Meio Bit » Arquivo » Internet » A wikipedia em português está se conduzindo para a irrelevância por achar que tudo é irrelevante

A wikipedia em português está se conduzindo para a irrelevância por achar que tudo é irrelevante

15 anos atrás

Começou com esse desabafo do Juliano. Passou aqui pelo Meio Bit. Voltou ao Twitter ontem. E hoje foi bem abordado pelo Pedro Dória.

Certa vez, tentei incluir o verbete a respeito da antiga revista eletrônica NO. na lista de desambiguação de palavras ‘no’. Foi imediatamente apagada e fui acusado de spam. Canção de Shakira pode estar na lista, um site que foi importante no início da internet brasileira, não pode. (...)

A edição da Wikipedia brasileira é tacanha, colonizada e ignorante. Moro no Vale do Silício. Por ter ouvido Jimmy Walles falar por aqui mais de uma vez – ele nunca dispensa uma oportunidade de falar em público – sei que vai contra as intenções originais de seu fundador.

O que o Juliano não diz claramente é o mais importante: no que se refere a assuntos brasileiros, a Wikipedia em português é extremamente pobre de informação. O motivo é evidente. Assim como ele experimentou frustração ao tentar colaborar, e eu experimentei, assim como meu amigo, quantos não devem ter enfrentado as mesmas barreiras? Temos, pois, a Wikipedia que seus editores permitem. Não é colaborativa. Tem dono.

A Wikipedia em português diz-se baseada em relevância, que só deve falar daquilo que é "importante". Pra mim isso é coisa da Barsa, da Brittanica... coisa de papel. Relevante para quem? O que é preciso para ser relevante no espaço virtualmente infinito da Wikipedia? Há claramente um julgamento de valor do que é "bom" e "ruim".

Enquanto isso, na versão em inglês da Wikipedia, a empresa onde eu trabalhei em NYC, que no auge pré-bolha deve ter tido 30 funcionários e olhe lá, tem seu verbete quietinho, sem ofender a Karma Police.

O resultado é óbvio: quem fala inglês primeiro procura alguma coisa na versão em inglês. Usar a versão em português é só como último recurso.

Atualização: Eu já esperava por isso. Um usuário brasileiro marcou o verbete sobre a empresa que eu trabalhei como "This article may not meet the general notability guideline." Não é relevante.

relacionados


Comentários