Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Netflix finalmente chega ao Ubuntu via Chrome

Netflix finalmente chega ao Ubuntu via Chrome

Netflix finalmente aterrissa no Ubuntu: usuário da distribuição Linux só precisam instalar o Chrome 37 para ter acesso ao serviço de streaming

9 anos e meio atrás

20131017netflix-building_thumb.jpg

Usuários de Ubuntu, comemorem: agora será possível assistir à Netflix através da distribuição Linux sem gambiarras, hacks ou quaisquer outras marmotagens, ainda que seja somente através do Chrome.

A bem da verdade a Netflix demorou muito para dar suporte ao pinguim, já que ele conversava há tempos com HTML5. O grande problema que impedia sua instalação no Linux era, segundo a empresa o fato de que na aplicação para desktop ele ainda utilizava Silverlight, o plugin da Microsoft que está morrendo junto com o Flash. Quem utilizava Linux, independente da distribuição era obrigado a realizar algumas gambiarras a fim de acessar o serviço via navegador, como a necessidade da biblioteca NSS versão 3.16.2 ou superior na versão 14.04 LTS. Já a 14.10 virá com suporte nativo.

Só que a Netflix resolveu facilitar as coisas. A partir de agora, basta instalar a versão 37 do Chrome no Ubuntu nas duas últimas versões LTS que você já poderá utilizar o Netflix sem problemas. Àqueles que utilizam distribuições como Mint e Arch Linux, já é sabido que ambas serão plenamente compatíveis também. Isso pelo menos vai reduzir o número de plataformas que o serviço de streaming não está presente, mas ainda não acaba com um pequeno problema de filosofia: ao menos em desktops o Netflix não é para leigos.

O Cardoso já relatou problemas anteriores com o Netflix justamente por conta do Silverlight, mas o problema nem é esse: é a inabilidade do serviço em facilitar a vida do usuário. Aquele que paga para assistir seus filmes não quer passar por um tutorial em nove passos para resolver um bug; ele quer ligar, assistir e pronto. É preciso tornar o serviço mais user friendly possível, e distros como Ubuntu e Mint não são nem de longe bichos de sete cabeças e podem ser usadas por um leigo tranquilamente. E ele não vai querer abrir um terminal para caçar bugs.

Caso tenham resolvido esses impasses ao se livrarem do Silverlight parabéns, o público só tem a agradecer por mais uma plataforma compatível com o Netflix.

Fonte: U.

relacionados


Comentários