A mando de Marissa Mayer, Yahoo! espionou e-mails de usuários para FBI e NSA

yahoo

Em outros tempos eu diria que enterraram uma caveira de burro no jardim do Yahoo!, mas sendo sincero a uruca se instalou na empresa em 2012 e ela atende pelo nome de Marissa Mayer. A CEO da companhia, depois de cometer uma sucessão de trapalhadas que culminaram com a venda da companhia por troco de pinga ainda aprontou mais uma.

Como se não bastasse o vazamento massivo que afetou mais de MEIO BILHÃO de usuários e que ela acobertou por anos, agora chega a informação de que o Yahoo! forneceu as chaves de seu serviço de e-mail para o FBI e a NSA vasculharem a vontade.

A mando dela.

Não se engane com a carinha bonita, o apelido de Loura Má™ não é brincadeira: Marissa Mayer é a personificação da executiva ambiciosa e fundamentalmente maligna, ordens de magnitude acima de Stephen Elop, o Cavalo de Troia da Microsoft ou de Carly Fiorina, o Flagelo da HP. Quando Edward Snowden botou a boca no trombone em 2013, o Yahoo! era uma das companhias listadas como parceira do PRISM, o programa que oferecia imunidade jurídica em troca dos dados de toda a sua base de usuários. A desculpa era a mesma de sempre: terrorismo, Patriot Act, etc. e tal.

Porém, na época Mayer declarou que nunca colaborou com o governo dos EUA, assim como todas as outras companhias e mais, criticou as agências. Embora seja possível que ela de fato não fizesse parte do acordo até então (eu duvido, e daqui a pouco você vai concordar comigo), as mais recentes revelações mostram que a empresa tem duas caras. De acordo com denúncias feitas por dois ex-técnicos e um terceiro contato, o Yahoo! não só anda de mãos dadas com os federais e forneceu dados solicitados recentemente, como desenvolveu ferramentas específicas para facilitar o trabalho das autoridades.

Em suma: o Yahoo! mentiu categoricamente quanto à preocupação com a segurança e a privacidade de seus usuários. E a responsável direta não foi outra senão a própria Marissa Mayer.

marissa-mayer

Eis a trama: no ano passado o Yahoo!, a mando de Mayer e em conformidade com a Seção 702 da Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (que permite monitorar suspeitos fora do território norte-americano) teria desenvolvido uma ferramenta voltada a espionar as contas de e-mail de todos os seus usuários e a fornecido para a NSA e o FBI, que estavam vasculhando as mensagens em busca de uma informação específica não revelada (pode ser um número, um nome, um código… ninguém sabe).

O mais cabeludo dessa história é que a tal ferramenta seria poderosíssima: segundo a denúncia (e aviso que isso é difícil de engolir, mas vamos lá) ela é capaz de não só se conectar e coletar todas as mensagens de qualquer conta de e-mail, mas de o fazer EM TEMPO REAL, à medida que os e-mails chegam à caixa de entrada. Os federais só precisavam programa-lo para ficar de olho em determinadas contas e ele coletaria tudo automaticamente, analisaria e retornaria os resultados.

Se isso for verdade tal software é um completo pesadelo: até então é consenso que a NSA e o FBI só não monitoram cada ser humano da Terra porque é caro e leva tempo demais, pois seriam incapazes de coletar, catalogar e arquivar tudo em tempo real. A ferramenta desenvolvida pelo Yahoo! a mando de Mayer mudaria o jogo a favor das autoridades dos EUA completamente, se elas forem estendidas a outros serviços de e-mail (e sabe-se lá se ela já não está sendo usada dessa forma; no entanto Apple, Microsoft, Google, Facebook e Twitter negam estarem de conluio com as agências de segurança).

O ato foi tão baixo que Mayer mandou os engenheiros do serviço de e-mail desenvolverem a ferramenta e sequer avisou a equipe de segurança, então comandada por Alex Stamos, que está no Facebook. Quando este percebeu uma invasão e descobriu que se tratava de um trabalho interno, e que sequer foi contatado por Mayer (Stamos foi de fato deixado no escuro), ele pediu as contas porque como a ação não era pública, na hora que a bomba estourasse ele seria o bode expiatório. Procurado, Stamos não quis tecer comentários.

Sobre o escândalo, o Yahoo! se limitou a dizer que opera de forma legal e que “está em conformidade com as leis dos Estados Unidos”. Só que tal ato seria uma grave infração à Quarta Emenda, que diz respeito à privacidade dos cidadãos dos Estados Unidos (os de fora que se lasquem, como sempre). Claro que uma alegação de uso do Patrioct Act vai limpar a barra do FBI e NSA, mas o Yahoo! em primeira instância não deveria ter cedido às solicitações.

No fim das contas Marissa Mayer é igual a John S. Chen, CEO da BlackBerry que também abaixa a cabeça para qualquer um que porte um distintivo, e o usuário que se dane. O Yahoo! merece tudo de ruim que acontece com ele, que seja varrido para baixo do tapete da história e que Mayer não consiga emprego nem de faxineira quando sua dispensa for confirmada (não que ela precise, e ainda vai embolsar US$ 55 milhões na saída).

Quanto aos usuários, a dica que deixo não poderia ser outra: encerrem suas contas no Yahoo!. Mesmo do Flickr, não importa. Manter sua biblioteca de fotos no serviço (que será vendido) não vale a tremenda dor de cabeça que Mayer causou.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Marcogro®

    Essa mulher é a personificação da Mística…

  • Como já diz minha Miku: Rostinho bonito e cabelo sedoso não mede caráter.

  • blablablabla Yahoo! blablabla NSA blablabla FBI blablablabla
    blablabla blablabla Loura Má™. Quero ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    Só acho que privacidade na internet atualmente é lenda urbana. Eu não me importo que vasculhem meus emails, mas quando a variável cerumano bicho escroto tá no jogo, acaba sendo um baita pé no saco. Os caras vão “desviar” nudes, vão vender informação sua pra quem pagar, e daí pra pior. Se tivesse apenas o fim de cortar o mal pela raiz como alegam, ok. Mas o cerumaninho ali operando o sistema de monitoramento simplesmente não resiste a ficar fuçando a vida alheia. Infelizmente a fofoca move o mundo, e infelizmente isso pode sair caro pro “fofocado”.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Uma porta aberta para o governo vasculhar é uma porta aberta para o hacker entrar. Então se você não se preocupa com sua privacidade, na hora que aparecerem fotos suas não reclame (não estou falando de “comprometedoras” apenas e sim todas que possam causar problemas, por exemplo aquela foto da identidade que você tirou para enviar para a esposa fazer um documento, fotos da sua casa que mostram posições de alarme e câmeras, fotos de sua filha pequena de calcinha brincando na piscina dentro do quintal…)

      • Cara, pior que nem isso, no meu caso. Já sou macaco velho em segurança da informação. Tenho uma noção excelente de até onde é segura alguma coisa (se é que dá pra chamar de segura alguma coisa na rede hoje em dia), e definitivamente não faço parte do grupo que tem todos os documentos em um arquivo com nome tipo “me roube, tá tudo aqui!”. Fotos, as que tenho no pc estão na internet, e deixo de fora as retardadas. Mas se essas vierem a vazar, eu vou rir junto. Vão me envergonhar com o que? Com meu histórico mostrando os pr0n que meio mundo sabe que eu vejo? Nesse quesito eu tenho em mente que um pc na internet tem uma chance muito grande de ser invadido/ter dados roubados. Com isso em mente, absolutamente nada do que eu tenho no pc, ou envio pela internet vai me prejudicar a vida se forem roubados, ou vierem a público.
        Mas de qualquer forma, tem total sentido o que você falou sim. Só que as pessoas não se tocam disso, e guardam a vida inteira no pc. Preferencialmente sem backup, porque isso “é coisa de nerd”.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Exatamente, quando pedem para um google da vida via mandato judicial informações de uma ou umas caixas de correio, de boa, o google vai lá, copia num pendrive e larga para o policial. Agora colocar uma porta para ser vasculhada diretamente sem menor necessidade de mandato ai é de foder, essa mesma porta pode muito bem ser usada por uma pessoa mal intencionada. (é o que sempre falo do windows também que sempre tem uma falha ou porta aberta que pode ser usada para controlar remotamente o pc do cara… mas povo não dá bola).

          • Tom

            Exatamente o mesmo ponto do Iphone de San Bernardin(h)o, que a maçã desse os dados, mas não precisa saber como conseguir (backdoor é feio)

          • Diego Marco Trindade

            Como diriam, pela porta de trás não!

          • E é aí nesse ponto de liberar pro governo que mora o perigo, contextuando o comentário do @davileichsenring:disqus ali em cima!

        • Daniel

          Penso da mesma forma, pelo sim pelo não, enviou pelo whats, pelo face, pelo email, ou tá comentando aqui, esteja ciente de que é tudo público, dessa forma a única proteção é pensar antes de fazer, coisa que a maioria das pessoas não é muito dada a fazer… Já adianto meu lado, penso duas vezes antes de escrever, depois de escrito qualquer zé ruela tira um print e te lasca, nem precisa ser o governo… Pra mim tirou um selfie, um nude ou o que for e está em formato digital, já é passível de cair na rede. Sobre comentários, várias vezes já deletei antes de publicar, pensando em uma possível repercussão lá na frente…

    • Lucas Ambrosio

      Concordo.

  • A gente sabe que todos eles fazem isso. Alguns fazem um teatrinho pro público, mas até a Apple quando foi pra caguetar o dono do Kick Ass, ignorou a privacidade rapidinho.

    Empresas trabalham pra ter lucro, e bater de frente com o governo dos EUA não é nem um pouco lucrativo.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    A única coisa que me enche o saco é que esses caras abrem portas para “a polícia” mas não fecham para o ladrão.

  • Samuel

    Saudade de quando o catálogo do Yahoo era alimentado manualmente. Eram os bons tempos

  • Davi Leichsenring

    Precisa pensar um pouco mais além sobre vigilância da privacidade.
    Imagine hipoteticamente um Governo que queira se perpetuar no poder, agora, imagine esse tendo poder de vigiar tudo que é falado contra ele. Você criticou o governo? Recebe uma visita da polícia por suposto ‘ato antidemocrático’. Quer juntar uma galera para protestar? Você vai receber outra visitinha da polícia por suposto ‘ato terrorista’. Dessa forma, o Estado consegue prever atos de protesto e dar um jeitinho para silenciar. Sei que, atualmente, só temos Governos que trabalham em pró do povo, é só uma questão hipotética de um Estado evil.

  • Samuel

    Sinceramente, acho que ficar esperando privacidade na Internet hoje (se é que sempre não foi assim…) é pedir para ser iludido. Ainda acho que vai chegar o dia que – com o apoio do próprio povo – vão aprovar uma lei que certos tipos de criptografia só poderão ser usadas por departamentos governamentais, bancos, empresas estratégicas, e outras que puderem pagar uma licença para usa-las.

    • O mais divertido dessa história de privacidade é que ninguém liga. Conseguir vender um rastreador gps/internet/fotos/vídeos/conversas, para a maioria da população do planeta foi uma brilhante jogada.

  • Marombert Einstein

    Stamos lascados…1984 feelings

  • Eric da Silva

    ia ser muito louco um email com ” ISIS, FBI bomba atentado hei vai espionar o cu da sua mãe…”

    • Diego Marco Trindade

      Quem disse que o DISQUS não tá de conluio com a NSA tb?

    • cloverfield

      Meu irmão as vezes diz antes de desligar o telefone: “Obama é gay!”

  • Matheus Mauro

    No aguardo de uma série Original Netflix™ baseada na história de vida dessa aí haha

    • Flávio Pedroza

      Quem seria escolhida para viver a protagonista?

      • Charlize Theron.

        • Reinaldo Matos

          Mas que baita escolha.

      • azardo

        Cameron Diaz

      • Matheus Mauro

        Rosamund Pike FÁCIL

  • Honestamente o Yahoo! morreu e esqueceram de enterrar. Mas pelo andar da carruagem quando enterrarem o Yahoo! vão enterrar junto a carreira da Mayer.

    • Smartfox

      Com 55 milhões ela não deve estar se preocupando muito com isso. Como ela ainda é gostosinha, deve conseguir casar com um bilionário.
      .
      Essa ai só se fode na vida se for burra. Rsrs

  • Maom

    Contanto que ela não vaze os nudes que eu mando pra ela stalkeando, tá tudo certo.

  • Depois a galera ri de mim quando digo que uso e-mail do nacional, como Bol e afins…

    • Felipe Braz

      bol???? UAHuAHuAHAUhUHAuAHuAHuHAuAHaUHa (ps: brincadeira, ok?)

      • Galera ria, hj qm dá risada sou eu 😀

        • Felipe Braz

          E quem garante que ninguém espiona os emails do bol?

          • Prefiro confiar na incompetência Brasileira.

  • Diego Marco Trindade

    Se a Loira Má tirar esse vestido e usar corselete e chicote de couro continuará tendo muitos clientes.

    • kenji

      Espiaria e deixaria me espiar sem qualquer problema.

    • Quantas vezes mais vc vai postar a exata mesma foto em todos os tópicos dessa mulher?

      Parece nerd virjão cabaço

    • João A.

      Posta mais!!!

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Mas podia ser outra foto, todo post da loira má é a mesma…

        • João A.

          A foto é a mesma, mas a vista é sempre bela.

  • Desde o último vazamento, finalmente tomei vergonha na cara e estou migrando para o gmail. O problema são os milhares de cadastros e contas descartáveis. Estimo que até 2020 termino de migrar tudo.

    • Isaque Fontinele

      Exatamente o meu problema. Devo ter bem umas 200 contas de sites cadastradas usando esse email maldito… >.<

      • Para ter uma ideia: Minha primeira conta foi no Hotmail (sem .br) quando o serviço foi criado (menos de 1 milhão de usuários), em 1996. Depois com o aumento de Spam, migrei para o Yahoo (meados de 98 ou 99) e estava lá desde então, principalmente pelo serviço de emails descartáveis, ou seja: Uma conta de 17 anos.

        Sugestão: Ative o redirecionamento e crie um filtro para receber em pasta especial. Para cada mensagem que cair, vá entrando nos serviços e migrando. É o que estou fazendo.

        • Islan Oliveira

          Estava migrando serviços que associei a uma conta do então Hotmail que fiz em 2007 e já achei trabalhoso (fora outro tanto que excluí as contas), imagina se fosse uma conta antiga como a tua. O complicado é que eu nem lembro todos os serviços que estão associados a conta, então vez ou outra passo na dita cuja pra verificar se recebi algo.

  • Eduardo

    Depois dessa podem fechar as portas do Yahoo, pq acabaram com o último pingo de dignidade que lhe restava!
    Depois de anos em decadência, chegou ao fundo do poço.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Essa mulher é tão desgraçenta, que não vou ficar surpreso se daqui a algum tempo aparecer um magnata com o membro decepado alegando que ela tem dentes lá na dita-cuja. É a personificação de todos os vilões do cinema que colocam o dinheiro acima de tudo.

  • Mirai Densetsu

    Eu ainda tenho conta no iarruim. Mas ela só serve mesmo pra receber spam.

  • Cacio Frigerio

    Qual a melhor alternativa ao Flickr?

  • Isaque Fontinele

    Thats it. O vazamento mais essa foram a gota d’agua. Começarei a migrar minhas contas desse email maldito tão logo acabe meu semestre da universidade.

  • paulokdvc

    Engraçado tudo isso, foi bem na época que fiz a besteira de mandar um arquivo feito pelo TrueCrypt, do Yahoo para outro email meu.

    Foi estranho durante 1 (um) ano inteiro certinho, eu ter de digitar captchas para acessar minha conta, e o meu Thunderbird não funcionar justo com o Yahoo.

    Agora faz certo sentido.

    E não, não acho que o preço de armazenar é muito caro, pelo contrário, para uma nação soberana como EUA, data centers são fichinhas.

    Preço de gravação de dados (por GB) R$0,0375
    Fonte: Microsoft Azure Pricing na data de 06/10/2016 => pesquisem no google para cair na pagina atualizada

    =)

  • Smartfox

    Ainda bem que eu só uso o Yahoo para receber spam e fazer cadastro de sites ou fóruns que não me importam. 😁

  • Depois mulheres em cargo de diretoria são má vistas e não se sabe pq…

  • Gedvan Dias

    Fake. Ninguém usa o email do Yahoo!

  • Felipe Torrezini

    Desejo que Marissa vá fazer filmes pornôs.

  • azardo

    “que permite monitorar suspeitos fora do território norte-americano”

    Pero ahora já podemos monitorar sus pechos acá en brasil, jajajajaja!!!!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis