Meio Bit » Arquivo » Internet » Yahoo vai nos livrar das senhas, mas há um porém.

Yahoo vai nos livrar das senhas, mas há um porém.

A proposta do Yahoo é acabar com as senhas, mas temporariamente. Quer dizer, eles vão te dar MAIS senhas, além das que você tem, mas por incrível que pareça é uma coisa boa.

9 anos atrás

a113-terminator

Eu tenho um problema sério de senhas. Bem antes de ter idiotas todo dia tentando invadir minhas contas achando que minha senha do Gmail é “vendramini”, eu já era paranóico. WarGames, Quebra de Sigilo, os seriados da infância, tudo contribuiu para que minhas senhas fossem seguras. Em alguns casos em nem sei a senha, guardo em arquivos offline.

Esta é uma senha típica que uso.

t5ffT$G(15IwxN*JUp7dWqF"Jt2GUQmCUp+

Aí eu vou instalar um equipamento novo, não tem como conectar e copiar o arquivo, sou obrigado a digitar essa desgraça.

A proposta do Yahoo, que já está rolando nos EUA, se propõe a resolver isso, de uma forma bem criativa. A idéia é simples: você usa aquela senha monstruosa para entrar no Yahoo, se autentica, prova que você é você.

Daí vai nas configurações de segurança e habilita “Senhas On-Demand”. Insere seu número de celular, confirma e pronto.

Quando você for usar um computador suspeito (e todos são) em um evento, na casa de um conhecido, num hotel, acesse o Yahoo com seu username e clique “envie minha senha”.

O sistema mandará um SMS para seu celular com uma senha temporária de uso único. Você a digitará e pronto, seu acesso garantido, sua senha de verdade protegida, pois nunca passou pela rede suspeita.

De um certo ponto de vista é melhor, ou pelo menos mais prático do que a autenticação em dois níveis. É algo que eu gostaria de ver nos principais serviços online, e o único porém da idéia é que para nós que moramos no mato (da linha do Equador pra baixo) é complicado confiar nas operadoras de celular, corre risco do código não chegar nunca.

Fonte: WC.

relacionados


Comentários