Facebook vai obrigar usuários a utilizarem o Messenger para conversar via mobile

facebook-mesenger

Quando o Facebook adquiriu o WhatsApp, muita gente se perguntou que destino o app dedicado Messenger teria. Ainda que a empresa tivesse afirmado que “nada mudaria” na administração da aplicação por ser completamente diferente da proposta da rede social, havia a possibilidade que o aplicativo dedicado exclusivamente para se conversar com amigos do Facebook poderia não ter uma vida muito longa. Afinal mesmo o app principal possui função de chat.

Só que isso vai mudar. Zuck já havia avisado anteriormente mas agora os usuários que quiserem bater papo com seus contatos do Feice via smartphones ou tablets em breve não poderão mais fazê-lo através do app principal. E como o WhatsApp não absorveu essa função e pelo que tudo indica nem o fará, a única alternativa será utilizar o Messenger. Para quem possui ambos instalados nada mudará, já que o app do Facebook se conecta automaticamente ao Messenger há alguns meses; a diferença é que isso era opcional, quem não quisesse o Messenger se virava muito bem. Isso não mais irá acontecer.

O Facebook pretende realizar a migração dentro de dois meses. Alguns usuários já estão recebendo notificações acerca da novidade; em breve ambos apps para iOS e Android contarão com um atalho no rodapé, que encaminhará diretamente ao Messenger. A desculpa oficial é que Zuckerberg considera o chat do app principal como “de segunda classe”, e o Messenger proporcionaria uma experiência mais satisfatória ao usuário. É compreensível, mas forçar os usuários a instalar mais um segundo app é questionável; o ideal seria o Facebook atualizar o app principal de modo que ele não dependesse de uma aplicação acessória. Muita gente prefere utilizar uma ferramenta para tudo, e tomar essa direção pode acabar gerando ainda mais antipatia nos usuários.

Fonte: Engadget.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Weuller Faria

    Prevejo populares portando pistolas! Pronunciando palavrões! Promotores públicos pedindo prisões…. e todo mundo usando o WhatsApp e dando um foda-se pro chat do Face

    • Jean Franco

      “e todo mundo usando o WhatsApp e dando um foda-se pro chat do Face”
      E o Facebook rindo a toa, pois a principal alternativa também é deles… Hahahaha 😛

      • Tiago Botino

        hahahahaha, muito bem observado!

      • Maycon Cruz

        Zuck: Vocês não tem pra onde correr! MWAHAHAHAHAHA!

  • Thomas Alexander Ewald

    O problema dos apps do Facebook é que consomem muita memória! Pra quem tem Galaxy S4 não faz diferença, mas em aparelhos mais modestos é muito complicado rodar o facebook e o messenger ao mesmo tempo.
    Dieta já nestes aplicativos!

    • Os aplicativos do Facebook são bem “lerdinhos” mesmo.

    • Archer

      Ia comentar isso. O problema é a lerdeza do app e o consumo de recursos. O whatsapp, que tem dezenas de funções a mais, é bem mais leve mesmo em aparelhos modestos.

    • Mateus Azevedo

      Os apps do Facebook são ruins em praticamente TUDO!
      Mesmo num hardware decente, vivem dando problema.

  • Quando tinha meu Lumia 520, usava o Facebook pelo brower (IE), porque o app do Windows Phone era triste (mesmo o Beta). Quando migrei pro iPhone 5S (em fevereiro desse ano) instalei o app do Facebook e logo que abri as mensagens pediu se queria instalar o app Mensagens. Melhor coisa! Simples, prático, rápido e direto. Não preciso mais abrir a timeline e o caralho a quatro para conversar (ou responder) as pessoas. Teve gente reclamando de notificações duplicadas, mas comigo nunca aconteceu.

    • Mateus Azevedo

      Aqui eu tentei usar o Messenger, mas não rolou. Conseguiu ser mais bugado que o chat do app principal.

      Eu tenho duas reclamações principais: uma são as notificações duplicadas. Não entre os apps, mas entre o pc e o smartphone. É comum eu estar em um chat no PC e continuar recebendo notificações no telefone. Quando isso não acontece na hora, acontece horas depois. Acho que é algo novo, mas é apenas o “histórico”.
      A outra é o carregamento de mensagens anteriores. Eu não consegui ver um histórico do chat, pois toda vez que uma mensagem nova é recebida, o app volta para a “base” da conversa.

      • Quando usava no Windows Phone era uma chatice, pois além da notificação vir no PC e no Lumia, ela continuava no Lumia mesmo depois de eu ter visto no PC. No iOS isso não acontece. Quando vejo no PC a notificação some do iOS.

        Sobre os problemas com o app: tu usa Android ou Windows Phone? Minha namorada ainda usa o Lumia 720, mas cada vez mais ele PARA de funcionar (apps, câmera, wifi…).

        • Mateus Azevedo

          Testei no Android e ele mantém as notificações no telefone mesmo vendo no PC.
          No Windows Phone eu desisti de usar, aquele app da Microsoft era mais bugado ainda ¬¬

  • dreadful

    Eu não instalarei.
    Quando eu acessar o facebook ele vai avisar no messenger que eu estou online?
    Porque eu não estarei, pro messenger.

  • Dois apps engolidores de recursos. Eu prefiro ter nenhum, a acessar o facebook pelo browser mesmo. Tão bom ou talvez até melhor que usando o app 😀

  • Hélio Márcio Matos dos Santos

    Que bom, por dois motivos: 1. O chat embutido estava ultrapassado e 2. Talvez agora o app principal do Facebook pra Android fique mais leve.

  • Pingback: Google Drive vai perder opção nativa de editar arquivos via mobile | MichaelSantos()

  • Pingback: Google Drive vai perder opção nativa de editar arquivos via mobile()

  • Pingback: Uso do Facebook Messenger mobile agora é obrigatório()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia