Meio Bit » Arquivo » Ciência » Globo e FIFA dão rasteira em paraplégico

Globo e FIFA dão rasteira em paraplégico

Vergonha total. A cena que todo geek esperava, um paraplégico usando o exoesqueleto controlado pelo cérebro dando o chute inicial da Copa se resumiu a 3 segundos de vídeo, sem comentários, enquanto Galvão narrava a chegada de um ônibus. Parabéns, Globo, Parabéns, FIFA.

10 anos atrás

globomente5

Essa imagem que você está vendo foi o ápice da Abertura da Copa. Mostrando que não só o Brasil é capaz de organizar eventos de nível mundial, mas também acreditamos e investimos em ciência e tecnologia. Nem de longe é uma solução, mas uma prova de conceito, uma demonstração da pesquisa feita pelo neurocientista Miguel Nicolelis e sua equipe da Duke University.

Eles conseguiram desenvolver sistemas de biofeedback que permitiam a macacos controlar com o cérebro membros robóticos, e recentemente chegaram a recuperar o sentido do tato. A pesquisa apresentada, fruto de uma promessa de quatro anos, foi cumprida: um paraplégico, vestindo um exoesqueleto deu o chute inicial da Copa do Mundo.

Isso, claro, se você acreditar nas palavras de Nicolelis, pois todo mundo que viu a abertura da Copa, cortesia da Tia Mariângeles e a turma de Arte & Artesanato da 5ª Série da Escola Municipal Tancredo Neves, achou que o trabalho de Nicolelis estava mais para Flash do que Homem de Ferro.

Vendido (e comprado) como ponto-alto da abertura da Copa, o Exoesqueleto se resumiu a isto:

Bp86il8IAAEk4j9

Isso mesmo. Tela dividida. Galvão Bueno narrava a IMPORTANTÍSSIMA chegada do ônibus com a Seleção Brasileira enquanto ignorava a demonstração tecnológica de um dos raros brasileiros que não se destaca com os pés ou com a bunda. Não é exagero. Em tela dividida foram TRÊS SEGUNDOS, sem nenhuma menção, para em seguida cortar para o ônibus.

A Ciência foi colocada literalmente para escanteio. A apresentação ficou restrita ao canto do gramado. A justificativa da FIFA? O Exoesqueleto era muito pesado e iria danificar o gramado delicado criado pela vó. Claro, com certeza um exoesqueleto pesa muito mais do que um palco-bola com motores. Pombas, a bunda da Jennifer Lopez pesa mais que o exoesqueleto e não foi proibida de acompanhar a dona pelo gramado.

No Twitter comentaram que a apresentação fez sentido, mostrou a exata atenção que o Brasil dá a Ciência e Tecnologia.

Por isso, meninos e meninas, que nosso programa espacial tem datilógrafos. Quase nada fazemos e quando fazemos, não valorizamos. O piloto de provas do exoesqueleto estava usando um lenço cedido pela família de Santos Dumont, um gesto simbólico unindo invenções e inventores separados por mais de 100 anos. Mas isso não interessa, melhor ver uma bosta de um ônibus.

Isso me faz ver o quanto estamos atrasados. Nas Olimpíadas nos EUA, em 1984, o mundo se deslumbrou ao ver um homem voar.

RocketbeltSociety — The Olympics

30 anos depois não conseguimos ver um homem andar.

Leia também aqui no MB:

 
Leia no Contraditorium:

relacionados


Comentários