Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Toshiba lança primeiro cartão SD com conectividade NFC

Toshiba lança primeiro cartão SD com conectividade NFC

Apresentado na CES 2015, Toshiba começa a vender cartão SD que permite visualização prévia de seu conteúdo em smartphones via NFC

9 anos atrás

toshiba-sd-card-nfc

Kingston, Samsung, SanDisk e outras fabricantes disputam há anos uma guerra acirrada para definir quem será a empresa dona dos cartões SD com maior capacidade e mais rápidos. Longe de mim reclamar, quanto mais eles batem a cabeça melhor pra gente, porque a tecnologia avança e consequentemente os cartões ficam melhores — e mais baratos. Tente comparar o custo de um cartão de 128 MB oito anos atrás e um de 64 GB hoje.

A Toshiba entretanto resolveu ir por outro caminho: acrescentar funcionalidades. Com isso temos essa pequena belezinha, um cartão que possui conectividade NFC.

Para começar é bom ir devagar com o andor: o cartão não permite transferência de dados via NFC. A funcionalidade permite que o usuário conecte o acessório ao smartphone Android através de um app dedicado chamado Memory Card Preview, que faz o que o nome sugere: saiba o espaço disponível e pré-visualize seu conteúdo, com direito a miniaturas das imagens armazenadas.

toshiba-sd-card-nfc-002

Isso é uma mão na roda para quem possui muitos cartões SD e depende deles para trabalhar (fotógrafos por exemplo): com o cartão da Toshiba e um Android é possível saber qual deles contém o quê e qual possui espaço suficiente para uma nova sessão de fotos. Embora não permita transferência de dados, eu vejo a adição do NFC como uma bela vantagem sobre os concorrentes que fatalmente será copiada, claro.

Por enquanto o cartão SD com NFC da Toshiba só está disponível no Japão (em breve no DealXtreme mais próximo de você) nas versões de 8, 16 e 32 GB. Os preços variam entre 2 mil e 7 mil ienes (entre R$ 47,80 e R$ 167,30, valores de 16/02/2015). Já o app Memory Card Preview pode ser baixado aqui e é compatível com Android do 4.0 Ice Cream Sandwich ao 4.4 KitKat.

Fonte: AN.

relacionados


Comentários