Meio Bit » Arquivo » Cultura » Kanye West aprende a nunca desafiar a internet

Kanye West aprende a nunca desafiar a internet

Kanye West diz que seu novo álbum só estaria disponível via streaming; um dia após o lançamento torrent de The Life of Pablo se torna uma sensação

8 anos atrás

kanye-west

Xiiiii… falei demais!

Kanye West, o peixe gay pode não estar vivendo uma semana muito boa. Depois de passar pelo ridículo de mendigar US$ 1 bilhão para figurões como Mark Zuckerberg e Larry Page para “que invistam em suas ideias” (na verdade a fim de cobrir suas dívidas) ele tomou uma dura lição da comunidade depois de declarar que seu novo álbum “jamais” seria comercializado, estando disponível apenas via streaming.

Kanye West vinha promovendo seu novo álbum The Life of Pablo há algumas semanas nas redes sociais de uma forma até bem esquisita, mudando o nome, mexendo no set de músicas e só fechando o pacote nos últimos momentos. Como meu gosto musical refinado me impede de degustar esse estilo de música, me reservo apenas a dizer que a capa tenebrosa parece ter sido feita no Paint, apesar de conter uma senhora bunda:

life-of-pablo-cover

Falando em bunda, a modelo da capa foi escolhida por quem entende do assunto

Derrières alheios à parte, o álbum foi lançado no domingo de manhã e Kanye West fez dele um produto Tidal only, com o músico incentivando (ou melhor, implorando) os usuários das redes sociais a assinarem o serviço. West afirmou que o novo disco jamais aparecerá na Apple Music e que ele não será vendido nem física ou digitalmente, sendo este um material completamente exclusivo da dita plataforma de streaming.

O grande, enorme problema para Kanye West é que o álbum foi vendido por um pequeno espaço de tempo, antes do artista puxar a tomada e restringi-lo ao Tidal. Logo, para sua infelicidade os poucos que conseguiram colocar as mãos nas faixas rapidamente o jogaram na Locadora e o resultado não poderia ser outro: segindo números apurados pelo Torrent Freak mais de 500 mil pessoas já baixaram o disco (ô termo que não faz mais sentido…) sem gastar um centavo.

No momento The Life of Pablo é um dos álbuns mais compartilhados nos portais de torrents: no Pirate Bay há mais de 7 mil seeders online; no Kick Ass Torrents, mais de 500 fontes disponíveis. O segundo álbum mais compartilhado é o mais recente da Rihanna, coincidentemente também lançado como um exclusivo do Tidal… por um tempo.

No fim das contas, tirando o fato que desafiar a internet nunca é uma decisão sensata está claro que enquanto músicos, gravadoras e emissoras tentarem forçar a balcanização goela abaixo do consumidor, a Locadora continuará firme e forte.

Fonte: Torrent Freak.

relacionados


Comentários