Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Estudo revela: carros autônomos serão ótimos para o Sr Volante

Estudo revela: carros autônomos serão ótimos para o Sr Volante

Muita coisa vai mudar quando carros autônomos se tornarem uma realidade. Uma pesquisa agora previu algo que ninguém havia pensado: esses carros serão extremamente educados, e por isso serão abusados por motoristas encrenqueiros.

7 anos atrás

tumblr_nm6kxq32ci1s2wio8o4_500

Uma vez eu estava com um amigo em uma entrada para a Dutra. Carro atrás de carro passavam a uns 780 km/h. Eles viam que a gente estava querendo entrar, mas ninguém reduzia. Eu me irritei, queria que meu amigo se metesse no meio dos outros carros mesmo sem margem de segurança. Do alto de sua sabedoria ele respondeu:

Calma. Sempre vem um Fusca.

Irritação no trânsito é um problema no mundo todo, não quer dizer que você vá sair no braço com todo mundo, mas as pequenas descortesias do dia-a-dia vão se acumulando. Só que carros autônomos irão mudar isso, profundamente. Ao menos é o que uma pesquisa da Goodyear e da London School of Economics descobriu (link pro paper).

A primeira constatação, é que os carros automáticos serão extremamente educados.

towardsequality

Um robô não irá andar colado na sua traseira, não vai mudar de faixa sem dar seta nem sem ter espaço, não vai roubar sua vaga no shopping nem buzinar se você levar mais de 0,003 s para se mover depois que o sinal abrir.

A pesquisa prevê que isso mudará nossos hábitos de direção, uma conclusão incrivelmente otimista e ingênua, diria eu. Acham que ficaremos mais educados por causa do exemplo causado pelos carros autônomos.

Por outro lado outra conclusão foi bem mais realista: os carros autônomos serão um paraíso para os babacas.

Um motorista normal quando confrontado com um motorista nervoso, tem um limite para ser hostilizado e o nervosinho sabe disso. Já um robô não irá reagir nunca, vai ser hostilizado até não poder mais.

this_is_bigdog_a_robot_made_by_bostondynamics-95225

Muito provavelmente vários dos nervosinhos que não costumam atacar pessoas à toa vão brincar com os carros autônomos só para ver o quanto eles conseguem atrapalhar a vida desses Veículos. Que vai ter gente dentro desses carros é só um pequeno detalhe. Será que se você colar atrás de um carro desses ele vai acelerar ou vai mudar de faixa?  Um monte de gente vai querer experimentar isso e é só o começo.

Algum zoeiro vai tentar andar colado na lateral de um carro desses para descobrir se ele vai mudar de faixa. Agora imagine uma situação pior ainda: você mandou o seu carro autônomo estacionar sozinho.  Chamou de volta mas ele não vem porque um bando de adolescentes idiotas está brincando de pular na frente do carro só para ver o seu Tesla parar  e tentar achar uma rota alternativa.

Eu tenho certeza que vai ser o passatempo preferido de crianças desocupadas andando de bicicleta cercando Teslas para ver se conseguem levar o coitado a uma crise de nervos cibernética.

A mente desse pessoal louco do trânsito é bem simples de entender: eles gostam de confronto mas não gostam de se sentir ameaçados. No momento em que você é um passageiro do seu próprio carro não é mais o motorista e isso te torna inferior na na mente desses desocupados, e alguém inferior e naturalmente mais fraco é um prato cheio para valentões dessa espécie.

Idealmente os carros autônomos deveriam vir equipados com um kit de armas no estilo Michael Bay e uma modalidade especial da Primeira Lei da Robótica que os permitisse reagir quando hostilizados.

Fonte: Geekwire.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários