Adolescente vai em cana por apoiar o ISIS no Twitter

achmed

Desde o 11 de setembro os Estados Unidos se enfiaram numa Guerra Santa (por mais irônico que seja, é bem o que parece) contra o terrorismo, uma frente que muitos entendem ser virtualmente impossível de ser vencida. O país mergulhou numa paranoia enorme e justificada que qualquer piadinha é levada extremamente a sério, aquele idiota é um bom exemplo disso.

As redes sociais também não escapam da vigilância. Ano passado vimos o caso de uma adolescente holandesa que ouviu um justo “Teje presa” depois de mandar um trote para a American Airlines. A empresa aérea, que como todas está no modo Tolerância Zero mandou a mensagem para o FBI, que também não gosta de pegadinhas. Resultado, cadeia nela e dane-se se você mora na Europa ou é menor de idade.

Só que há o outro lado, o uso das redes sociais pelas células terroristas para diversos fins, como levantar fundos e recrutar membros. O ISIS, por exemplo é um dos que se vale dos meios digitais para angariar novos membros, embora às vezes isso possa não dar muito certo. Ainda assim não é tão difícil encontrar contas de simpatizantes por exemplo no popular site de microblogstm, se valendo da boa e velha engenharia social.

Só que como eu disse os EUA estão no regime Tolerância Zero. Foi o descobriu Ali Shukri Amin, um jovem de 17 anos que vai passar os próximos 11 anos vendo o Sol nascer quadrado.

O tal jovem que mora no estado da Virgínia possuía uma conta no Twitter relativamente popular, que contava com cerca de 4.000 seguidores. Em seu perfil ele postava mensagens positivas a respeito do ISIS, e também utilizava a ferramenta para recrutar militantes e angariar fundos para a organização terrorista.

Claro, não podia dar em outra coisa senão cadeia. Amin foi julgado duramente pelo Departamento de Justiça norte-americano, respondendo a crimes como postar tutoriais sobre enviar bitcoins para a causa e ter auxiliado outro jovem a viajar para a Síria, tendo se alistado ao ISIS. No fim das contas ele recebeu uma sentença de 136 meses de reclusão, e após ser solto terá seus hábitos e conexão à internet monitorados pelo resto de sua vida. Na minha opinião saiu barato, o juiz levou em conta sua idade e seu registro criminal imaculado até então para aplicar uma pena mais suave.

Embora não haja evidências de que o simpatizante do ISIS tenha participado de quaisquer ações violentas, pesa contra ele o fato de ter realizado atos de terrorismo em solo norte-americano. O FBI lamentou o fato do país ter perdido um jovem promissor para o terror (Amin estava entre os melhores alunos de seu colégio), mas avisa que vai continuar combatendo o terrorismo internamente de forma dura.

Portanto fica o aviso: os EUA não vão pegar leve com ninguém em nenhum momento e mesmo na internet alguém estará sempre de olho, seja você jovem ou adulto.

Fonte: DoJ.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Gaius Baltar

    Acho que uma coisa é uma idiotinha dizer “viva a Al Qaeda” ou passar trotes para a American Airlines, outra é alguém recrutar militantes e fazer transferências. Concordo com o Ronaldo, mereceu a cana e ainda teve sorte de ser branda.

    • Lui Spin

      O que ele fez foi participar ativamente do ISIS.

      Mandou dinheiro, ensinou a mandar dinheiro, ajudou um jovem a integrar o ISIS, etc. Só faltou amarrar uma bomba no corpo e invadir uma escola.

      Pena foi branda mesmo.

  • Vagner Da Silva

    Se eu estivesse preso com ele já sei quem “didaticamente” (pra deixar de ser trouxa) seria o escolhido para ser o esconderijo do celular do pavilhão.

    • Micro Tac Motorrola…

      • Alexandre Souza

        motorola ultra classic 8000…ou o dyna-tac

    • Yuri

      Estojinho™

    • Atrollando Natuacara

      E o escolhido “didaticamente” deve estar pensando mas que F*##$% dessa moda de phoblets de acima de 11 ‘…

  • Extremistas deveriam ser mortos, com requintes de crueldade.
    Humor negro à parte, deveriam começar a utilizar de alguns métodos cino-nipônicos de humilhação familiar, pra não deixar nem criarem esses toletes de matéria fecal não aproveitáveis….
    …não sou extremista, sou eficiente…

  • jairo

    Se estava tentando recrutar …..mereceu a cana….

  • Acho é pouco!

  • Yuri

    “O FBI lamentou o fato do país ter perdido um jovem promissor para o terror (Amin estava entre os melhores alunos de seu colégio)…”
    Era um bom garoto bomba em potencial… WTF!

  • Adriano Martins

    Olha a islamofobia, gente. Cuidado com o que comentarem, vai que o Jean Wyllis acessa o Meio Bit ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    • Eduardo

      Confesso que pensei em responder até perceber a ironia.

    • Ivan

      Ele iria adorar, defender um menor e defender islamismo.

  • Eduardo

    Fosse algo como ‘Viva o ISIS’, talvez eu pensasse exagero. Mas o cara ajudava a arrecadar dinheiro e a recrutar pessoas? Saiu foi barato demais. Devia é ficar o resto da vida no xilindró. Ou ser enviado para trabalhar junto dos amigos no ISIS.

    Afinal, apoiar terrorista morando nos EUA é para covardes.

  • Ivan

    Se fosse no Brasil iria chover de gente defendendo o coitado por ser apenas um menor inocente que não sabia o que fazia, pais serio é diferente, cometeu um crime pague por isso.

    • Rodrigo

      Vide o sujeito que ameaçou cortar a cabeça da Dilma e vai ficar por isso mesmo.

      • Well Dias

        Tem também o presidente da CUT ou o Cabeça do MST, o Stédile, que ameaçou o país inteiro caso não fizessem o que mandavam.

        • Jorge Dondeo

          Dentro do senado, que fique claro.

        • Rodrigo

          A diferença é que o crime de ameaça é previsto no código penal, artigo 147. Já o cabeça da CUT ou do MST (os dois ameaçaram o país inteiro?), não há crime onde enquadrá-los.

          A única falha no meu argumento é que o crime de ameaça precisa ser representado, ou seja, aquele que sofre a ameaça precisa registrar a queixa. O que dificilmente a Dilma fará, por isso não acontecerá nada com o cidadão.

          • Well Dias

            Ambos disseram que ser for preciso pegarão em ARMAS para defender Dilma daqueles que querem que ela entregue o cargo. Se você levar em conta que quase metade da população não votou nela, e que hoje ela tem cerca de 7% de aprovação, isto significa que estão dispostos a usar violência contra boa parte da sociedade brasileira.
            Se isto não é ameaça, não sei mais o que é. Alías, sem muito esforço daria pra dizer que isto é um movimento terrorista.

          • Rodrigo

            Cara, a questão é que o crime de ameaça requer um sujeito ativo e um passivo, identificável. Tudo bem, o ativo poderia ser ou um ou outro, mas e o passivo? A sociedade?

            Você até poderia denunciá-los por ameaça, mas como não fica configurado que a ameaça é contra você diretamente, não fica configurado o crime. Estamos aqui falando de aspectos técnicos.

            Diferente se eles fizessem essa ameaça direcionada ao procurador geral “pegaremos em armas se você denunciar a presidenta”, aí ok, o procurador poderia se sentir ameaçado e fazer a queixa contra eles.

            No Brasil a legislação que tipifica o crime de terrorismo foi aprovada há pouco tempo, mês passado, e ainda não foi regulamentada, portanto, também não há como acusá-los de terrorismo, portanto, nem um nem outro crime eles cometeram.

          • Well Dias

            Entendo, realmente não fiz uma avaliação técnica.
            Mas fiquei intrigado com o que você disse a respeito da não configuração de ameaça se levar ao estritamente técnico. Daí dei uma rápida olhada na constituição, no caso que eu sitei tem abertura para atentado contra o Estado e ordem pública conforme artigos 2o, 11o, 12o e 15o e 370o.
            Não estou querendo fazer disputa ou coisa do tipo, só fiquei curioso para saber onde estas ações se encaixariam. É um palpite apenas.

          • Rodrigo

            Acredito que estejas falando da Lei 1.802 de 1953, e artigo 37 em vez de 370, pois na Constituição nenhum dos artigos citados por ti tem relação com o assunto.

            Dos citados, os que poderiam se encaixar são o 12º e o 15º. Mas partindo deste ponto de vista, também poderiam ser encaixados nesta lei aqueles que pedem a volta da ditadura militar, por exemplo (subversão da ordem política). Na verdade essa lei pode ser interpretada de várias formas, já que não define exatamente, não tipifica, o que seria atentado contra a ordem política e social.

            Não considero uma disputa, também não tenho todo o conhecimento. Seria bom se todo mundo tivesse essa dúvida e debatesse os assuntos mais técnicos, pois nesse caso seriam menos bobagens disseminadas por aí.

          • Alexandre Souza

            “sitou”? O_o

          • Lui Spin

            Foi terrorismo sim.

            Presidentes de movimentos ameaçando pegar em armas, não podem ter outro nome.

            No final das contas, 9 meses depois, a anta foi afastada da presidência e os covardes não tiveram coragem de pegar nem em facões.

      • Ivan

        Pois é, infelizmente vai ficar por isso mesmo, ele nem ira conseguir, infelizmente.

      • Alexandre Souza

        eu doaria 100 reais

  • OverlordBR

    O mané mora nos EUA e apoia a ISIS de longe, pela Internet?

    Porque não vai lá para a Síria pegar em armas e lutar junto com os “irmãozinhos” dele, viver sob as lindas e fofas leis da ISIS?

    Aliás, cadeia nos EUA é o paraíso (sem as 72 virgens e os rios de leite e mel) comparado a viver em “liberdade” sob o domínio da ISIS.

  • Pingback: Adolescente vai em cana por apoiar o ISIS no Twitter - paschoal.net - notícias de tecologia | paschoal.net - notícias de tecologia()

  • Mateus Azevedo

    “136 meses de reclusão” … “pena mais suave”
    Vou nem comentar como seria num país um pouco mais abaixo do Equador.

  • Rolando

    Realmente pegaram leve com o sujeito, ele ajudou um grupo de genocidas tresloucados a angariar dinheiro e pessoal.

  • AnGr4

    Quando o juíz deu a pena ele disse: “Silence! I kill you!”

  • Torquato TI

    “O Blog de tecnologia de quem tem opinião” – Cadê minha opinião? foi triste.

    • Errr, foi barrado pelo Protocolo ZICA?

      • Provavelmente postou meia-dúzia de links, caiu no buraco-negro do Disqus. Por mim fica lá, eu não gosto de Interestelar.

        • Torquato TI

          O pior que não fiz isso! O crime politico que lembrei que o partido que deu origem ao nazismo se chamava Partido dos Trabalhadores!

  • Jorge Dondeo

    Cara ficou barato. Toda organização tem uma séria de membros, que trabalham em todas as áreas, não é por que o cara não explodiu uma bomba, que a colaboração dele torna-se menos criminosa. Seria como poupar um nazista, por que ele não executava as pessoas, pois trabalhava no administrativo do partido.

  • Nil Obermüller Schaupp

    ISIS valverde nude, eu apoio!

    • Leonam Ramos Folí

      ja é a segunda vez q a ISIS estraga a vida de alguém!

  • Julio Verner

    Só torço par aaté o fim da vida ver o Tio Sam na mesma cruz que criou.

  • Jefferson Viana

    O que eu acho impressionante é a fragilidade mental desses novense ocidentais de origens islâmicas e a total falta de senso critico.Eu creio que muito disso seja culpa da própria família que força os mais jovens a viver dentro de sua bolha cultural e religiosa. Eu cresci vendo cavaleiros do zodíacos, chaves, simpsons, caverna do dragão etc etc…, esses proto-terroristas deveriam assistir south park, american dad, simpsons, black jesus, full metal alchemist, etc, etc, etc.., deveriam ser expostos a diversidade cultural maior.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis