Meio Bit » Arquivo » Hardware » Jaguar Land Rover, que não sabe brincar, cria tecnologia para proteger… ciclistas

Jaguar Land Rover, que não sabe brincar, cria tecnologia para proteger… ciclistas

Great News! A Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma tecnologia que alertará motoristas caso ciclistas apareçam de pontos cegos, como as laterais do veículo. Mais ainda, até as portas estão protegidas, evitando aqueles cômicos mas caros acidentes que envolvem funilaria e dentista.

9 anos atrás

ciclistas

Ciclistas são um problema sério para qualquer um que goste de carros. Suas bicicletas de titânio e fibra de carbono arranham latarias facilmente, e como em geral eles são saudáveis, contêm muito sangue, o que é terrível para o estofamento, além desses capacetes de Kevlar projetados para destruir o pára-brisas do mais caro Porsche.

Em um mundo ideal sem ciclistas isso não seria problema, mas o lobby deles é forte, inclusive conseguiram o privilégio de trafegar por ruas pagas com impostos dos motoristas. Então o jeito é arrumar uma forma de proteger os indefesos donos de Land Rovers dessas ameaças em duas rodas não-motorizadas.

A Jaguar Land Rover está trabalhando nisso!

Graças ao Bike Sense acabaram os dias em que um mal-educado estragará seu prazer de ouvir rádio, fugindo para o hospital com a desculpa de que a antena do seu carro está alojada na arcada dentária dele.

O negócio é bem legal. O carro utiliza uma série de sensores para determinar se há bicicletas por perto. Caso uma se aproxime e invada sua Zona de Exclusão, Espaço Pessoal ou como você preferir chamar, um alerta com o som de uma irritante campainha de bicicleta soará, do lado em que o invasor estiver se aproximando. Ah sim, um jato de ar em seu pescoço também indicará a ameaça iminente.

hitler

Nada mais precisa ser dito

Se você estiver parado e resolver exercer o sagrado direito constitucional de sair do carro, e um desses maníacos vier descendo a rua, caso o carro detecte um possível ataque (acidente my ass) o carro piscará uma luz na maçaneta, acompanhada de uma vibração. Você será alertado e o biltre partirá em busca de outra vítima inocente.

Caso você esteja parado em um sinal e um desses vândalos black blocks facção Caloi passar na sua frente, mesmo que esteja sem bicicleta será identificado, marcado e quando o sinal abrir, caso ele tente o velho truque de armar uma cilada para que você seja injustamente acusado de atropelá-lo, o carro soará um alarme, o pedal do acelerador irá vibrar e se ele não sair da frente, o desafiando, o pedal ficará duro, assim mesmo que você se sinta tentado, terá tempo de pensar duas vezes.

http://www.youtube.com/watch?v=_rw3Cia9WZ0Bike Sense, Jaguar’s latest technology research to make drivers and cyclists safer

A grande vantagem aqui é que a tecnologia não se resume a um ícone no painel, além de indicar onde o risco está, no espaço tridimensional, o faz de formas que você percebe. Pouca gente fica impassível diante de uma baforada no cangote.

Por enquanto o Bike Sense ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, mas em alguns anos estará disponível, replicado e popularizado, evitando que milhões de carros sejam danificados por ciclistas inescrupulosos. Claro, sempre há os realmente distraídos, essa minoria também será beneficiada com essa tecnologia, e poderão agradecer usando esta camisa:

Clarksons-Cycling-TShirt

Fonte: W.

relacionados


Comentários