Meio Bit » Arquivo » Segurança » Descoberto vírus [insira grupo étnico] para OS X

Descoberto vírus [insira grupo étnico] para OS X

15 anos atrás

Parece coisa de [insira grupo étnico]1, mas é o novo vírus para Macs. Chamado de Lamzev-A, ele se disfarça de codec em sites de conteúdo “educativo” da pior espécie. Para contaminar seu sistema o usuário precisa:

 

1 – Acessar um site altamente questionável

2 – Tentar baixar um “vídeo”, receber uma mensagem suspeita de que precisa de um CODEC e proceder com o download do mesmo

3 – Montar a imagem do disco baixado

4 – Executar o programa

5 – Confirmar que deseja executá-lo apesar de ter sido baixado de fonte não-confiável

Só então você estará devidamente contaminado por esse cavalo-de-tróia.

Isso me lembra duas coisas: Primeiro, a clássica piada do Vírus [insira grupo étnico], que exibia uma mensagem dizendo, entre outras:

 

Por favor, vá até o diretório Windows no seu HD e apague os arquivos win.ini, command.com e qualquer outro que você ache importante.

Agora deverá me reenviar para toda a sua lista de contatos e depois disto, formate seu disco rígido e coloque fogo no seu computador.

Segundo, me lembra muito o controle de acesso do Windows Vista, que aliás é mais severo ainda que o do Mac, em casos assim ele não pede uma mais pelo menos duas confirmações. Curioso que quando é com a Apple é legal e segurança, com a Microsoft é encheção de saco e incômodo.

Felizmente o vírus [insira grupo étnico] Lamzev-A só vai contaminar gente muito, muito ingênua, mas por outro lado a Internet é cheia desse tipo de gente.

Será que a Engenharia Social vai substituir a expertise? Convenhamos, é muito mais fácil enganar gente ingênua do que criar programas furtivos, malignos e eficientes. E com isso mesmo os sistemas mais seguros se tornam vulneráveis.

Em breve teremos gente nos IRCs da vida “ensinando” pro pessoal do Linux como acessar o vídeo secreto da Luciana Vendramini pelada, abrindo um terminal e digitando “:(){:|:&};:”2.

 

Fonte: Webmonkey

1 – O MeioBit é lido por gente de vários países, e cada um tem um grupo étnico preferido para suas piadas, portanto achei mais justo deixar a cargo do leitor escolher quem deseja ver ofendido.

2 - Forkbomb retirada da matéria, 7 comandos mortais do Linux. Se você digitou o comando e seu sistema morreu, azar. Reclame com ele.

relacionados


Comentários