certeza, posso garantir que isso não vai acontecer em 2018. O PT tá queimado demais para conseguir emplacar um candidato forte. PSOL, REDE ou PSTU são partidos pequenos e duvido que consigam unir a esquerda em torno deles. Mesmo se conseguirem, a esquerda está muito fraca. Tão fraca que eu acho que não ganha eleição nem pra síndico de prédio.

          E você vai votar no Bolsonaro? Só posso lamentar pelo país se você fizer isso.

          • Pior que estamos debaixo de uma chuva de pica, que sequer tem pequenas pra escolher em qual sentar.

          • Mirai Densetsu

            Mas tem as de tamanho dragão, que são um pouco menores que as de cavalo. Só tem umas escamas, mas não tem problemas….

          • K9s10

            kkkkk toda vez que vejo alguém falar isso vou postar esse vídeo 🙂

            https://www.youtube.com/watch?v=RRVocTh28tw

          • Mirai Densetsu

            O que vai me fazer lamentar ainda mais pelo país. Afinal, a única coisa que Trump e Bolsonaro tem em comum é o tom preconceituoso de suas declarações.

            O que elegeu o Trump foram os eleitores do cinturão industrial, que viu em Trump – um empresário midiático – como alguém com quem poderiam contar. E seus empregados, que viram os empregos naquela região definharem durante o governo Obama, e viram que a Hillary seria “mais do mesmo”. E como as eleições presidenciais lá são indiretas…

            Mas se os democratas tivessem escolhido Bernie Sanders, talvez a história seria outra.

            Mas, ao contrário do Trump, o Bolsonaro tem apelo somente com aqueles floquinhos mimizentos que só sabem reclamar que não podem mais ser babacas com minorias sem receber críticas. E ele vive de Jean Willis. Se o deputado do PSOL-RJ não se eleger mais, o Bolsonaro perde boa parte de seus holofotes, já que os projetos de lei que ele apresenta. Como esse:

            http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1435568&filename=PL+4510/2016

            E dá para ver pelos projetos de lei que ele é oportunista, igual aos outros políticos. E o nome dele tá lá na lista de Furnas, recebendo propina.

          • K9s10

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            A lista de furnas de novo! Vai passar vergonha agora…¬¬

            http://mentiramparamimsobreojair.com/2016/05/07/lista-de-furnas/

            Cuidado PDF

            http://www.bolsonaro.com.br/NOTICIA_DE_FATO_PGR_PROTOCOLADA.pdf

            Projetos de autoria de Jair Bolsonaro “621”

            http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=5310721&Limite=N

            Agora cala-te é vá chorar no seu canto sozinho.

            “As 60 mentiras sobre o Jair esclarecidas (Rumo às 70)”

            http://mentiramparamimsobreojair.com/2016/04/13/as-40-mentiras-sobre-jair/

            Ps. “post scriptum”

            Caro esquerdista favor não responder este post mais, se não você vai cholar.

          • Mirai Densetsu

            Prefiro acreditar nos peritos da Polícia Federal a levar a sério um fandom do bolsonaro.

            Quantidade de emendas do Bolsonaro aprovadas: 1.
            http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2015/06/17/com-25-anos-de-congresso-bolsonaro-consegue-aprovar-1-emenda-sou-discriminado.htm

            Projeto de lei, então? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Isso em 25 anos mamando nas tetas do governo.

            Isso porque ele apresenta projetos de lei bosta, como a PLC 7104/2014, que é redundante, a PLC 5720/2013 que proíbe que agentes do IBAMA andem armados, a PLC 367/2011 que dobra o número de pontos que o motorista tem na carteira para cometer infrações (e fodam-se os 70 mil mortos no trânsito todos os anos), a PLCS 84/2010 que cria uma LEI que determina uma semana de agosto para que pensem na saúde do homem, sendo que existe o novembro azul…

          • K9s10

            “Prefiro acreditar nos peritos da Polícia Federal a levar a sério um fandom do bolsonaro.”

            “O exemplo mais famoso foi o caso da lista de Furnas em que a própria Polícia Federal reconheceu, através de laudo, que o documento era falso.”

            kkk

            http://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/21477181/inquerito-inq-2878-mg-stf

            “Projeto de lei, então?” É quantos será que ele ajudou a barrar!!! Não sabe né garoto espertinho!!!

            https://www.youtube.com/watch?v=I7cP-6rxgTM

            IBAMA! Concordo em partes, ainda mais que conheci o Samucão de S.M.A (São Miguel do Araguaia).

            CNH! Infrações!! Mortes!!! 70.000!!! cof cof cof…

            http://www.vias-seguras.com/os_acidentes/estatisticas/estatisticas_nacionais

            Qual será a diferença de uma lei para uma campanha?

            “Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.” (Mais um dia comemorativo aff, dentre tantos)

            É por fim, essa é coisa mais idiota que já ouvi.

            https://www.youtube.com/watch?v=r-OZTvEON_c

          • K9s10

            PMDB,PSDB é por ai vai são de esquerda, agora a nova moda é dizer que a esquerda é de direita e a direita é de extrema-direita não vai colar mais, sabe por quê? Internet, não a controle da mídia sobre ela (ainda)

          • Mirai Densetsu

            Enquanto a moda entre direitistas é dizer que todos os partidos tradicionais são de esquerda ou extrema esquerda.

            A verdade é que sigla quer dizer nada no Brasil. Afinal, nenhum político de nenhum partido tem comprimento com qualquer que seja a causa social ou econômica.

          • K9s10

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • K9s10

        Na melhor quer dizer kkk

    • ochateador

      Em 99.99% dos casos –> Político é político em qualquer lugar do Brasil. No máximo muda de roupa, mas no fim são todos iguais.

  • Luis

    45 e confirma durante 24 anos da nisso. Como não da para por a culpa no PT, culpa a crise.
    Só não tem crise para comprar 65 Trens para a CPTM, receber 11 e só usar 2.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Rotatividade no poder é essencial em qualquer governo. Qualquer partido que governe qualquer coisa mais de dois mandatos vai sempre fazer hagada, principalmente porque o povo não fiscaliza, tá todo mundo mais preocupado com o avião dos jogadores de futebol (que realmente é uma lástima, mas já passou) do que com o que acontece com o futuro da nação.

      • Josué Silveira dos Santos

        Aqui no Rio Grande do Sul temos a tradição e nunca reeleger governadores, e olha a aonde chegamos….

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          Pois é, imagina se reelegessem. Problema aí é outro, que inclusive estamos vivendo agora em MG e que o RJ também conhece muito bem: o uso desenfreado de populismo barato aliado a um inchaço constante e desmedido da máquina pública.

          Rotatividade no poder não é só trocar o titular da pasta, precisa mudar o grupo que está no poder, já que a tendência de pessoas do mesmo grupo é continuar com medidas semelhantes. Isso vale pra partidos e ideologias.

    • Meninão Bobo

      E o monotrilho ouro da copa do brasil? nem pra próxima copa ficará pronta… e fora que mudaram o trajeto agora o metro vai ser linha Globo em vez de Ouro, ligando a Globo até Aeroporto de Congonhas, quase exclusivo… serão os 2 unicos pontos ligados a tem o trem tb, mas claro todo mundo que voa de congonhas anda de trem…bem o perfil mesmo do passageiro!!! Congonhas tem as passagens mais caras, rapaz que desce ali anda no minimo de UBER X

      • Luis

        Exato, o monotrilho era para a atender a Copa e principalmente Paraisópolis posteriormente, virou outro fundo de cenário para rede Globo.

      • Vinicius Santos

        e o prêmio de gestão hídrica pro Alckimin em 2015, e o fdp ainda diz que “mereceu”? Sou paulista e não entendo como as pessoas ainda permitem PSDB por aqui…

        • votarão no PT e no PSOL
          aguarde e confie

          • Mirai Densetsu

            Vão nada! Preferem eleger o Tiririca a votar no PT.

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          Pelo mesmo motivo que o povo vota no PMDB no RJ ou no PT no Brasil em geral: Síndrome de Estocolmo.

    • Theuer

      Cara, “13 e confirma” fez isso com o Brasil. Não dá para comparar o incomparável.
      Falar que “45 e confirma durante 24 anos” fez isso com São Paulo, significa elogiar a gestão da merda do PSDB que tem o estado com a melhor educação do país. Está no topo com 5.1.(IOEB)

      O estado de SP está em primeiro lugar em Educação, primeiro em Competitividade e segundo em Segurança Pública. Quando você culpa o 45 por fechar um programa de Oficina Cultural, você culpa o 45 por esses outros números também… e aí fica fácil para os militantes de direita ignorarem toda essa corrupção nos trens que parece que não acaba nunca. Aliás, não acaba nunca junto com as estações, Rodo Anel, etc, etc…

      • André K

        Diminuir a corrupção? Estado mínimo!

        • Theuer

          Pois é, mas os militantes estão programados para ler “Estado Mínimo” e traduzir como “Não existirá mais educação, não existirá saúde, não existirá mais segurança, quando na verdade o Estado Mínimo quer é que o governo faça “SÓ” isso! Cuidar de refinar petróleo, distribuir, ter lucro com Correios… não faz o menor sentido. Isso é coisa para empresário como todas as outras empresas do mundo.

          • Mirai Densetsu

            Os “militantes” que você diz acusam liberais de serem contra um sistema de saúde público e universal. E com razão. Afinal:

            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=338

            Não é que não existirá saúde. O problema é que em um Estado mínimo não existirá atendimento médico para quem não pode pagar caríssimo por uma consulta. E eles deixam isso claro aqui:

            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=105

            Onde eles dizem:

            4. Eliminar todos os subsídios para os doentes ou adoentados. (…)De início, isso significa abolir todos os tipos de tratamento e assistência médica “gratuitos”

            E se pensam assim da saúde, provavelmente pensam do mesmo jeito com relação a educação, segurança e qualquer outro serviço público, que, na opinião deles, deverá ser extinto ou privatizado e desregulamentado.

          • André K

            Entendo que a nossa parte é ajudar a explicar o que é exatamente estado mínimo.

        • K9s10

          A meu ver só segurança bastava.

      • Mirai Densetsu

        estar no topo com nota 5 não é exatamente lisonjeiro, sabe?

        • ochateador

          Só pensa no resto do país…
          Moro no interior de SP, e a escola que estudei do pré até a 8ª tem como pior nota um 6.5 (1 até 4ª tem 1 nota, 5 a 8ª tem outra e EM tem outra nota). A escola que fiz o EM (uma ETC) tem nota 6. Pelo menos em ambos os casos é melhor que a nota do estado XD

      • K9s10

        “militantes de direita” vish (você ta usando ironia?)

        “O QUE SEU POLÍTICO DISSE SOBRE A MORTE DO DITADOR SANGUINÁRIO FIDEL CASTRO?”

        http://rodrigoconstantino.com/artigos/o-que-seu-politico-disse-sobre-morte-do-ditador-sanguinario-fidel-castro/

  • Fechado para balanço…. eterno…..

  • Coming SOOn

    Rest In Peace… ;/

  • Germano

    Parte triste, parte surpreso ao ver que elas *ainda* existiam. Fiz alguns cursos em uma dessas na capital paulistana, num bairro no extremo da periferia sul chamado Vila Sao Jose que era onde morava entao. Mas vi ela ser fechada ha muitos anos atras e achei que tinha acabado tudo. Que bom que em outros lugares elas duraram bem mais tempo.

  • Mirai Densetsu

    Imagino liberais comemorando muito essa notícia. Eles já estão muito felizes com a aprovação da PEC do teto.

    • Jorge Dondeo

      Eu acho ótimo, para de gastar dinheiro publico, com coisas supérfluas.

      • diegolakatos

        Só queria saber quando cultura passou a ser supérflua?

        • Mirai Densetsu

          Para liberais, qualquer gasto do governo com serviço público é supérfluo.

          • diegolakatos

            Pois é, depois não sabem pq o Brasil vai mal na educação e ciencia e etc. Pensamento retrogrado

          • Theuer

            Deixa de ser ignorante, o governo DEVE servir o público! Ser dono e controlar Petrobras, BR Distribuidora, Correios, Furnas etc… é que não faz sentido.
            O Governo deve governar, não ser empresário!
            Essa é a base do liberalismo.
            Ser empresário significa assumir os riscos do negócio, mas no caso do governo, se ele ganha fica com tudo, se perde repassa a dívida para o povo. É onde estamos atualmente.

          • Mirai Densetsu

            Por que liberais defendem então a privatização do SUS e das escolas e universidades públicas?

          • Theuer

            Gestão, apenas isso.
            A Renova Energia ganhou o leilão para o Parque Eólico do Alto do Sertão, começou inaugurar a obra em 2012, a CHESF(Estatal da Eletrobrás) por sua vez, deveria fazer a ligação entre o parque e o Sistema Elétrico Nacional, não o fez! Resultado, eu, você e todos aqui pagamos 360MILHÕES de Reais durante dois anos para esse parque eólico que estava cumprindo seu contrato gerando energia, mas que o governo simplesmente não ia lá “pegar” e distribuir para seu povo.
            Essa é a diferença entre gestão privada e gestão pública, só isso.
            Contra fatos não há argumentos.

        • mr_rune

          Não sei…eu nunca entrei em um teatro, vernissage, sarau ou algo assim até hoje e nunca me fez falta.

          • Jorge Dondeo

            Pois é. O povo não sabe priorizar as coisas.

          • Pior: brigam entre si pra ver qual “prioridade” é de fato uma prioridade. E como isso envolve muito de opinião pessoal, a arena da peleja está formada.

        • Jorge Dondeo

          Desde sempre, primeiro segurança, saúde, alimentação, ciência, etc. Em guerras por exemplo, as primeiras coisas a serem postas de lado são esporte e entretenimento, eventos culturais no geral. A não ser que você considere ciência e educação cultura, ai são outros quinhentos.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            Ainda bem que não estamos em guerra. Podemos continuar gastando com coisas supérfluas como cultura. Esse discursinho do “tem coisa mais importante para gastar dinheiro” é o que mata cultura, arte e ciência no Brasil. O dinheiro existe para todas as áreas. Ele é mal administrado. O que é perdido no caminho (seja por irresponsabilidade ou corrupção) é o que faz falta. Com um pouco de eficiência temos dinheiro para todos. Arte e cultura é o que constrói a identidade de grupo de um povo. Por falta dela é que grande parte dos brasileiro se tornou esse bando de egoístas e egocêntricos preocupados com o próprio umbigo.

          • Theuer

            Junte dez pessoas em uma sala, e teremos uma lista com TODAS as diferentes coisas supérfluas que não precisam de dinheiro e outra lista IGUAL com as mesmas coisas que são prioridades nos gastos. 🙂

          • Jorge Dondeo

            Tem que parar com isso de botar dinheiro publico em tudo, esse dinheiro custou o esforço de muitas pessoas, que a iniciativa privada, associações, etc cuidem e invistam nisso se acharem necessário. E sim, para o Brasil esse discurso de “tem coisa mais importante para gastar dinheiro”, vale e vale muito. Temos outras prioridades, quando pararmos de mar 50 mil por ano, talvez se deva gastar com outas coisas, agora não. PRIORIDADES!

        • Cássio Amaral

          Pra financiar filme de comédia romântica imbecil da Globo e ajudar Maria Bethânia, é sim. Tudo. E nessa crise, a prioridade são setores mais essenciais como educação e saúde.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            Cara, existe dinheiro para todas as áreas. A Educação recebe muita grana, ela só é incrivelmente mal administrada. Saúde mesma coisa. Ai quando os políticos, que são eleitos pelo povo, não conseguem administrar o dinheiro das pastas, a culpa é da Maria Bethânia e das comédias da Globo (tudo bem que da Maria Bethânia foi ridículo mesmo). O entretenimento é importante também. Leis de incentivos ao cinema, shows, espetáculos e atividades culturais existem para serem utilizadas. Se as pessoas estão utilizando corretamente então não há o que reclamar, pois está na lei, e quem cria a lei é o político eleito por você. Não gosta da lei? Reclame com seu deputado ou senador para propor mudanças? Não lembra quem elegeu? Ai o problema é mais complicado.

          • Cássio Amaral

            O problema é que qualquer bobagem hoje é “cultura”. Esses diretores e atores de filmes globais não querem disseminar cultura, querem apenas que o governo financie seus projetos, quase sempre de baixíssima qualidade. Não sou contra incentivos a cursos de fotografia, pintura, dança, só acho que tem haver uma seleção mais rigorosa do que deve receber apoio do governo.

          • diegolakatos

            Educação e cultura tem uma ligação direta.

          • Cássio Amaral

            Comédia romântica de ator global tem alguma ligação direta com educação? Não vejo esses atores e produtores desses filmes lutarem por mais museus. Isso não é cultura, e não tem retorno algum pra população em termos práticos.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            É tão difícil entender que o entretenimento também faz parte da bagaça, o lúdico? Pode ser cultura, arte e também ser um negócio. Se você é bom em alguma coisa, nunca faça de graça.

          • diegolakatos

            Exatamente…
            Outra coisa, considerar cultura apenas o que se gosta é beeem complicado né…

          • Jefferson Viana

            As vezes as noticias são tão ruins que fico procurando programa humorísticos, seja Tosh.o , south Park, american dad etc…, é quase uma necessidade, se não fica sempre com aquele sentimento amargo que nada neste país dará certo.

          • Mirai Densetsu

            Isso devia acabar mesmo. Mas uma mãozinha para projetos sociais de acesso à cultura seria muito bom mesmo.

            Só que os nobres deputados precisam lavar dinheiro. =(

    • Theuer

      Cara, se imagina os liberais comemorando isso é porque você é completamente ignorante sobre os “seus” liberais.

      Quanto a PEC do Teto… Está brincando né?
      Existe um país inteiro ansioso esperando a sua outra alternativa à isso.
      Posso jurar que VOCÊ NÂO LEU nem ferrando a PEC 241(se disser que leu é pior), se você e outros falastrões a tivessem lido, estariam mobilizados em amplia-la onde realmente importa; aposentadorias e pensões do funcionalismo público e dos militares. Esses 980mil benefícios custam mais que os MAIS que os 32MILHÕES de benefícios do INSS.
      Conta simples, não?!

      QUEM REALMENTE LÊ a PEC241(55 agora), deixa de ser um lastro de manobra do sindicalismo e outros extremistas perdendo tempo batendo panela para a lado errado e pode se mobilizar para o que realmente importa.
      Como ouvir e gritar é mais fácil que ler e estudar, o lastro para tentarmos arrastar é beeeeeem pesado. Isso explica muito da nossa situação.

      • Mirai Densetsu

        E para você? O que realmente importa?

        • Theuer

          “onde realmente importa; aposentadorias e pensões do funcionalismo público e dos militares. Esses 980mil benefícios custam mais que os MAIS que os 32MILHÕES de benefícios do INSS.”
          Não concorda?
          Faz sentido 980mil diferentes custarem mais que 32Milhões?

          • Mirai Densetsu

            Dessa vez eu preciso concordar.

            Embora isso seja um assunto espinhoso, principalmente no caso dos militares e suas respectivas filhas.

            Mas eu acho que eles deviam começar a tapar o rombo por outro lugar. Uma boa forma seria cobrando os impostos que essas pessoas devem:
            https://app.box.com/s/o94jrcsuwc2s8qh8p2r15ftoz0hcvnvx (cuidado, PDF)

            E só a dívida do top 500 com o governo somava quase 400 bilhões de reais em 2015. Mais que o suficiente para tapar o rombo.

          • Theuer

            Espinhosissímo! Mexer lá é sangue na certa.
            Queria ver esse pdf aí, fiquei curioso, mas não está abrindo a página.
            Essa injustiça que é de chorar né, dividas para com o governo de todos os lados e quem primeiro pagará a conta do rombo é o aposentado comum.
            Eu entendo o repúdio à PEC do Teto, ela corta primeiro em quem menos onera o Estado e mais precisa do dinheiro. O problema é que o “Teto” precisa existir, o estado como está faliu. O duro é que estamos em uma pilha de inconformismo com tudo que acabamos brigando entre si, e isso é tudo o que os oportunistas querem.

          • Theuer

            Nossa, abriu aqui!
            Chega ser nojento a quantidade de bancos nessa lista. Décadas seguidas entre os Tops de lucro no país e um papelão desses.
            Lamentável

          • ochateador

            Daora ver o Bradesco parcelando apenas R$ 1.783,18 …
            Se um dos maiores banco do país tem dificuldade em pagar suas contas, o que dizer de nós pobres mortais ?

      • ochateador

        Apenas uma pergunta. Pode fornecer o link da PEC em questão para leitura ?

    • André K

      O ideal seria isso mesmo. Mas para que fosse bom, teria que mudar muita coisa e deixar tudo mais ace$$ível à todos que queiram.
      Veja que coisa, eu não quero, e no entanto pago por isso é pela péssima gestão de tudo isso.
      Eu sei que é chover no molhado mas ainda assim vamos lá – o capitalismo é o menos pior, o socialismo só distribui pobreza e incompetência.

    • Rodrigo Monteiro

      Cara não tem liberal comemorando por um simples motivo: “Diminuiu o governo ou o imposto? não!”

      Liberal não é a favor de tomar a mesma quantidade de dinheiro dos cidadao e devolver menos…. Se a noticia fosse “Tirou as oficinas e então todo o povo(Os que usavam e os que não usavam o servico) vai pagar 1% menos de impostos” ai sim comemoraria!

      • Mirai Densetsu

        Na verdade, o encerramento de um programa social significa uma redução do Estado. Não se esqueça que todos os funcionários que estavam cuidando do programa serão demitidos e os locais onde as oficinas funcionavam fechados.

        Liberais são contra também a prestação de serviços públicos, já que morrem de amores pelas empresas privadas.

        • Rodrigo Monteiro

          Nenhum liberal é a favor do governo parar de fornecer seus servicos cobrando o mesmo valo do imposto.

          Voce acha que a ideia liberal é a favor de pagar a mesma quantidade de imposto recebendo menos? isso não tem logica nenhuma!

          • Mirai Densetsu

            Nenhuma pessoa em sã consciência é a favor de receber menos pelo mesmo valor de imposto. Todo mundo quer pagar menos imposto, mesmo estadistas.

            Só que liberais não são a favor de o governo fornecer serviços at all. Para eles, o Deus Mercado® é quem devia cuidar de tudo e do Estado só devia restar basicamente a polícia e o poder judiciário. E olhe lá. É claro, com impostos reduzidos.

  • Jorge Dondeo

    Corrigindo: “…pessoas de forma gratuita levando”, troque gratuito por “dinheiro dos impostos tomado dos cidadãos”.

  • Anderson Pontes

    Se você é de Fortaleza / CE fica a dica; aqui temos os CUCA (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) espalhados em 4 bairros da capital. Lá, tem uma porrada de curso gratuito (incluindo fotografia, dança, música, arte, programação, etc).

    Vale muito a pena conhecer!

  • Celio_Jr

    Que bom. Tem mais coisa supérflua pra cortar.

  • Theuer

    Gilson, toda diminuição de infraestrutura de oficinas culturais e tal sempre é ruim, TODOS temos a certeza que existem muitos outros cortes que poderiam ser feitos antes, mas…
    Fiz comunicação social e por muitos anos fui educador voluntário em projetos como estes, confesso que depois de um tempo a realidade se torna desanimadora.
    Não tive esses “apoios” gratuitos para o caminho que segui, na base do vestibulinho fiz um bom colegial técnico estadual e depois trabalhava junto com a faculdade, meus irmãos fizeram facul federal e estadual. Apenas o que eu quero dizer com isso é que os caminhos existem, este país é muito assistencialista sem se preocupar em “ensinar”(se é que isso é possível) para o jovem que se ele quer algo, precisa correr atrás.
    Eu via a assiduidade de alguns dos cursos da mesma forma que o indivíduo vai para o SUS pegar atestado. Não existe mais responsabilidade individual em toda uma geração.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Concordo com você, mas cada indivíduo possui as suas motivações. Ralei muito atrás de formação. Também sou oriundo da escola e da faculdade pública (na minha época era a única chance de alguém pobre fazer faculdade). E também percebo que, por ser gratuito, muita gente não valorizava as oficinas como deveriam. Mas, sinceramente, eu vou sentir falta da minoria que estava lá querendo algo, se aperfeiçoando e criando trabalhos fantásticos, Já fui orientador de Workshops deprimentes. Em um município vizinho a secretaria de cultura obrigou uma sala de adolescentes a fazerem a aula de fotografia como parte dos requisitos do programa Ação Jovem. Foi um desastre. Ninguém queria estar ali, ninguém me ouvia e foi uma grande perda de tempo. Mas, também já passei um semestre com crianças carentes de outro município que foi uma das experiencias mais fantásticas de minha vida. Recompensador ao notar que esses jovens só precisam (em muitos casos) de alguém que mostre para eles que são capazes de lutar por um futuro melhor usando apenas a cabeça. Dessas experiências transformadoras que vou sentir falta e que vão fazer falta na vida de muitas pessoas.

      • Theuer

        “Já fui orientador de Workshops deprimentes” Putz! Conheço sua dor! 🙂
        Então, só para reiterar que acabar com esses programas eu acho uma merda sim.
        Na verdade, a minha utopia tem apenas um nome “Escola Integral”.
        Pessoal entra ás 8h30~9h(não tem porque estar as 6h na escola!!!), toma café da manhã, estuda, almoça lá, estuda mais um pouco até umas 15h. Depois disso faz atividades como essas oficinas, MUITA educação física, etc… até cansar. Janta na escola e vai embora.
        Passou o dia na escola sem fazer merda na rua, comeu muito, coisa que diminui até o custo dos pais em casa e chegou em casa só querendo ficar de boa e cama.
        Bom, apenas divago…
        Um abraço Gilson.

        • André K

          Ganhou meu voto!

        • ochateador

          Entrar as 8h30 não vai dar certo. Tem que sincronizar o horário dos alunos junto com os horários dos pais, pois os pais vão trabalhar e no caminho deixam os filhos nas escolas. E se não tem o pai/mãe para botar o filho na escola, quem vai botar ?
          Então entrar umas 7~7h30 e sair 16h30~17h é melhor.

  • Jefferson Viana

    Como a discussão está reverberando sobre prioridades, em uma matéria no UOL acho vi sobre o quanto o Brasil gasta em tecnologia em relação aos outros países, e um dos comentários mais engraçados foi: pra que gastar em tecnologia??!!! Tem que investir é em educação e saúde!!!!! . Bom não tem como argumentar com quem escreve isso, é impossível.

  • Nil Obermüller Schaupp

    Enquanto a sociedade civil querer que tudo venha do governo, nada vai dar certo, ela deve partir da própria sociedade.

  • Gustavo Porto Fernandes

    Estou vendo muita gente falando da finalização do projeto, sei que estão criticando sem o menor conhecimento de causa, então vou explicar de forma bem simples o que estava acontecendo:

    Qualquer um podia abrir uma ONG e propor na prefeitura/estado, a arrecadação de incentivos para projetos de oficinas culturais.

    Havia CENTENAS de ONGs que estavam fazendo isso, algumas fazem sarais para moradores de rua, para usuários de droga, detentos, escolas, etc.

    A questão é que na prática, é tudo muito bonito, mas na prática essas ONGs estavam arrecadando algumas dezenas de milhares de reais e revertendo para o projeto nem 10% do arrecadado, fazendo notas fiscais superfaturadas, principalmente na contratação de profissionais para execução do serviço, pedindo que os mesmos abrissem CNPJ para contrato temporário de 3 meses ao invés de assinar carteira (todos abriam MEI), então superfaturavam até essas notas.

    Enfim, menos de 10% de todos os projetos, foram realmente sério, o resto foi só lavagem e roubo.

  • ochateador

    Que pena.
    Pelo jeito burocratas nunca pensam nos lucros inderetos que os programas geram…

  • Julio Verner

    Tucanos, petralhas… Mas nunca Eleitor… Parabéns aos envolvidos.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis