Quando Sony e Nintendo disseram não à Microsoft

xbox

A Microsoft pode até estar sofrendo bastante na atual geração de consoles, mas acredito que isso não sirva para minimizar a importância da empresa na indústria ou mesmo o impacto que ela causou quando decidiu se tornar uma fabricante.

O que nem todos sabem é que por pouco a história poderia ter sido bem diferente e curiosamente os responsáveis por hoje a Gigante de Redmond ser dona de uma boa fatia desse mercado foram justamente os executivos das suas grandes concorrente, a Sony e a Nintendo.

Isso porque antes de lançar o primeiro Xbox, lá em 2001, a empresa americana tentou fazer uma parceria com os japoneses e quem revelou mais alguns detalhes sobre essas conversas foi Ed Fries, um dos principais nomes responsáveis pela “caixa”.

Quando começamos a pensar em fazer o Xbox, nós nos encontramos com a Nintendo. Sentamos com Satoru Iwata e com outros e dissemos, ‘isso é o que queremos fazer, podemos ser parceiros? Podemos trabalhar juntos nisso?’ E basicamente eles disseram não.

Segundo Fries, a proposta feita por eles dizia respeito a deixar que a BigN ficasse responsável pelo hardware, enquanto eles fariam o sistema operacional e cuidariam da parte online. Diante da negativa, o próprio Bill Gates se reuniu com executivos da Sony e fez a mesma oferta, mas novamente eles não obtiveram sucesso.

Já sobre a história de que a Microsoft teria tentando comprar a Nintendo, Fries disse que isso nunca teria sido discutido internamente e que se aconteceu, nunca chegou ao seu conhecimento. De qualquer forma, parece evidente que o insucesso nas parcerias incitou a Microsoft a entrar para a indústria de games, mesmo sabendo que provavelmente eles perderiam dinheiro num primeiro momento.

Tentar imaginar o que poderia ter saído dessa aproximação é um pouco difícil, mas no caso da Nintendo, acho que os consoles da empresa poderiam no mínimo ter recebido uma rede muito mais robusta do que temos inclusive hoje, fazendo com que um dos principais pontos fracos do Wii e do Wii U nunca tivessem existido.

Porém, desconfio que não seria muito bom se tivéssemos apenas duas fabricantes no mercado, mas ainda assim não deixa de ser interessante pensarmos que tanto a Sony quanto a Nintendo acabaram alimentando um monstro que logo depois viria lhes perseguir.


Microsoft Tried Partnering With Nintendo and Sony Before Making Xbox – IGN Unfiltered

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Seria exatamente a criação do monstro ou do aumento do mercado de consoles? Eu acho que pelo menos a Sony ganhou bem mais tendo a concorrência no mercado de consoles (o que rendeu bons jogos e o retorno do mercado de consoles) do que sendo apenas ela e a nãointendo (o mercado).

    • Esse é um conceito bem complicado de explicar, mas que eu defendo: toda empresa precisa de concorrência se quiser se manter no topo. E o melhor exemplo é a própria Microsoft e seu Windows. Basta reparar no tamanho das besteiras que ela já fez nas novas versões do Windows. Para cada W7, tem pelo menos um Millenium e um W8.

      Se existisse um outro Sistema Operacional concorrendo na mesma altura, aposto que o próprio Windows estaria bem mais evoluído.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Pois é. Só que quando se fala de MS tem que tomar muito cuidado. Onde ela meteu a mão no dos outros ela fudeu.
        Cega, ops, Sega Dreamcast
        Nokia
        Não sei exatamente se ela ter feito parte do SO dos nintendos ou playstations seria realmente uma boa (não por qualidade mas pelos encargos e consequências disso).

        • Luiz

          Ela mete a mão e fode, ou só compra porcaria fodia, fica a duvida?

          • Jorge Dondeo

            Tipo a Apple? vai ler!!!!!!!!!!!!!!!!

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Eles compraram e revenderam a Apple… Mesma coisa que fazem com a Nokia. MS só deu um baita dum azar do Steve Jobs ainda estar vivo na época.

          • Jorge Dondeo

            Cara, eles compraram a apple e trouxeram o Steve Jobs de volta, eles salvaram a apple. Não acho a M$ a oitava maravilha do mundo, mas essa mania de falar mau só por que é a M$, é mio tosca também. Temos que dar a Cesar o que é de Cesar.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Quem salvou a Apple foi o Jobs, MS só manteve ela enquanto o cara não voltava. Não sou fã do Jobs mas ele sabia como contentar os Macfags e vender sardinha a preço de bacalhau.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            A claro… Nokia e Sega eram porcarias… Aham.

        • Jorge Dondeo

          Acho injusto culpar a M$ pelo dreamcast (por sinal o baita console), quem matou o Dreamcast e o Game cube o Monstro PS2.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Eu falei alguma coisa sobre a qualidade? Acho que deixei bem claro quanto a isso no que disse.
            O que falei foi sobre encargos e consequência. Sim cada “windows” que vinha com o dreamcast tinha seu precinho envolvido. Isso num equipamento que tinha sistema de mídia própria (GD-Rom), chutou a Voodoo pra pegar a 3dfx (como trocar uma GTX10xx por uma radeon série R5 e tudo isso por causa do pedido da MS que achava mais fácil converter os jogos pra PC se usassem chips 3dfx) e querendo vender tudo a 199 doletas. Some tudo isso a Sony dizendo que ia fazer o Monstro PS2 (que não foi tão melhor que o DC assim) com sua retrocompatibilidade… Foi o fim da Cega nos consoles.

            Pode ver que dos fatores que derrubaram o DC, 2 tinham o nome MS no meio.

          • Jorge Dondeo

            Eu sei que não falou de qualidade, falou de estratégia, e quando eu disse Monstro PS2 não quis dizer de hardware ou qualidade, falei isso por que ele engoliu todo mundo na época, até o game cube que também era um bom console.

            Acho que ninguém conseguiria bater de frente com o PS2, que por sinal, na minha humilde opinião, foi o melhor video game já feito.

          • Daniel

            Acho que o PS2 foi a tecnologia certa, no momento certo, da maneira certa. De lá pra cá, apesar de não acompanhar tão de perto os consoles por preferir jogar diretamente no pc, não vi nada que tivesse o impacto que o ps2 teve, foram evoluções mas não foram marcantes como aquela. Talvez foi a diluição do mercado, entre consoles, pcs, portateis e mobiles. Talvez porque só tenham evoluido mais em gráficos, ou apenas eu tenha ficado mais velho e mais chato. A verdade é que pra mim o último game significante que joguei em console foi no ps2.

          • Jorge Dondeo

            Eu acho que isso tudo que falou, mais a maior quantidade de jogos fodas da história.

          • Daniel

            tinha esquecido de mencionar a enorme biblioteca de jogos…

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            DC poderia até não bater, mas não ia cair. A Cega tinha muitas produtoras na mão, sem falar na própria MS e suas IPs. O detalhe é que o PS2 chegou com preço bom, jogos modernos e a retrocompatibilidade. E podia competir na briga de preços porque a Sony era a produtora em si do hardware, tanto de chips quanto do DVD, a Cega tinha que comprar tudo de fora. Se a MS tivesse reduzido seus royalties no DC era bem capaz de na briga de preços os DC acabar se mantendo no mercado e salvo a Cega.

            Mas tem mais um detalhe que não falei por ele ser muito obscuro e sem muito certeza. A MS já desenvolvia o XBOX quando entrou em contato com a Cega para desenvolver o DC (1998). Ela não devia ter interesse real no DC. O interesse da MS era bem possível ser as produtoras ligadas a Cega.

          • Doomed

            Acho que grande parte do sucesso do PS2 foi disso: ele, de cara, já começou com a maravilhosa biblioteca do PS1 (o que já justificava investimento para quem estava comprando um videogame novo).

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E o preço. Menor que o Xbox e o DC. Ou seja, compra um videogame da nova geração que além de já ter uma extensa biblioteca de jogos ainda por cima é mais barato que os outros? Baita negócio.

      • Luiz

        Um bom e um ruim, isto se chama pesquisa de mercado.

        • Isso se chama lançar produto beta como se fosse versão final.

      • tuneman

        com certeza. fora a falta de recursos que a maioria das distribuiçoes linux já possuem faz muito tempo.
        poxa, com a faca e o queijo nao mão a MS acomoda-se e só evolui quando precisa tentar entrar em um novo mercado.

        • E, mesmo assim, tu nota uma clara falta de habilidade em entrar num mercado onde tem concorrência graúda…

  • Cleverson Biora

    Parabéns para a Nintendo, que agora é indiretamente responsavel pelos dois maiores consoles da atualidade, que que o PlayStation também nasceu, de uma parceria que não deu certo com a Nintendo.

  • Esse espaço da MS se tivesse ficado em aberto, será que só existira N e Sony ?
    Acredito que teria dado margem para alguma outra iniciativa, impossível de prever, outra asiática… vai saber… A SEGA já estava fora do jogo mesmo…

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Ou o mercado ia afundar de vez e ficar meia dúzia de console genésico e o resto no pc.

  • leoleonardo85

    “Segundo Fries, a proposta feia por eles dizia respeito a deixar que a BigN ficasse responsável pelo hardware, enquanto eles fariam o sistema operacional e cuidariam da parte online. ”

    Isso seria antes ou depois do DC, porque foi isso que a Microsoft fez no Dreamcast.

    • Julio Verner

      E aproveitou-se disso pra trazer todos da falida sega para conceber o DC2, digo, Xbox.

  • Othermind

    Para a sony que ja tem uma infra boa acho que não seria vantagem mesmo… Agora para a nintendo nao ia ser ruim viu..a não ser que na parte financeira a MS tivesse forçado a barra…

    • Eunir Carolino

      Infra boa? Ta de sacanegem né garoto?

      • Jefferson Pio

        Pq?

    • Julio Verner

      Se a PSN é infra boa eu não quero é nem sonhar com a rede da nintendo! Deve ser Dial Up ainda.

  • Marcelo Eiras

    Perguntem para a SEGA se foi uma boa ideia fazer parceria com a Microsoft no DC

    • Julio Verner

      Foi ótima! O console era MUITO a frente de seu tempo, e com Banda Larga!!! Inclusive foi o pontapé inicial para a MS usar os engenheiros desempregados pela falida e incompetente Sega na criacção da DirectX Box.

  • “… acabaram alimentando um monstro que logo depois viria lhes perseguir. ”

    Mas que anda bem mansinho, ultimamente.

    • JM-TRAD

      o que não tira mérito nenhum, é só pensar no tanto de consoles fracassados que foi lançado, como o da apple, o pippin.

      • Rafael Rodrigues

        Fracasso da Apple???

        Cara, edita isso senão as hordas justiceiras virão diretamente do Apple Magic World para te perseguir com tochas, machados, manguais e outras armas que infligem dor.

        • Gustavo Bandoni

          Eles devem usar o Newton até hoje

        • Jefferson Pio

          fracasso total h3u3hu3h3uh3uh3

        • Montados em seus unicórnios ameaçadores e reluzentes. A guerra só está no início.

          ** não acompanho o mercado de games, mas concorrência sempre é bom. Ainda que fraca (e a MS não é fraca assim). Ainda bem que não deu certo.

        • Gus

          Aos macfags da macmagazine: FRACASSO! FRACASSO! FRACASSO!

      • Absolutamente, até porque o Xbox ainda é um dos 3 grandes.

        Minha afirmação foi apenas que, apesar de ter sido o (mais ou menos) grande vitorioso da geração passada, ele anda meio fraquinho ultimamente, com a Microsoft tomando decisões cada vez mais contestáveis.

    • ChargerBR

      Na geração passada com o Xbox 360 dominando por um bom tempo eu pensei que a MS dominaria na próxima, mas foram muitos equívocos iniciais.

  • tuneman

    a Nintendo tinha tratado a Sony de forma similar e assim surgiu o PS1.
    ‘errar’ uma vez tudo bem, mas duas? hehe

    • Julio Verner

      Onde Wii U e Virtual Boy foram acertos? 😛

      • Jefferson Pio

        Aonde ele disse que foram acertos?

        • Julio Verner

          Pensei que era claro que Acerto é o inverso de Erro. Mas vamos lá:
          “errar uma vez tudo bem, mas duas?” subentende-se que só erraram no foda-se pra Sony, sendo que todos sabemos os erros absurdos que foram VB e WiiU. 😉

  • MxlBR

    O futuro é notebook gamer. Pratico, pode se fazer upgrade em peças, online, pode se colocar dois SO um de games e outro pra pc, com controles wireless para multijogador…

    • Julio Verner

      E o upgrade trocando a porra toda? Performance gráfica com um Dock e fonte ATX? Acorda, a realidade é mais cruel.

      • MxlBR

        Por isso eu falei no futuro…

        Acorde e leia com atenção…

        • Julio Verner

          Futuro e notebook na mesma frase já se torna incoerente man…

          • MxlBR

            Notebook gamer ainda não é uma realidade no presente, é minoria no mercado dos notebook man…

  • bruno torrente

    Em teoria seria uma continuação do que foi feito com a SEGA, no falecido DREAMCAST, SEGA entrava com hardware e a Microsoft com SO ( Windows CE ultra personalizado ).

    Por sinal a rede do Dreamcast já era revolucionária para epoca, pergunte a quem jogou phanthasy star online ( com alguns hacks e server alternativo joga até hoje )

  • Meninão Bobo

    Mesmo assim consoles asiaticos são melhores que o XONE GRAFICO LOW DE PC, pessoal do ocidente só sabe fazer Windows… e bugado ainda…. Agora Xone será PC com hardware capado para jogos …. (mas antes ja era só estão formalizando)

    • Julio Verner

      “consoles asiáticos”
      Qual console não é chinês? AMD e Foxxcon sorrindo.

  • Julio Verner

    “não seria muito bom se tivéssemos apenas duas fabricantes no mercado”
    Não é o que temos hoje? Ou tu ainda tá englobando a Nintendo nisso? De fabricante de brinquedos a fabricante de brinquedos.

  • FrankTesl

    deveria ter comprado a Sega de uma vez, ou feito sociedade. DreamCast era o videogame que tinha muito mais caracteristicas em comum com o Xbox (SO da Microsoft + foco mais forte em jogo online p. ex.) só precisava do dinheiro infinito da M$ para fazer um hardware forte e gastos com marketing para atrair thirdies

  • ChargerBR

    Muito legal, de certa forma preencheu o vazio de uma terceira opção deixado pela Sega. O complemento dessa matéria é uma matéria que revelam que Bill Gates era contra e só entrou pra fazer frente a Sony.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis