ad

Moscou bane soluções Microsoft de seus computadores públicos

vladimir-putin-pc

Por que esta coisa ainda roda Windows?

Não é segredo para ninguém que Vladimir Putin odeia o mundo ocidental, e deseja fervorosamente o retorno dos velhos tempos da URSS (época em que ele era um dos bambambans da KGB). Como não dá para fazer o relógio retroceder e nem todo mundo engoliria essa de uma vez, o presidente russo vem fazendo modificações aqui e ali para manter o controle até onde suas mãos alcançam.

A sanha russa de controlar toda a informação da internet levou Putin a atirar contra Google, Facebook, Twitter e sobrou até para blogueiros, tuiteiros e usuários. Nem memes com figuras públicas (leia-se zoando o presidente) podem ser livremente usados mais sob pena de retaliação. Isso sem falar da famigerada “lei anti-gay“, que está fazendo um tremendo estrago dentro e fora da internet: recentemente o site BlueSystem.ru, o mais popular do país voltado à comunidade LGBTQ foi sumariamente banido, sem sequer receber notificações do governo. Fecharam e pronto

Comercialmente Putin também não alivia. Como forma de privilegiar os interesses da nação e diminuir a dependência de tecnologias externas (ou melhor dizendo, evitar a fuga de capital) o presidente também já bateu com a foice e o martelo na cabeça da Apple, SAP, Intel e AMD. O alvo da vez? A Microsoft.

Não tem muito tempo, Putin determinou que todos os computadores estatais dessem preferência a soluções desenvolvidas localmente a programas externos, principalmente de companhias norte-americanas dado o aumento de tensão nas relações entre Rússia e EUA desde 2014, por causa da anexação da Crimeia (na época várias empresas estrangeiras desligaram suas operações em resposta à ação russa). Embora afirme o compromisso de incentivar o desenvolvimento local, na realidade o presidente não quer depender de tecnologia externa e ao mesmo tempo deseja cortar gastos, e fechar acordos com empresas de software russas sai muito mais em conta.

A capital Moscou é uma das primeiras a acatar a “sugestão” de Putin: o Outlook e o Exchange Server serão abandonados e substituídos por soluções desenvolvidas pela Rostelecom PJSC, o que de cara afetará 6 mil terminais. Só que não para por aí: segundo Artem Yermolayev, responsável pela setor de TI na cidade a meta é dar um pé na bunda também no pacote Office e até mesmo no Windows em breve, e refletir as mudanças em todos os mais de 600 mil computadores da administração pública espalhados pelo país. No entanto não há planos concretos para colocar essa segunda fase em ação (até porque nem todo mundo usa o Astra Linux).

Calma que melhora: German Klimenko, o diretor do Instituto de Desenvolvimento da Internet e “o cara” quando se trata de controle da rede no país diz que estão estudando cobrar mais impostos de companhias tech estrangeiras para subsidiar o crescimento dos concorrentes locais Mail.ru e Yandex.

A única seara em que Putin não mete o nariz é na pesquisa espacial, mas não por falta de vontade; seguindo a filosofia Michael Corleone faz sentido manter as agências internacionais como parceiras porque isso rende, e de qualquer forma a Roscosmos foi para o espaço.

Fonte: Bloomberg.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Magnosama

    Bem,

    tem muito gente aqui no Brasil que aplaude de pé esse tipo de inciativa protecionista.

    E esse tipo de inciativa levou o país a bancarrota de agora, tsc…

    • Rafael Rodrigues

      Iniciativas assim são parecidíssimas com as que Trump quer tomar nos EUA.

      • Magnosama

        Sim, essa mentalidade perniciosa e retrograda se espalha pelo mundo,

        a diferença é que lá, as instituições são fortes o suficientes pra evitar maiores estragos.

      • A ideia é a mesma, e se tivermos 2 das maiores potencias do mundo com a mesma mentalidade a economia vai entrar em colapso.

      • Jean

        EUA estão numa posição tipo, escolher entre o Bolsonaro e o Jean WIllys.
        Eu, monarquista, só digo, nem o bastião do presidencialismo/república está conseguindo responder aos anseios da sociedade dando alternativas viáveis ao país, porque na nossa cópia fajuta de republica iria dar certo? É mais de um século de golpes, ditaduras e retrocessos. Matam a republica velha, vem a nova. Matam a nova, bem os militares. Saem os militares, vem a a constituição de 88, e de lá para cá dois de cinco presidente já caíram no impedimento. “Seis” tem certeza que essa porra funciona?

    • Daniel Silva

      o cara do texto esqueceu de dizer, que no momento ele não tem opção, o pais esta sobre sanção, o ocidente no momento é inimigo da russia, esqueceu de dizer também o resultado das sanções russas na Europa, esqueceu de dizer que os russos vendiam petróleo, e com este lucro comprava coisas dos americanos e europeus, esqueceu de dizer que parte deste mercado não será recuperado, esqueceu ou para baba ovo de americano tudo serve, ps eu não sou comunista, mas em contra estrategia aquele cara é fera e esta levando o favelado 171 (obama). e as medidas contra a russia também pode ser vista como protecionismo por parte dos americanos, se for seguir este contexto.

      • Magnosama

        Sim cara,

        a Russia é uma vitima do ocidente capitalista maquiavélico.

        (não disse)

        • Daniel Silva

          não não é uma vitima, pois vitima não infligi dano, porque o FED diminuiu a impressão? porque a hilary terá que subir o teto da divida? porque os EUA sancionou Sergey Glazyev? porque os chineses estão desconsiderando o dólar como reserva? oque eu estou falando é que nesta merda toda os americanos não estão ganhando, como a mídia diz que está, e esquece de comentar que se o obama não tivesse irritado putin e Xi não estaria neste risco todo.

          • Rafael Rodrigues

            Cara, eles imprimem dinheiro porque o dinheiro deles é o dólar. Explicação simples.

            A explicação complexa passaria por determinar o que lastreia uma moeda, o que nem sempre é algo tangível como ouro.

            Com uma dívida de quase US$ 20 trilhões, espera-se que no momento em que acabar a solidez tudo se desmanchará como um castelo de cartas.

            O problema é que isso não está nem perto de ocorrer. Lógico que nenhum império dura para sempre, mas não há sequer um sinal no horizonte de que eles venham a quebrar.

            O modo como saíram da crise do subprime mostra bem o tamanho obsceno da economia americana. Não cabe ainda e nem caberá pelas próximas décadas o que você está vaticinando ali em cima.

          • Daniel Silva

            isto é oque veremos assim que hilary ganhar e o FED falar a verdade.

          • Jean

            O Dólar é uma moeda fiduciária e o EUA não pode imprimir moeda “no infinito” como alardeiam por aí. Claro, pelo dólar ser a moeda universalmente aceita deixa o EUA numa posição bem confortável, mas não é ligar a impressora e “já era”.
            A crise do subprime jogou cerca de 2 tri ( não lembro o número correto e estou com preguiça de pesquisar…foda-se ) no colo dos bancos, que se dão ao luxo de manter reservas “em excesso” no FED. Ou seja, fizeram hagada ( com incentivo e permissão do governo, que fique bem claro ), lucraram com isso e o governo fez questão de valer a pena.
            Já que o assunto é economia, caminhamos para uma nova crise econômica, e pela previsão da escola austríaca ( que veja só como são ruins de previsão: https://www.youtube.com/watch?v=8lpSnECTKW8 ) será pior que a de 2008. Esperemos. Com certeza vão culpar o espírito selvagem do mercado novamente.

          • Daniel Silva

            sim, concordo que esta crise foi culpa do governo, mas vc esta sabendo que já começou as vozes a propagandear que para resolver esta crise somente um estado mundial nê?

      • Rafael Rodrigues

        “favelado 171″…

        Cara, deixa eu te ajudar. Clique ali em cima no navegador e escreva: g1.globo.com em seguida dê enter.

        De nada

    • Sim, a maioria são os mega empresarios que financiam campanha dos politicos , principalmente enchendo o caixa 2. Quem exige medida protecionista é quem esta bem com o mercado do jeito que esta, população e pequeno empresario quer maior abertura, mas isso exige desoneração do nosso setor produtivo, senão os importados esmagam todo mundo.

      • Mirai Densetsu

        O problema é onde estão querendo “desonerar” o setor produtivo. E do jeito que as coisas estão andando, quem vai tomar no reto são os trabalhadores, que perderão direitos.

        • Na verdade esse governo não quer desonerar o setor produtivo, quer ser um Robbin Wood as avesas, roubar dos pobres para dar aos ricos. Quando falo em desonerar o setor produtivo, eu falo pra fazer igual os paises de primeiro mundo que cobram imposto de renda alto, mas imposto sobre mercadorias baixo, de forma a não travar o setor produtivo , e gerando mais emprego e renda.

          • Jean

            Não só esse governo, mas desde…sei lá…1889.

          • Mirai Densetsu

            Concordo plenamente com você.

      • Jean

        Ou seja, liberar para nossa indústria se tornar competitiva ou quebrar. Eles ( empresários ) não querem concorrência externa, mas a desculpa dos impostos cola, realmente é caro produzir no Brasil. Aí junta a fome com a vontade de comer ( no caso, a desculpa dos impostos com a vontade de proteção ) e temos essa produtividade pífia, falta de qualidade com preços altos no Brasil.

        • O pior que colocam toda a culpa da nossa industria ser ineficiente nos impostos. Qualquer pessoa que já trabalhou sabe que a maioria das empresas não investem em treinamento dos funcionários, não tem metodologias estabelecidas, tem sempre muito disperdicio, e investimentos em maquinário novo para se tornar mais competitivo e enxergado apenas como custo, principalmente se forem da tecnologia da informação.

    • Nilton Pedrett Neto

      O que levou o país à bancarrota foi uma crise alimentícia, que começou quando no congresso Internacional de genética eles não aceitaram a hipótese do dna e insistiram na aplicação do materialismo dialético à genética… Resultando em pouco ou nenhum aumento na qualidade das sementes…

      • Magnosama

        Resumiu muito bem. 🙂

    • Mirai Densetsu

      O que levou o país à falência foi a dependência de minério de ferro, petróleo e soja para compor a balança comercial. Como o preço desses 3 itens caiu a 1/3 do que era em 2008. Como o Brasil praticamente não exporta bens manufaturados, é óbvio que entrou menos dinheiro.

      • Jean

        Não, o preço das commodities junto com o a baixa do dolar ( que se desvalorizou após o inicio a guerra ao Terror ) ajudou o Brasil até 2008, permitindo uma expansão da base monetária ( e consequente melhora no padrão de vida ) sem influenciar muito na inflação. Mas a queda uma hora iria acontecer. O dólar voltou a crescer, desaceleração da China, e o governo respondeu a isso do modo mais errado, com a nova matriz econômica, aumentando os gastos públicos e o uso dos bancos públicos para financiar cumpanheiros e programas sociais. E isso sim, foi o fator preponderante na nossa derrocada. Se tivesse feitos ajustes lá em 2008, cortado gastos ( lembrando que o governo do PT entrou em 2003 cortando gastos que fariam inveja ao Levi, com o excelente ministro da fazendo Palloci ) hoje estaríamos bem.

        Off: Não sou contra publicidade, mas está impossível acessar o MB sem ativar o Adblock. Chegou a travar o navegador aqui. Sei que vocês precisam de $$ e o conteúdo é bom, mas não adianta encher de conteúdo bom se os ads atrapalham a ponto de travar o navegador de um I3 com 6GB.

        • Mirai Densetsu

          Para mim, o que o governo petista devia ter feito – além dos ajustes – é desburocratizar a abertura de novas empresas, realizar uma ampla reforma tributária a fim de desonerar as empresas que existem (por exemplo, expandir o Simples pra todo mundo) e investir mais na formação técnica e científica dos cidadãos.

          Se isso fosse feito, o mercado continuaria gerando empregos apesar da queda de preço dos commodities.

  • Uma hora dessas até os Russos vão ficar putim com o Putin e ai já sabem o que acontecerá.

    • Daniel Silva

      putin é considerado um deus na russia, e seu rival politico é ultranacionalista, e isto com ajuda do ocidente, pois o ocidente coloca na mídia que odeiam russos, e odeia mais ainda o Vladimir, ou seja o ocidente manda eles votarem no Putin.

    • Samuel

      80% de popularidade, mesmo com o petróleo em baixa. Putin encarna o que o russo esperar de um líder.

  • Breno

    Nunca que vou visitar um país desse nível.

    • Jorge

      Já visitei e é um país interessante, com belas paisagens, construções, comidas e costumes interessantes. De fato, não estão preparados para receber turistas, mesmo com a copa do mundo se aproximando as placas de metrô estão somente com indicações no alfabeto cirílico. Minha estadia no país foi ótima, o entrave com o idioma pode ser resolvido com aplicativos no celular.

    • jairo

      Não ? Vai para a Coreia do Norte então. Aproveita e implante a bosta do W10 por lá.

    • Já visitei e foi um dos países mais incríveis que conheci, sua cultura, seu povo, seu idioma, seu clima.

      Eles são muito diferentes de nós, é difícil entende-los, por isso há tanto preconceito contra a Rússia e os russos, mas vale demais superar esse pré-conceito e tentar ver do ponto de vista deles.

      • Theuer

        Meu pai pôde conhecer o mundo todo, de Alemanha Oriental á China “capitalista”, o que ele mais lamenta é nunca ter conseguido ir à Rússia.
        Deve ser incrível mesmo.

    • Rafael Rodrigues

      Se você restringir seu turismo ou negócios a países cuja ideologia seja compatível com a sua, certamente disporá de um baixo número de destinos possíveis…

    • Cássio Amaral

      Queer?

      • Bem lembrado.

        • Queerporráisso?

          • http://legiaodosherois.uol.com.br/2016/roteirista-faz-grande-revelacao-sobre-sexualidade-da-mulher-maravilha.html

          • PUTAMERDA,…. mais uma idéia que pegaram … outro dia ouvi um tal de flux ou algo parecido, em que a criatura poderia “escolher um gênero uma semana e depois destrocuar, ficar fluindo entre eles”, uma frescalhada do caralho pra não dizer que é Bissexual… eta mundo de merda…

    • É o que eu disse outro dia, ontem acho, pra saber dessas siglas dos movimentos sociais, feministas e LGBatata tenho que ficar perguntando e pesquisando, saporra muda toda hora… agora tem Q de QUÊ meu Deus…?

      • Mirai Densetsu

        Queer.

    • tuneman

      Pois é, a cada dia é uma sigla nova pra isso.

      • Cada dia mais tem um ser querendo e criando um gênero mutante e novas sigl”x”s pra não dizer simplesmente que é GAY…

        • tuneman

          Logo será ofensa chamar de gay. Vai ter que ser pela sigla correta

          • E ai vai ficar foda, ter que googlar pra xingar o v… =X

          • Mirai Densetsu

            Quando foi que chamar alguém de gay deixou de ser ofensivo?

          • tuneman

            Depende de quem você chama, chamo meus amigos de gay e eles nem se importam…. Hehe
            Mas você não pegou a piada. O mundo anda tão politicamente correto que um gay pode ofender-se por ser chamado de gay pq o “correto” seria outro subgênero.
            Aliás, existe discriminação entre os próprios gays… Tipo, homossexuais que não gostam de travecos ou de bixas que não gostam de lésbicas.

          • Mirai Densetsu

            Dependendo do nível de amizade, você pode falar que comeu a irmã dele e que viu a mãe dele na zona que o cara vai levar na zoeira. Se falar isso para um estranho…

            E o que eu pontuei é que a homofobia nunca foi eliminada. E a palavra “gay” (e os seus sinônimos) nunca perdeu o seu viés pejorativo. Ou seja, um homossexual vai se ofender se você o chamar de gay.

            E não é que “o mundo esteja politicamente correto”. O que está acontecendo é que as pessoas antes se ofendiam com isso, mas não reclamavam. Agora elas reclamam disso. Mas está aumentando o movimento “politicamente incorreto”, que defende um imenso cala-boca nessas pessoas.

    • Luiz

      quimera?

  • Rafael Rodrigues

    Ou seja: um Trump russo….

    • Vinicius Zucareli

      A única coisa igual entre os dois é o Ego. Trump não é competente pra fazer isso tudo.

      • Lucas Macedo

        Não é competente e nem tem o background da kgb e partido comunista internacional.

        É esperar que o Trump, caso entre, negocie bem com ele pra evitar uma nova 3ª guerra mundial, coisa que Sr. Putin não descarta para um futuro próximo.

        • Rafael Rodrigues

          A Rússia não tem dinheiro para uma guerra de grande porte. Na real, nem os americanos tem.

          Ainda estão muito ardidos com o aumento no endividamento da ordem de US$ 3 tri por causa de iraque e afeganistão.

  • O Putin tá aplicando a Nova Matriz Econômica da Dilma no setor de tecnologia do país.

  • Daniel Silva

    texto feito somente do ponto de vista americano, e insinua que putin deveria ter cedido a base de sebastopol aos EUA, flw que os russos estão quebrados, estão, mas esqueceu de comentar que o fim do dólar como reserva é esperado para 2017, esqueceu de dizer que pelo fato da russia não esta realizando trocas de dólar por rublo, e achina também esta seguindo esta filosofia o FED teve que limitar a quantidade de impressão, esqueceu de dizer que as empresas americanas se foderam no ártico, a russia esta fodida, mas os americanos também estão, compara o salario minimo, a cesta básica, o preço dos carros , a energia elétrica, a conta de água, a taxa de desemprego russa com a brasileira, e depois faça um texto se achando melhor do que os russos, putin é nacionalista centrista conservador, o seu rival politico é ultranacionalista, sei que para a maioria o obama é um deus, mas para min é apenas um valentão de merda, e como eu odeio valentão, eu estou doidinho que o pentágono de ao putin o alibe para ele usar bombas mais forte na síria, ele afirmou que o gasoduto saudita não passará pela síria, já que vc veio colocar politica no texto, cite as opções que a russia tem (abrir as pernas para o obama não vale), faça um texto sobre politica americana em março de 2017 e me diga o quão na frente os americanos estão da russia.

    • Rafael Rodrigues

      Cara, tu escreveu tudo isso sozinho?

      Gostei muito da parte do “fim do dólar como reserva”. Conte-nos mais como a China fará para desovar mais de 3 trilhões de dólares em reservas até o ano que vem…

      • Diego Berlezi Ramos

        Fazia tempo que eu não via um texto sem pontos. Parece discurso do Enéas.

      • Maom

        kkkkkk Vai emitir uma nota de 20.000.000.000.000,00 Yuens ué! Cabe em qualquer carteira.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Ou passa um cheque cruzado, tenho certeza que qualquer banco aceita.

          • Rafael Rodrigues

            Shhhhhhh

            Fala baixo, senão o cara volta aqui e escreve que a China vai comprar tudo de bitcoin.

          • Luiz

            nao existe tanto bitcoin assim

      • Daniel Silva

        ela está colocando tudo no mercado,(por isto o dólar esta abaixando, no mercado internacional, pois aqui sempre que beira 3,10 começa as operações swap) motivo o qual os americanos diminuíram a impressão e não podem aumentar as taxas de juros (se não todo este dólar que esta espalhado volta, de uma vez).

        • Rafael Rodrigues

          Cara, muda de fonte para assuntos econômicos. Você está pegando um monte de informação desencontrada e formando um conceito completamente infundado.

          • Daniel Silva

            um monte de informação desencontrada que ocorre tudo no mesmo intervalo de tempo, sem falar que de trés em trés meses as informações do governo americano sobre a saúde da economia são todas erradas, ai eles corrigem e a previsão futura sempre otimista, e a realidade sempre inferior a meta, uma merda só geralmente não derruba o avião, más um monte de merda sim, confere ai a ultima vez que a china guardou dolar, olhe ai oque ela esta guardando, olhe também oque ela fez para desvalorizar o yuan de 6 para 8, alguma merda esta ocorrendo, única coisa que mantem os EUA é o consumo, assim que ele balançar vc verá, sei que não era para eu estar torcendo contra (o brasil vai se foder gostoso) más quando o obama disse que era impossível a russia e a china atacar o dólar, eu percebi que ele erá uma anta, e percebi que uma anta mor irá substitui-lo, desde quando uma presidenciável pode afirmar que a única coisa que resta ao mercado é confiar na força americana, Xi interpretou isto assim ela vai me pagar quando quiser, e o otário do obama ainda foi procurar treta no mar da china, os EUA escolheram inimigos fortes, a globo pode não falar, mas em 2014 noticiaram obama falando que colaria a russia de joelhos em 6 meses, já faz 2 anos.

          • Daniel Silva

            um monte de informação desencontrada que ocorre tudo no mesmo intervalo de tempo, sem falar que de trés em trés meses as informações do governo americano sobre a saúde da economia são todas erradas, ai eles corrigem e a previsão futura sempre otimista, e a realidade sempre inferior a meta, uma merda só geralmente não derruba o avião, más um monte de merda sim

      • Daniel Silva

        porque? vc acha que preciso de ajuda para escrever?

        • Rafael Rodrigues

          Nesse nível de bostejamento, não me recordo de ter visto com apenas um autor.

    • Diego Berlezi Ramos

      Uau… Um bolivariano radical no Meiobit. Você tem conversado com passarinhos ultimamente?

      • ricms

        Explique aonde bolivarianismo se encaixa em nacionalista centrista conservador.

      • Daniel Silva

        Bolivariano? a primeira medida de puitin uma semana depois do embargo foi deixar o dólar oscilar.

    • Tide “pepe” Hunter

      >Obama
      >valentão

    • Daniel Silva

      Entendam eu não falei fim do dólar como moeda, falei como reserva, (pois os americanos imprimem moeda como se estivessem imprimindo ouro)
      a russia e a china não estão “armazenando” dólar (o FED diminuiu a impressão pois a china e a russia no momento não estão guardando), oque destruiu a urss foi a moeda forte, exatamente oque esta ocorrendo na russia hoje, (isto esta ocorrendo pois obama apostou que as sanções a deixariam fraca, então Putin deixou forte), alguém pode falar então é só imprimir, mas ai com a circulação alguém pode armazenar, e despejar tudo de uma vez (o FMI pode fazer isto, visto que a russia no momento não esta realizando troca com ele), então por isto a russia começou a negociar petróleo em rublo (objetivo de diminuir a influencia do dólar “dentro daquele pais”.
      https://br.sputniknews.com/charges/20151112/2734022/russia-economia-petroleo-rublos.html

      pesquisem fim do dolar, eu estou dizendo que um ataque ao dolar como reserva não teria ocorrido se obama não tivesse forçado, eu estou ciricando ele como estrategista.

      dinamicaglobal.wordpress.com/2014/12/31/russia-testa-alternativa-ao-dolar-e-prende-eua-num-ferrolho-de-ouro/

      http://www.telegraph.co.uk/business/2016/09/21/un-fears-third-leg-of-the-global-financial-crisis-with-epic-debt/
      desconsidere as opinões socialistas do escritor, considere apenas os dados.

      http://russia-insider.com/en/politics/putin-nyet-neo-liberals-da-national-development/ri16051

      http://www.correiodobrasil.com.br/china-e-russia-ampliam-reservas-em-ouro-na-aposta-contra-o-dolar/#attachment wp-att-813892/0/

      https://br.sputniknews.com/sociedade/20160413/4133446/rogers-economia-investimento.html

      e Avalien tambem oque os Rothschild, rockefeller, soros, Crispim Odey, Nassin Taleb e muitos outros “fundamentalistas” estão fazendo e falando. opnião de grafista não vale nada.

      Desculpen os erros de portugues, tem horas que após salvar eu mesmo me assusto com a quantidade de erros.

  • A questão é grana, se a microsoft oferecer um mega desconto e injetar dinheiro nos políticos igual faz no brasil (acredito que de forma indireta, mas faz), as leis voltam ao normal.

    • Dan_Marx

      É sempre sobre grana e pra quem vai.

    • Daniel Silva

      provavelmente neste caso não, a microsofit é muito ligada ao governo americano, e esta ação não é para fomentar a evolução na russia e sim para evitar que o governo tenha que comprar dólar (mesmo estando muito barato para os russos) sem contar que nas novas sanções que hilary decretará, pode estar colocada o impedimento da microsoft de atualizar os programas na russia.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Aqui no Brasil o caso de políticos é direta.Mas o maior truque da MS é criar os influenciadores, faculdades e alunos de TI ou ciências de computação (que são quem influenciam o mercado) recebem de graça tudo para que eles levem ao mercado aquilo que foi caninamente ensinado a eles.

  • Pedro

    Quanto ao uso do linux é uma coisa boa (maior segurança, etc), , mas pelos motivos errados …

  • Raposão do Ártico 🦊

    Um governo pode sim usar normalmente soluções open-source atuais. Putin não tá forçando todo mundo, apenas o governo. E isso vai gerar uma boa economia. Não vejo pq o mimimi.

    Já as universidades, centros de pesquisas etc que precisam do WIndows e outras soluções proprietárias com certeza vão continuar rodando, já q não tem alternativa.

    Quanto drama

    Uns anos atrás o Brasil também tinha uns projetos pra usar floss no governo… as forças armadas estavam bem adiantadas. Não sei o que aconteceu que pararam com migração

    • jairo

      Concordo , o problema é o lobby$$ da MS , eles são bons nisto , sou a favor de OS proprietário em áreas sensíveis como Forças armadas , geração de energia elétrica.

      • Andre

        O Stuxnet te mandou um beijo.

        • Luiz

          O stuxnex infectava tudo, controlador siemens, windows, linux, nada escapa. Se tu é o alvo, open source não resolve o problema de segurança magicamente, quando o povo vai aprender isto?

      • Mirai Densetsu

        Se for proprietário e construído pelo próprio órgão, OK. Mas fico curioso em saber quantos órgãos disporiam de uma equipe de TI qualificada o bastante para construir um Sistema Operacional de missão crítica sem apelar para o Software Livre.

        • Luiz

          provavelmente é melhor continuar usando VxWorks, quem nem é open. Segurança de informação é muito mais abrangente, apenas usar softwarte livre não resolve problema algum de segurança.
          Alias, software livre é um metodo de desenvolver software, não é um tecnica de segurança.

          • Mirai Densetsu

            Concordo plenamente, apesar de eu chamar Software Livre de modelo de licenciamento.

            Mas a diferença entre um software livre e um software proprietário de terceiros é que o primeiro é auditável e personalizável em nível de código-fonte. Se o seu nome não for Barack Obama, duvido que você consiga convencer o indiano a liberar o código-fonte do Windows 10 para você auditar.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      lobby, talvez. Mas acho que dá pra incluir como empecilho o fator usuário: o que tem de pessoas que trabalham no governo que não tem noção nenhuma de informática, infelizmente, não é brincadeira.

      • Raposão do Ártico 🦊

        ah sim, mas eles não manjam nem de windows, botar linux não vai fazer muita diferença

        a maioria adota MS porque tem alguém pra processar se der merda depois… se der merda com o linux implantado pelo próprio governo, eles não tem em quem culpar

        • Daniel Silva

          provavelmente é ultima opção.

        • Mirai Densetsu

          Tem sim. Geralmente a implantação é terceirizada e os contratos costumam prever serviços de manutenção, o que costuma custar milhões de dinheiros aos cofres públicos.

          • Luiz

            provavelmente ate mais do que uma licensa

          • Mirai Densetsu

            É aí onde entram os cálculos de TCO (Total Cost of Ownership).

            Tem o valor da licença, que entraria como custo de aquisição, mas tem também os serviços de implantação e manutenção (que costumam ser bem mais caros para software livre, já que tem menos profissionais gabaritados). E a longo prazo, a solução livre acaba ficando mais cara.

          • OverlordBR

            Geralmente a implantação é terceirizada e os contratos costumam prever
            serviços de manutenção, o que costuma custar milhões de dinheiros aos
            cofres públicos.

            Ah, a clássica falácia número 1 dos pobres coitados defensores do SL: “não custa nada” ou “custa muito menos que software proprietário”.

        • OverlordBR

          a maioria adota MS porque tem alguém pra processar se der merda
          depois… se der merda com o linux implantado pelo próprio governo, eles
          não tem em quem culpar

          Deus do céu… você é muito burro, cara!

          A implantação de software livre no governo federal é, em sua maioria, terceirizada, feitas por empresas contratadas que dão suporte.

          Aliás, é uma das falácias que gente obtusa como você, que não sabe como funciona o mercado de software no governo, vive cantando aos 4 ventos: de que software livre não tem custo ou não custa nada para o governo.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Quem não tem noção de informática usa caninamente o que foi ensinado. Seja proprietário, seja open source eles simplesmente vão repetir ações a cada vez que alguém mostrar um petisco ou tocar um apito. Essa desculpa de “usuários iniciantes” não conseguem “usar” software opensource caiu a muito tempo.

    • OverlordBR

      Um governo pode sim usar normalmente soluções open-source atuais. Putin
      não tá forçando todo mundo, apenas o governo. E isso vai gerar uma boa
      economia. Não vejo pq o mimimi.

      Acho que você não entendeu a matéria.

      Só uma dica: o Putin não vai deixar utilizar software open source feito por estrangeiros. Então, nada de OpenOffice, por exemplo.

      O objetivo dele é utilizar SOFTWARE NACIONAL e não SOFTWARE OPEN SOURCE.

      • Raposão do Ártico 🦊

        Cara, não viaja.

        Software OPENSOURCE não tem nacionalidade pois é aberto. Qualquer empresa (no caso russa), pode pegar o código, modificá-lo ou não, e usar.

        Tanto é que o próprio ministro (ou consultor, não lembro) russo publicou no Twitter dizendo que eles querem usar o Tizen (que é opensource), além do sailfish, como base para sistemas operacionais móveis.

        Tizen é da Linux Foundation.

        Ou seja, não tem nenhum problema do software nacional (russo) ser baseado no software open-source

        • Garrete Alves Reis

          Cara, não vai contra a opinião do Cardoso!! Os cardosetes não vão ouvir seus argumentos, e ainda vão usar de ironia e de tds os bordões do Cardoso contra vc!! Daqui a pouco alguém fala em banânia e cita um datilógrafo…

          PS: Concordo contigo! País q s prese desenvolve suas soluções! Ainda mais depois dos vazamentos do Snowden e Wikileaks.

          • Rafael Rodrigues

            Mas esse post foi do Gogoni… O que tem o Cardoso com isso?

          • OverlordBR

            Mas esse post foi do Gogoni… O que tem o Cardoso com isso?

            Cara, é a turma do software livre. kkkkkkkkkkk
            A argumentação deles é tão falha que erram até o autor da matéria. 🙂

          • Haadok

            Muito bem colocado.
            As vezes acho o ESPIRITO DE VIRALATAS aqui muito forte.
            Devem estar adorando o “chanceler Çerra” vendendo o país por preço de banana. Já vendeu parte do pré-sal que valia US$25 bilhões por 1/10 do valor e acabou de vender parte dos OLEODUTOS da Petrobrás. E agora vai vender as distribuidoras.
            Uma Petrobrás que não EXPLORA, TRANSPORTA, REFINA ou DISTRIBUI petróleo ou derivados, para quê serve?

          • Rafael Rodrigues

            E antes que falem em “intriga de petralha”, que fique claro: Carcará está em produção, tem reservas da ordem de 1 bi de barris e não é da época de Lula (partilha) e sim de FHC (concessão).

            Ou seja, a Statoil pagou 2,9 dólares por barril em um poço pronto que é só espetar conectar a mangueira e partir pro abraço.

            Mas isso logicamente não saiu na midia…

          • Luiz

            Para ganhar impostos, quando mais rapido quebrar, melhor. O futuro não é petroleo mesmo. Ao menos foi uma entidade util para pesquisa cientifica, o governo bem que poderia fazer algo com os ativos fisicos que vai sobrar.

        • OverlordBR

          Ou seja, não tem nenhum problema do software nacional (russo) ser baseado no software open-source

          Se tu achas realmente que as empresas russas vão usar o código open source e manter open source… kkkkkkkkkkk

        • Lorein

          O que eles realmente desejam saber é o que o programa está rodando para evitarem serem espionados e alterarem os códigos dos programas. Algo que não dá para fazer com uma solução da Microsoft, que todos sabem ter colaborado para a espionagem do governo americano.

          • Lorein

            Os russos não são os bananenses, que não sabem ler a realidade e muito menos aprender com ela.

      • Magnosama

        Sempre aparece alguém pra defender, hehehehe…

      • Rafael Rodrigues

        Você está confundindo as bolas. Se é open source, pode ser aberto, estudado e alterado por mim ou por você. Open Source não tem nacionalidade.

    • Rafael Rodrigues

      A Marinha usa OpenOffice em praticamente toda a sua sede no primeiro DN.

      Não fica nada a dever para o MS Office no que tange o uso “normal”.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Depende, softwares de estatistica e matematica já tem versão para linux e latex é a ferramenta indicada para todo pessoal de pesquisa. Biologia, quimica e engenharia eletrônica estão bem cobertas com alternativas bem completa. Astronomia tem o celestia. Ciências da computação nem se fala. Acho que a única coisa que realmente ainda não tem algo equivalente ou migrado são os CADs. Pessoal de engenharia mecânica/civil ainda vão ter que desembolsar uma grana extra.
      E não vou entrar na discussão de Designers e photoshop pois pra mim designer é profissão formadora de operadores de photoshop (quando deveriam era aprender a usar o inDesign) e não deveria ser matéria para curso superior.

      • Mirai Densetsu

        Eu trabalho junto com designers (de verdade) e é raro vê-los usando Photoshop. O software que mais usam é o Illustrator, já que lá eles podem fazer desde uma logo de rodapé de página de Internet até um outdoor. Tudo isso usando a mesma arte.

        O InDesign é utilizado basicamente para diagramar publicações, como livros, manuais, cartilhas, etc. E não é raro que usem bastante o Acrobat Pro.

        • Luiz

          Estes trabalhos que tu citou são vetoriais, faz sentido. vetorial é ilustrator, pixel é photoshop, não são concorrentes, são ferramentas diferentes para coisas diferentes. acrobat deve ser bom para texto.

          • Mirai Densetsu

            Acrobat é para “fechar” o arquivo e distribuí-lo (em PDF). Ele serve também para fazer correções pontuais em arquivos já fechados, para reconhecer texto em documentos digitalizados (eles SEMPRE vem imagem dentro de um arquivo PDF).

            E como eu trabalho no site mesmo, então eu uso mais o Photoshop. Mas acabei aprendendo a usar o Illustrator, ainda que à fórceps.

    • Júlio Neto

      Não sei onde vc viu Open Source na matéria (além da piadinha do Astra Linux), eles provavelmente só vão trocar software proprietário estrangeiro por software proprietário nacional.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        No texto fonte fala da troca de Oracle por Postgre o que indica uso de opensource como substitutivos. Agora, se você acha realmente que as empresas russas vão desenvolver tudo do zero sem uso de opensource para substituir os softwares americanos… ai meu amigo é ser muito ingênuo.

        • OverlordBR

          Agora, se você acha realmente que as empresas russas vão desenvolver
          tudo do zero sem uso de opensource para substituir os softwares
          americanos… ai meu amigo é ser muito ingênuo.

          Se você acha que as empresas russas vão usar open source para criar seus softwares e depois ainda manter o código fonte aberto e assim contribuir para a comunidade de software livre… aí você é mais ingênuo ainda! 🙂

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Onde eu falei que eles iriam contribuir com o código aberto?
            A claro. EM LUGAR NENHUM.

        • Lorein

          Aparentemente o cara não sabe nem a diferença de OpenSource (código aberto, que permite o governo saber o que o programa está rodando e saber se tem um backdoor e o krl a 4, não necessariamente grátis) e Freeware.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Não é nada disso, é que acabou o nescau e a mãe dele mandou ele sair do porão pra ir comprar, por isso ele tá estressadinho.

        • Júlio Neto

          Ok então vamos fazer uma disputa de subentender o que os outros não disseram. Eu não disse que eles iriam desenvolver tudo do zero. A questão é q em nenhum momento fala-se em exigir código aberto. Vc acha mesmo que o governo russo quer incentivar o open source e não simplesmente implementar o bom e velho protecionismo?

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E????
            Agora são duas coisas contrárias? Open source é antônimo de protecionismo? Deixa eu pesquisar no dicionário (dica:não é).
            Em nenhum momento falei de que empresas russas vão devolver código ou aprimorar o código aberto. Falei que já estão usando código aberto? Sim, já substituíram servidores Oracle por Postgre (está na fonte).
            Falei que vão usar código aberto? Claro que sim, vai ser a coisa mais óbvia do mundo, ninguém que tenha meio cérebro e aprendeu a digitar IFTHENELSE vai deixar de kibar material pronto. Vão colaborar com o código? AI MEU CARO vão ser outros quinhentos…
            E para constar, mesmo que eles contribuam retornando código não vai mudar em nada a questão do protecionismo e segurança, se fosse assim padrões abertos como o html5, https, ssh e outros não virariam padrão.

    • Mirai Densetsu

      Pelo menos o que vi aqui no Brasil é bem o contrário: Universidades e centros de pesquisa precisam muito mais do Linux do que do Windows, enquanto as soluções livres tiveram um fracasso retumbante com os “usuários comuns”. Tanto que até o Ministério do Planejamento, um dos notórios usuários do Expresso, migrou de volta pro Microsoft Exchange. Culpa do SERPRO.

      • OverlordBR

        Tanto que até o Ministério do Planejamento, um dos notórios usuários do
        Expresso, migrou de volta pro Microsoft Exchange. Culpa do SERPRO.

        Porque quiseram reinventar a roda com o Expresso, gastaram uma FORTUNA em dinheiro público (e ainda continuam gastando) para forçar a utilização de software livre neste projeto e ainda conseguiram fazer um produto ridiculamente inferior.

        Traduzindo: projeto forçado por babuínos que não entendem porcaria nenhuma de tecnologia!

        • Mirai Densetsu

          Eu até retrucaria, mas como você está falando do SERPRO e lembrando da qualidade do serviço deles…

          De qualquer maneira, não acho que seja reinventar a roda, porque eles já pegaram uma solução pronta que é software livre e customizaram para fazer o Expresso. Assim como faz a maioria das empresas de Software Livre.

  • jairo

    Post patrocinado pela MS e NSA , so pode.

  • Cássio Amaral

    Sobre o Microsoft Office, daria pra substituir pelo LibreOffice tranquilamente.

  • Não entendi porque um texto tão feroz e tão pouco útil. Ataques sem sentido.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Pessoal do meiobit gosta de de tempos em tempos meter pau no opensource pra manter alguns baboo users ainda visitando o site. Afinal de contas tem que manter troll para gerar bastante view.

      • OverlordBR

        mimimimi open source mimimi
        Cara, FODA-SE!

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Que houve? Acabou o nescau?

  • Theuer

    Não há como defender Putin, na verdade nem há motivos para tal, mas realmente acho que os russos até demoraram para uma atitude dessas!
    O potencial dos caras em tecnologia é inquestionável, VÁÁÁÁRIOS firmwares alternativos que uso em aparelhos ou microcontroladores foram escritos por hobistas adolescentes russos.
    Treta é doar/contribuir para esses projetos sem ser em BitCoin já que a Russia não aceita Paypal Imperialista.

    • Rafael Rodrigues

      “Nem há motivos”…

      O escândalo da NSA, com spys, backdoors e espionagem a torto e direito em softwares e hardware americanos não conta???

      • Theuer

        Bicho, se você ler direito, verá que escrevi “defender O Putin”.
        Não é porque a Dilma foi espionada que eu terei que defende-la como pessoa.
        Quanto ao direcionamento de parar de usar os produtos MS, já disse antes, nem sei como SÓ agora isso começou a ser feito!
        Um país pequeno sem foco em tecnologia deve pegar uma solução pronta e usar, mas uma gigante Rússia que ainda mantém certa distância do resto do mundo(alfabeto Cirílico, bloqueios de redes sociais, bancos, etc), possui um longo KnowHow em tecnologia e ainda um estado inchado com muita mão de obra especializada… NÃO FAZ O MENOR sentido ainda não usar uma versão própria de OS e Servers em suas repartições.

      • Luiz

        CISCO, nada mais a dizer

    • Felipe Braz

      sem ironizas, mas não entendo esse puxa-saquismo generalizado à russia (note que não me refiro diretamente a teu comentário, só usei ele como gancho pra uma situação generalizada”.

      • Rafael Rodrigues

        O puxa-saquismo com os EUA é proporcionalmente muito maior…

        • Felipe Braz

          Talvez sim, talvez não. Mas não entendo como uma coisa justifica a outra.

      • Acho que podes estar um pouco equivocado. Não percebo dessa forma.

        Acho que é apenas no lado irônico que as pessoas “puxam o saco”. É engraço dizer que os russos são os phodões casca grossa. Tem um sequestro ? Se fosse a polícia russa resolvia em 5 min. O GMAIL é seguro ? Os russos quebram 15.000.000 de senhas de lá e te entregam fácil. Precisa de uma boa arma para se proteger ? Uma russa é garantia de sobrevivência… e assim vai… É engraçado…

        Na prática, acho a cultura deles horrível, os caras são os debiloides, o país é feio, a história deles é vergonhosa, os produtos deles são de péssima qualidade, de automóveis a tecnologia, a moralidade deles beira ou é pior que a nossa… Tudo que eu admiro na cultura americana e sou baba ovo e se pudesse moraria lá correndo em Chicago, eu sou o avesso que desprezo dos Russos e suas bizarrisses. E acho que a imensa maioria das pessoas pensam como eu.

        Enfim, essa figura é pra rir. Na prática a Rússia é um pais horrível e a Copa do Mundo lá foi uma ideia de jerico, será pior que a realizada no Brasil…

        • Felipe Braz

          Eu também curto essas sátiras, mas vejo muita gente levando isso meio a sério. Veja por exemplo a primeira resposta meio no estilo “se tem gente que puxa saco dos yankees republicanos comedores de criancinha então eu puxo o saco dos russos fodões badass socialistas de unicornio”

        • Mirai Densetsu

          No caso de quebrar 15 milhões de senhas, brasileiros também costumam ser peritos nisso. Tanto que 90% dos grupos hacker mais ativos contém vários brasileiros. Isso quando o grupo em si não é brasileiro.

        • André Luiz

          Pô, cultura e história russa são maneiras

          São vikings + eslavos com influências bizantinas, gregas, mongóis, cazaques e todos os outros povos sangue no zoio da região

          Não tinha como dar errado.

          Tirando aquela presepada do comunismo

          • Pois é, no passado mais remoto é legal, até os czares. O problema foi o maldito comunismo e essa coisa que virou.

      • Marco Antonio Rodrigues

        Viva a Rússia, longa vida a Putin. e os eeuuaa que se exploda

  • Samuel

    Uai, o Brasil há 500 anos já usa solução open-source em alguns órgãos e secretarias. Tem até uma página dedicada só a isso. Além do que, quem vetou acordos comerciais com a Russia foram algumas empresas (acho que entre elas a própria MS) depois da anexação da Crimeia. E quem do governo brasileiro aí, responsável por compras, já não levou uma “encochada” do comercial da Microsoft fantasiado de lobby?

  • Samuel

    Pela lei Putin pode ficar até 2020 como presidente. Como os apoiadores dele ganharam ampla maioria, pode ser que altere a lei para ficar mais 30 anos no governo. A questão é: Boris Yeltsin colocou ele lá com a promessa de não ser investigado depois de sair do governo. Putin cumpriu a promessa e ninguém mexeu como Boris desde então. Putin não tem ninguém para colocar no lugar dele. E não acho que arrume alguém que dê conta de controlar o governo até 2020. É questão de sobrevivencia pra ele não sair do governo. Podem esperar que Putin não vai largar o osso tão cedo

  • Samuel

    Não adianta fazer texto falando como a Russia e Putin são maus. A gente sabe que as coisas não são exatamente como pintam pra nós aqui do outro lado do mundo.

    • Putin não é mau, enquanto estiver Putin, no dia que tiver PUTASSO sai de baixo…

  • Off-Topic mas nem tanto… =P

    https://www.youtube.com/watch?v=zRTL9Pw4ltI

  • Com os rumos do Windows 10 não tem outra alternativa, não tem como ter segurança no sistemas públicos com solução de outro país. Não tem nada demais nisso, governos tem listas negras de equipamentos de países estrangeiros por risco de quebra de segurança.

  • Gustavo Geremias Ferreira

    Quanta besteira nesse primeiro parágrafo.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Problema é a NSA. Lembrem-se que Snowden está exilado na Russia.

  • Artem Yermolayev, tenho pena de você…

  • Rogerio

    2017 будет годом Linux!

  • Marco Antonio Rodrigues

    Putin é o único do qual se pode dizer hoje que é realmente um LÍDER.

  • Yerich Sales

    Passando aqui para lembrar que o Brasil tomou decisão semelhante faz muito tempo. Os Russos mais uma vez tomaram uma decisão correta. A chave é Código Livre. Servidores rodando Linux, como o que hospeda essa página ridícula.

  • Luiz

    Sabe o que é bom. Meu sonho de ter LISP MACHINES, mudando para a russia em 3, 2, 1…
    Foda-se Turing, foda-se a linguagem C.

  • Christian Oliveira

    Fui ali colocar minha camisa vermelha para comentar.

    Ufa!!! Pensei que iria colocar Lotus Notes.

  • Narciso

    Esse é o cara que vai nos livrar da tirania dos EUA malvadão junto com o seu equivalente chines?

  • Julio Cesar

    A única diferença para mim entre Russia e Estados Unidos, é que os Estados Unidos já apoiaram dois golpes anti democráticos aqui, e ainda grampearam a presidente golpeada.
    Obs. Nenhuma dessas informações foram negadas.
    Já a Rússia nada fez contra nós, apenas teve alguns dos nossos que simpatizavam com um regime que nem existe mais lá. Agora não há como negar sua irritante defesa de seus interesses até hoje.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis