Meio Bit » Arquivo » Indústria » Começa amanhã a pré-venda da GE Link, lâmpada LED inteligente da General Electric

Começa amanhã a pré-venda da GE Link, lâmpada LED inteligente da General Electric

Você acha que a HUE da Philips é cara? Bom, a General Electric quer entrar na briga das lâmpadas LED inteligentes com a GE Link e promete preços mais baixos que o famoso concorrente. Pré-venda começa esta segunda-feira (30) e o lançamento da GE Link é previsto para setembro.

10 anos atrás

Laguna_GE_Link_LED_1

GE Link, a lâmpada LED inteligente que veio brigar com a HUE da Philips (Crédito: GE News Room)

O tio Laguna sempre teve interesse nas lâmpadas LED, inclusive meu 1º texto no MeioBit WordPress (tchau Zé Gotinha do Drupal) foi sobre uma lanterninha HPLED comprada na DealeXtreme. Bons tempos. Até comprei uma lâmpada por lá com uma centena de LEDs mas ela queimou uns meses depois. Quando funcionava era até boa, mas não conseguia por si só iluminar um ambiente pequeno como um mísero quarto de 10 m².

O objetivo de quem compra uma lâmpada LED para iluminar um cômodo é que ela dure bem mais que uma lâmpada fluorescente compacta. Há teorias conspiratórias sobre a existência de lâmpadas incandescentes que conseguem durar 100 anos, mas acho óbvio que empresas como a Philips e a OSRAM não gostariam nada de que algo assim viesse a público. Até porque pegaria mal para a Philips, que quer vender a eficiente lâmpada TLED prometendo economizar bastante energia durante a respectiva vida útil do componente.

Agora sério: sexta-feira a General Electric do Thomas Edison entrou na briga das lâmpadas LED inteligentes apresentando a marca GE Link, e promete dar trabalho a concorrentes como a Philips HUE pois os preços anunciados estão bem mais em conta. A pré-venda da GE Link começa amanhã (segunda, dia 30) exclusivamente na loja Home Depot e os preços começam em apenas US$ 15 para a lâmpada equivalente à incandescente de 60 W.

Laguna_GE_Link_Wink_app

Kit da GE Link, um pacote com duas lâmpadas mais o hub para torná-las conectadas e inteligentes (Crédito: GE News Room)

Detalhe que a linha HUE da Philips já está no mercado há dois anos e o pacote mais básico (três lâmpadas + hub que faz a conectividade com o smartphone) custa US$ 199 (algo em torno dos 1.299 reais segundo a filial brasileira) enquanto o mesmo kit da General Electric com uma lâmpada a menos sai a 49 dólares na pré-venda.

O hub da GE Link foi feito em colaboração com a Quirky, uma empresa de design que administra o aplicativo Wink para iOS e Android. Ainda antes do lançamento oficial do GE Link em setembro o app terá atualização oficial para ser compatível com tais lâmpadas.

De acordo com o CNet, a lâmpada mais barata foi feita para durar até 25.000 horas gastando 12 Wh ao emitir uma luz com temperatura de cor 2.700 K (amarelada) de 800 lúmens, são 67 lúmens por watt. Nada mal, em teoria pode realmente iluminar tão bem um cômodo pouco maior que 10 m² quanto uma fluorescente compacta de 15 W, isso segundo a concorrente Philips. 😛

Vou preferir comprar apenas uma lâmpada para testar (usa o tradicional receptáculo norte-americano E-26 legado das incandescentes) e, caso satisfeito, eu ainda queira uma Internet Das Coisas dentro de casa, me arriscarei no kit básico da GE Link.

relacionados


Comentários