Tremei, trolls: conheçam o Conselho de Segurança do Twitter

twitter

O Twitter pode estar a meio caminho de se tornar um lugar mais saudável para seus usuários: a rede social anunciou a criação de um novo grupo para ajudar a monitorar seu conteúdo, com um time composto por membros de diversas entidades civis a fim de inibir a propagação de conteúdo considerado abusivo. E sem muita surpresa muita gente não gostou da novidade.

O recém criado Conselho de Segurança e Confiança do Twitter terá como missão realizar um trabalho de moderação mais apurado do que o atual, onde qualquer tipo de conteúdo pode ser compartilhado e demora muito para que ele seja verificado e removido. Isso já lhe rendeu uma bela dor de cabeça e como qualquer outra empresa o passarinho azul precisa fazer dinheiro, logo manter um ambiente salutar e afugentar os trolls pode se revelar bem lucrativo, além de evitar problemas.

O conselho conta com uma equipe de consultores de mais de 40 entidades civis espalhadas por 13 regiões do globo; entre elas estão a Childnet, que combate a exploração infantil na internet, a Dangerous Speech Project, contra o cyberbullying, a Beyond Blue, de apoio a pessoas com depressão, a brasileira SaferNet, de combate a crimes digitais e defesa dos direitos humanos, a GLAAD, de suporte à comunidade LGBT e para desespero de muitos trolls, a Feminist Frequency. Sim, Anita Sarkeesian agora é consultora anti-abuso do Twitter.

A ideia por trás do Conselho de Segurança é dar voz a representantes de diversos grupos a fim de aprimorar a experiência do Twitter, ajudando a criar um ambiente melhor e mais atraente a novos usuários. Uama rede social onde qualquer um pode se expressar livremente sem ser atacado gratuitamente ou dar de cara com conteúdo desagradável. O grupo será responsável por criar novas diretrizes para controle de conteúdo da rede, e não atuar diretamente como uma espécie de Polícia do Pensamento como muita gente andou dizendo. De qualquer forma, o Twitter se comprometeu a ser mais ativo e passar a combater com mais rigor abusos cometidos.

O outrora CEO Dick Costollo havia afirmado anteriormente que o Twitter não estava fazendo tudo o que podia para conter trolls e outros conteúdos tóxicos na rede, e a criação do conselho é um reflexo disso. Junto com as novas diretrizes que serão definidas até o fim do ano, a rede social incentiva seus usuários a fazerem uso das ferramentas de denúncia de qualquer material ou perfil que compartilhe material nocivo, ou que vivem de atacar todo mundo. Tudo por um ambiente melhor e que dê mais lucro no fim das contas.

Fonte: Twitter.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Vin Diesel

    Twitter é o G1 mundial.

    • Bom pra quem usa…

      • Vin Diesel

        Se usei umas poucas vezes foi muito.

    • Gustave Dupré

      Nem é.

    • Icaro Kossmann

      Acho que tá confundindo com o facebook, pelo menos no quesito comentários mas tudo bem hahahaha

      • Twitter é o novo Facebook… espere e verá…

        • Icaro Kossmann

          Pior que tenho medo disso, da facebookalização do twitter, como aconteceu a orkutização do facebook.

        • Lucas

          Corremos pra o G+?

          • Seria “A Experiência”, mas seria, já foi, nem o google quer mais, já que pararam de empurrar como recurso necessário em tudo que é lugar…

          • vão e fiquem por lá

        • Não, não. O novo Facebook e a área de comentários do Meio Bit

    • Lucas Timm

      Não, é o tumblr.

  • “expressar livremente […] sem dar de cara com conteúdo desagradável…”

    Isso é simplesmente impossível. Ou se faz alguma censura, ou libera todo e qualquer tipo de conteúdo.

    Se bem que nem toda forma de expressão é aceita, vide homofobia, xenofobia, pedofilia e afins….

    • “…sem dar de cara com conteúdo desagradável…”

      Lembro desde os tempos mais primórdios, que o caral… digo, que após aquele delicioso barulhinho de conexão discada, eu iria entrar na internet, iria vasculhar o conhecido e o desconhecido, logo não o lado negro da força, mas o lado podre, mostraria suas garras….

  • D_Aiello

    Acho bom, mas vamos ver como funciona.

    “Sim, Anita Sarkeesian agora é consultora anti-abuso do Twitter.” ==> dá pra sentir o chilique dos gamergaters.

  • Ah claro, Troll não pode, já eu vi Gnomos, Safadinhas e Terroristas … =X

  • chadefita

    Isso ai não seria um tipo de censura?

    Legal viver nesse mundo onde só o capitalismo é o mal causador de todas as dores, doenças e etc.

    Anita Sarkeesian, piada, HAHAHA!!!

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Acho que não seria censura. Provavelmente nos termos de uso eles devem ter algum parágrafo parecido com o que incluem nos termos de uso dos fóruns online, por exemplo. Você tem liberdade pra escrever, mas não pode desrespeitar os outros e está sujeito à arbitrariedade dos moderadores. No fim das contas acho justo, afinal você está usando uma plataforma proprietária pra difundir suas opiniões, e os donos da plataforma podem não concordar com todas as suas ideias, e sendo donos, podem apagar as que os tenham ofendido de alguma forma.

      Sem falar que manter mensagens com incitação a xenofobia, racismo e afins pode pegar mal pra eles. Levar um processo por causa de algo que nem foi a sua empresa que fomentou é algo que nenhuma rede social quer levar nas costas.

      • chadefita

        Concordo com sua linha de raciocínio do ponto de vista empresarial. Porém discordo em “grupos”, tudo que fica no controle de uma pequena parcela da população acaba gerando um desconforto e se o twitter que já está mau das pernas e só despenca nas ações, acredito que não será um “curadoria experiente” que irá reverter o processo.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    composto por membros de diversas entidades civis a fim de inibir a propagação de conteúdo considerado abusivo.

    Não sei se é pela experiência com as “entidades civis” que a gente tem por aqui, mas toda vez que eu vejo esse termo e moderação de conteúdo na mesma frase me bate um medo…

  • O inferno está cheio de boas idéias.

  • Márcio Eduardo Moraes Winter

    Resumindo: Só vai passar o que realmente interessa aos censores ou aos grupos.

  • eu dou de ombros. Como só sigo gente com QI maior que o de uma ameba (o que exclui muitos dos comentaristas gizmodianos do Meio Bit), não tenho problema algum

    “Anita Sarkeesian agora é consultora anti-abuso do Twitter”

    Evacuei e me locomovi.

    • OverlordBR

      Nem li.

      • Super Suporte

        e nem vou ler

  • mr_rune

    o CEO Dick mandou ver agora hein

  • Tiago Fausto Faucz

    Já usei muito o twitter antigamente, e era bom na época… agora tentei voltar mas não dá, está morto. Ironicamente, o que as pessoas mais postam são links de coisas em outras redes sociais.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis