Cuidado: não mude a data de seu iPhone para 1/1/1970 [UPDATE]

idead

UPDATE: a Apple se pronunciou oficialmente sobre o bug, reconhecendo sua existência e prometendo uma atualização do iOS para evitar que a falha continue sendo explorada. Entretanto os iGadgets brickados ainda precisam passar pela assistência, não há nenhum outro modo de reverter os danos.

Segue abaixo a notícia original.

———

Nem tudo o que está na internet é verdade, mas algumas pessoas tendem a acreditar em tudo o que encontram por aí. Curiosamente alguns donos de iGadgets tem a péssima tendência a acreditar em tudo o que a maçã fala, e é aí que os espíritos de porco fazem a festa. Em 2013, a chegada do iOS 7 teria tornado o iPhone à prova d’água, e no ano seguinte o iOS 8 adicionou a função de carregamento via microondas.

Hoaxs bem óbvios, claro. Cinco minutos de raciocínio lógico e qualquer um deduziria que um update de software não pode introduzir funções de hardware, mas ainda assim as pessoas caíram. Já a pegadinha da vez é um pouco mais elaborada, e pode pegar muita gente desavisada ao explorar uma falha em como os sistemas Unix e derivados medem o tempo.

Em primeiro lugar, a pegadinha. Esta imagem vem circulando pela internet na última semana, e mostra um “feature” até possível de ser introduzido não fosse um detalhe.

ios-easter-egg-hoax

Uma pessoa mais esperta vai se atentar de cara que a Apple não existia em 1970, ela foi fundada em 01/04/1976. Mas o mais importante do porque as pessoas não devem alterar a data para 01/01/1970 é porque seu iPhone ou iPad, caso possuam processadores de 64 bits se tornarão belos e caros pesos de papel. Confira abaixo o bug sendo reproduzido:

Zach Straley — Don’t set your iPhone’s date to January 1, 1970! The fastest way to BRICK an iPhone!!!

Por que diabos isso ocorre? No Unix e em todos os sistemas baseados que vieram depois (basicamente tudo programado em C) a medição de tempo através da variável t é feita em segundos, utilizando um número inteiro de 32 bits. O valor zero corresponde à zero horas do dia 01º de janeiro de 1970, portanto ao fazer o relógio voltar para esse dia em específico o sistema congela, pois está atribuindo um valor de tempo zero.

Aliás, por causa da forma como o relógio Unix mede o tempo há um bug futuro similar ao Bug do Milênio, conhecido como Problema do Ano 2038 em que o relógio chegará ao segundo 2.147.483.647 no dia 19/01/2038 às 01:14:07, horário brasileiro de verão e voltará à contagem negativa, jogando os relógios dos sistemas baseados nessa contagem no dia 13/12/1901. Mas isso é uma outra história…

Se você caiu na pegadinha, saiba que o bug não pode ser resolvido via software e a restauração não resolve. Sua única alternativa é levar seu iPhone ou iPad a uma autorizada Apple para intervenção física. Por enquanto a Apple não se pronunciou (leia o update no início do texto) e dificilmente acredito que tal procedimento (configurar um relógio) possa ser algo que invalide a garantia.

Em todo caso, se você possui um iPhone a partir do 5s, um iPad Air ou Air 2 ou um iPad mini do 2 em diante evite fazer tal coisa em seu aparelho, você não será premiado com uma maçã colorida e sim com um iTijolo.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Othermind

    Nada de ir em lojas que vendem celulares da Apple e fazer isso nos aparelhos de demonstração amiguinhos…

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Seu lugar no inferno foi reservado com sucesso.

    • Jaffy

      [off] Teu nome não era H.E.R.O.?

      • Othermind

        Isso isso isso rs

    • Nem de filmar isso …

    • Vin Diesel

      Dicas dollinho …

  • Se alguém for burro o suficiente para ficar brincando com isso, tem mais que ficar sem o aparelho mesmo.

    • O problema são as correntes do “zap zap” e posts falsos Trollagens em sites como o Reddit e o 4chan.

      • Lucas Timm

        Não vejo como problema…
        A tua mãe não falava pra não enfiar o dedo na tomada?
        Tu não fala pra aquela tia, que não é a faca mais afiada da gaveta, pra não acreditar no que ela lê na internet?

        É a mesma coisa, a advertência foi dada. 🙂

        • Quem compra aifony quer mais é luxar!

          Se eu criar uma imagem irada no fotoxopis da vida dizendo que dá pra mudar a cor do “feice” ou do “zap zap” só alterando essa data e enviar pra uma galera, muitos irão fazer só pra se “diferenciar”.

      • Diego Marco Trindade

        se tem gente que instala Hao123 tem gente que muda a data para 01/01/1970. O universo conspira para criar sempre um idiota mais idiota que o maior idiota anterior.

  • Sophos Nsm

    o problema é pra galera que não tem mais garantia.

    • Para esses é mais fácil, basta abrir o iphone, desplugar o cabo da bateria e esta garantido a volta do funcionamento. O fato de abrir por conta própria que invalida a garantia, mas já que a galera não tem mais ela mesmo… então taca ficha…

      • Se o cara “esquecer” o iPhone descarregado na gaveta durante uma noite o problema já está resolvido… nem precisa abrir.

  • Como um bug tão bobo pode provocar hard-brick em um iPhone de 4 mil, e se tornar peso de papel tão rápido. Chega a ser ridículo. Só falta testarem isso em um Android e ver o que acontece.

    • Duas coisas: 1- se a bateria zerar por completo, o relógio reinicia e resolvido o problema. 2- se o Android conta o tempo da mesma forma (acredito que sim porque é um Linux, derivado de um Minix, derivado e um Unix, ou qualquer coisa do tipo) e em algum momento ocorrer uma conta de tempo=0-1 o problema vai se manifestar. Pode ser que não na inicialização porque ele pode deixar para fazer isso quando o usuário solicitar esse tipo de informação, mas o erro vai acontecer.

      • Lucas Timm

        Linux não é, nunca foi, derivado do Minix.
        O Linux foi criado justamente por que o Andrew Tanenbaum era um asshole e não aceitava patches e funcionalidades para o Minix.
        Nem o Minix foi baseado no UNIX, porfavor, pobre UNIX.

        • Putz…. se vai ser chato assim, se junta com o Stallmann ! 😀

          É complexo e polêmico o tal do Unix, tem as variantes da AT&T (System UNIX) onde iniciou tudo e também da Universidade de Berkley (BDS UNIX)… e de lá já criaram mil frentes, o selo de autenticidade “SUS” que nem o Linux entra neste selo…

          Sei lá, pra mim, TUDO é UNIX, o LINUX é um Unix Like, o Minix, o FreeBSD, o OpenBSD….

          Tens razão do Linux não ser baseado no Minix, pelo contrário, o LINUS mandou na sua mensagem “Quem quer fazer um Minix melhor que o Minix” no histórico convite para convocar pessoas ao projeto Linux. Já o MINIX do Tanembaum, acho bem evidente que ele é baseado em UNIX, só não sabendo precisar se o da AT&T ou o de Berkley.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Ser BASEADO não significa ter a mesma compilação e com isso sofrer os mesmos Bugs. IOS tem OpenBSD como base, só que o openbsd não bricka o servidor quando alguem muda a data.

          • Luiz

            Tudo é Unix, mentira, tenta compilar programa do Linux em qualquer Unix e chore sangue. O linux não é mais um unix e o suporte POSIX dele tem extensões (“lock-in”, cof, cof).

          • Lucas Timm

            O Linux também sempre teve o “meu jeitinho” de fazer as coisas. Galera reclama hoje do systemd, e com razão, convenhamos. Mas o Linux nunca foi 100% compatível com o UNIX, seja BSD ou System V.

          • Esqueceu do LIKE. Tudo é UNIX LIKE.

            Alguém consegue definir quem é o UNIX ?

            Não tenho o mínimo problema de dizer que Linux, iOS, OSX, Minix, OpenBSD, tudo é farinha do mesmo saco, tudo é UNIX, ou mais preciosista, tudo é UNIX LIKE.

            A 20 anos mal tinha Linux, trabalhavamos com XENIX, SCO, AIX, SunOS, Solaris, Irix. Exatamente como hoje, eles era tudo UNIX LIKE.

            E a 40 anos atrás ? Trabalhava-se com BSDIII, System V, era tudo UNIX.

            Qual é o real UNIX original puro ? At&T ? Pra mim não importa, vou sempre dizer: Tudo UNIX.

            Já Windows não é nada baseado em Unix. O DOS não era UNIX, o Workbenck, o OS2, nada era com base no UNIX.

            Vai um baseado ai ?

          • Eu adorava o OS/2… usei até o fim do suporte. Sou o sortudo que somente usou em casa o Windows 2000 e o XP. Depois disso, (Mac) OS (X).

          • Theuer

            Caramba, estou velho mesmo…
            Aqui foi Windows 3.0, 3.1. 95, 98 e só aí o esquisito do OS9 em diante.
            Hoje a salada é Android no mobile e OSX em Hackintosh para aguentar o tranco de colorização em 4k.

          • Sinta-se velho não… O OS/2 era contemporâneo do Windows 3.x e foi até o final do ano 2000.
            Já operei máquinas que tinham apenas 640 Kb de RAM…

          • Lucas Timm

            Não, o Minix também não era baseado em UNIX (nem em BSD), justamente por que na época tava rolando o maior processo da AT&T versus Berkeley.

            Tanto que, antes disso, Berkeley já tinham rescrito o UNIX inteiro, com código próprio (mas compatível com o da AT&T) para não ter quebra de patente ou direito autoral: Eis o BSD. Berkeley só foi declarada inocente anos depois.

            Só por isso os UNIX comerciais eram baseados nos de AT&T, não nos de Berkeley, e a Sun, no SunOS 5 (Solaris 1) migrou de base BSD para System V.

          • Pois é, o Minix era uma plataforma bem didática pelo que sempre entendi, sem comprometimento com desempenho e apoio a serviços em produção. Um bom tempo depois (2000 pra cá) que percebi o Minix tomando um rumo mais profissional fora do somente acadêmico.

          • Tanto que nas primeiras versões, o livro do Tanenbaum tinha a integra do código-fonte do Minix.

          • Mirai Densetsu

            Sei lá, pra mim, TUDO é UNIX, o LINUX é um Unix Like, o Minix, o FreeBSD, o OpenBSD….

            Fora o Windows, né?

          • Putz…. 😀 preciso responder? 😀

          • Mirai Densetsu

            Not really.

        • Então a afirmação entra no “ou qualquer coisa do tipo”. Mas de qualquer forma, não conheço muito bem essas derivações. O que dá para extrapolar do assunto é: se o método de contagem de tempo for o mesmo, a chance do mesmo problema acontecer é altíssima. Talvez não ocorra no boot, mas vai acontecer em algum momento.

      • Ou desmontar o cel, tirar o flat da bateria e conectar de novo pode ser uma opção, ok, nem para todos. Sobre o Android já imaginava algo semelhante, já que também roda kernel Linux baseado no mesmo código (ou quase) é isso?

        • Rodar um Linux não é a questão pura e simples. Deve-se verificar se o método de contagem de tempo é o mesmo. Se for, o que a chance é grande, o problema vai acontecer também no Android. A diferença é que pode não acontecer no boot como no iPhone. Acontece no boot no iPhone porque ele usa, na inicialização, alguma informação de acontecimento/ajuste de timezone que pode ser no passado, gerando o erro de coisas no passado ocorrendo no futuro.

  • Todo castigo pra usuário da maça podre é pouco.

    • Ah vá, não é por que o degustador de “Leite com Pêra™” pediu pro papai comprar um Gadget de 4.000 Bananas que ele merece sofrer com um aparelho que empena, quebra a tela fácil, trava por nada com “erro 53” até mesmo quando a apple troca a peça do sensor, não dura um dia sem abraçar tomada, tem um case oficial de bateria que sofre de microcefalia, pode pegar fogo se for usado carregador genérico, trava se receber convite pra participar do ISIS, e bricka quando você coloca uma data antiga, que … onde é que eu tava mesmo?

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Não esqueça que também tem o magnífico e inexpugnável iCloud, que mantém seguros todos os seus nudes.

  • É só esperar a bateria zerar por completo. Pronto, resolvido o problema.
    Ronaldo, o problema não é mostrar o valor 0, porque esse é um valor válido. O problema é quando o sistema precisa fazer alguma conta de subtração para exibir algum valor de tempo no passado, aí a conta 0-1 retorna um inteiro do futuro (não -1), mas o relógio do sistema está no passado. É isso que congela não só o iPhone, mas qualquer sistema Unix Like.
    Ao que parece, o problema ocorre no iPhone já no boot porque ele carrega durante a inicialização algum dado como histórico de chamadas, histórico de sms, ou qualquer coisa que tenha ocorrido no passado e faz a maldita conta de 0-qualquer coisa que dê menos que 0.

    • Juliano Teichmann

      Aparelhos celulares modernos não possuem uma “bateria da bios” para segurar a hora mesmo estando sem bateria? Como meu celular vira e meche fica sem bateria e não se perde a hora achei que segurava a hora, então deve ser atualizado pela operadora mesmo.

      • Alexandre

        Não tem. A hora é corrigida pela operadora depois de iniciado o sistema e conectado na rede. Nas configurações de data hora tem a opção de marcar se quer utilizar data e hora fornecida pela rede.

        • Antonio

          Se corrigida pela operadora, então com fica os iPod touch e os iPads só WiFi

          • Alexandre

            Não são corrigidos pela operadora…
            São corrigidos quando você liga no computador ou pela rede wifi

      • chadefita

        Depende do celular, alguns tinham outros não.

        http://mobilephoneclinic.blogspot.com.br/2010/05/repair-damage-keypad-on-nokia-n70.html

        Item 20 da board.

      • Quando seu celular “acaba” a bateria ela na verdade ainda não acabou. Apenas não tem energia acumulada suficiente para manter o telefone funcionado, mas a energia que ainda há na bateria mantém o relógio do aparelho ajustado por algumas horas.

      • Geralmente a hora padrão quando ele perde totalmente a energia é para uma data recente, de poucos anos atrás

    • Alexandre

      O problema ocorre devido ao fuso horario. Aí é que acontece a conta que dá menos que zero.

      • Então os celulares que estão com UTC0 ou qualquer número positivo não deveriam apresentar o problema, correto?

        • Alexandre

          Exatamente. Vi em alguns locais que dependendo do fuso horario o problema não ocorre.

  • Robson Nascimento

    “Cinco minutos de raciocínio lógico e qualquer um deduziria que um update de software não pode introduzir funções de hardware”

    Acho que a Tesla desconhece esse princípio. Claro que o hardware já suporta as funções desenvolvidas, mas são updates de software que, por exemplo, aumentam a potência do motor.

    • Maom

      Atualiza o software de um tesla e faz ele virar um submarino então…

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Fácil, em São Paulo quando chove fica cheio de Gols submarinos.

      • Robson Nascimento

        Desculpe, sou um filho do MOBRAL.

    • HiagoHenrique

      Isso é relativo, se há um software que você controle a injeção de força no motor, ai sim, você pode configurar e otimizar isso através de um update. Caso contrário, impossível.. hehe

    • Felipe Torrezini

      Será que o relógio do iPhone é mecânico?!?!!?

    • E trazem downgrade de bateria fazendo ela durar menos. Mais potência em um motor elétrico aumenta o consumo de energia, diminuindo a autonomia do veículo.

  • OverlordBR

    Simplesmente… mágico!

  • Então… Se uma alma estagiária alterar a data/hora lááááá na operadora, todos os celulares com “set automatically” brikarão? MUA HA HA HA! >> Risada maquiavélica.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Corre o risco de brickar as torres da operadora.

      • Tejobr

        As torres das operadoras devem rodar com Windows Me.

    • Corre o risco de brikar a plataforma da operadora.

    • Aguardando o estagiário do setor profetizar o caos…

    • Mas as operadoras já são “Set Automatically”, tem que ir na fonte do relógio atômico referência das operadoras… daí o caos será grande, deixa o bug do milênio do chinelo 😀

      • HiagoHenrique

        As operadoras tem um relógio atômico de referencia?

        • Cássio Amaral

          A Oi é tão ordinária que deve usar um relógio de parede em vez de um relógio atômico de césio.

        • Qualquer servidor NTP tem, as operadoras também deve ter, foi um chute 🙂

          • Certeza que eles devem ter alguns relógios atômicos, até porquê os equipamentos deles precisam.

        • Cara, relógio atômico já foi coisa de “outro mundo”, hoje já vendem um chip que é um relógio atômico.

          Quantum™ SA.45s Chip Scale Atomic Clock

          • Tejobr

            Se abusar tem shield arduino na DealExtreme.

          • HiagoHenrique

            Interessante

          • Theuer

            Opa, boa ideia de uma coisa para pesquisar.
            Valeu!

    • Se isso acontecer na operadora não consegue alterar a hora das ERBs. Estas são atualizadas por GPS.

  • “Cuidado: não mude a data de seu iPhone para 1/1/1970”, só o do iPhone do seus desafet… “amiguinhos mui queridos”…

    http://ordemdazoeyra.blogspot.com.br/2016/02/tutorial-da-zoeyra-001.html

  • David Kwast

    “Cinco minutos de raciocínio lógico e qualquer um deduziria que um update de software não pode introduzir funções de hardware” Sei não, apesar de raro, isto ocorre sim. Claro que microondas é um pouco demais, e mesmo assim é bom verificar em fontes oficiais. Exeplo: Meu Moto 360 ganhou WIFI após update, o WIFI nem foi descrito nas SPECs. E mesmo assim, foi via update oficial.

    • Ruy Acquaviva

      O que pode ocorrer é o hardware ter determinada função que não é acionada por deficiência do sistema opreracional ou mais comumente um bug do firmware. Não é comum mas ocorre de uma atualização de firmware ativar alguma função de hardware que estava inativa, já com relação à atualização de versão de sistema operacional nunca ouvi falar de nenhum caso assim, mas teoricamente é possível.
      Só que a idéia de tornar o celular à prova d´água já está fora dessa possibilidade porque aí não é uma questão de eletrônica, mas sim uma questão mecânica do modo como é construído o aparelho.

    • Mirai Densetsu

      Talvez porque já no seu Moto 360 já houvesse suporte de hardware a WiFi e só precisava do software para “habilitar” isso.

      • David Kwast

        Sim. Isso eu sei. Só refutei a afirmação, pois do ponto de vista do usuário isto pode ocorrer sim. Só quis dizer que o WIFI não tinha sido anunciado, mas claro que eu sabia que estava lá o tempo todo, só aguardando o fabricante ter coragem e soltar o maldito update.

  • Thiago

    “Cinco minutos de raciocínio lógico e qualquer um deduziria que um update de software não pode introduzir funções de hardware…”
    Não. Se você for pensar na sua mãe/avó que não sabe que existe essa diferença, eles não conseguirão ter a base de conhecimento para elaborar esse raciocínio.

    Rolando até um edit: É importante pensar fora da caixa. Esses hoaxes nunca são focados nas pessoas com conhecimento de tecnologia. Os que tem esse conhecimento e, ainda assim, caem, são merecedores de medalhas. A intenção é criar problema para a empresa fornecedora com clientes que não sabem o que pode ter acontecido.

    • Pedro_SS

      E mesmo assim, um upgrade em software pode levar a uma melhoria que poderia parecer possível apenas mudando hardware, vide o update dos Teslas adicionou a direção autônoma. Eu nunca pensaria que isso seria implementado só via software.

  • Vin Diesel

    Quem tem iPhone nem sabe mudar a data.

    • O Datilógrafo da AEB

      Não precisa, já que configura automagicamente.

    • Os andrógenos piram, coisa boa ajustar a data na mão, usando o relógio de parede da cozinha de referência!

      • Maxnoob

        Que chololô ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    • Tejobr

      Engano seu. O mundo está cheio de gente que chama o técnico para formatar negrito, mas para criar conta no feice, zazap, configurar proxy para burlar firewall etc, só precisa de uma dica.

  • Alexandre

    Quer dizer que o ano do UNIX e seus filhotes será 2038?

    • Cretino

      não, pois entrou em loop infinito…

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    VI PRIMEIRO NA ODZ…ashuashushuashusa

  • Cretino

    piada de computeiro

  • Felipe Torrezini

    Pensei que a pegadinha era acreditar que o iPhone travaria alterando a data! Mais uma “iFeature”…

  • Nelson Henrique C Nepomuceno

    Já pensou o estrago se um hacker consegue invadir os servidores de atualização de data/hora ou se passar por eles?…!

  • Theuer

    É só tirar a bateria!
    Não, pera…

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Muito interessante…vou tentar fazer com meu Lumia….ata, esquece!

    ______ “iPod dar Tilt”!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples