Meio Bit » Arquivo » Indústria » NASA comemora hoje os 15 anos da 1ª tripulação à bordo da ISS

NASA comemora hoje os 15 anos da 1ª tripulação à bordo da ISS

Hoje fez 15 anos que a ISS recebeu sua primeira tripulação e a NASA publicou um singelo videoclipe em homenagem. Uma pena que o Brasil saiu tão cedo dessa festa na Estação Espacial Internacional.

8 anos atrás

Laguna_ISS_15th_year

Estação Espacial Internacional: uma jovem a centenas de quilômetros acima (crédito: The Verge)

Dia 2 de novembro de 2000. Enquanto na Terra os cristãos relembravam seus finados irmãos quinze anos atrás, um laboratório ganhava vida. Na fronteira final, o espaço. A algumas centenas de quilômetros acima a pequena Estação Espacial Internacional — ISS — recebera seus primeiros tripulantes “fixos”.

Essa primeira expedição, um trio comandado pelo astronauta norte-americano Bill Shepherd e constituída também pelos cosmonautas russos Yuri Gidzenko e Sergei K. Krikalev, habitaria a filha espiritual da Mir e do Skylab pelos próximos 136 dias terrestres. A ISS naquela época era apertada, resumindo-se a apenas três módulos: Unity (1998), Zarya (1998) e Zvezda (2000).

Laguna_ISS_Expedition_01_crew_peq

Krikalev, Shepherd e Gidzenko (crédito: Wikipedia)

O trio representava um esforço internacional de 16 países, incluindo até então o Brasil (nosso país foi banido de lá alguns anos depois), para manter a ISS funcionando e pronta para receber não só novos tripulantes como também novos módulos. Continuamente habitada desde 2000, a Estação Espacial Internacional abriga no momento a 44ª expedição de astronautas que dividem os atuais 916 m³ pressurizados.

Gostaria de felicitar todos os homens e mulheres da NASA e de todo o mundo que trabalhou tão duro para manter a Estação Espacial Internacional operante nestes últimos 15 anos.
·  
Todos os envolvidos podem se orgulhar desta conquista incrível.” — John Holdren, diretor do escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca

Abaixo, uma pequena homenagem à primeira expedição da ISS: um videoclipe curtinho que apareceu no canal do YouTube da NASA.

NASA Johnson — The International Space Station: A Musical

Fonte: NASA.

relacionados


Comentários