Meio Bit » Arquivo » Indústria » Horário de Verão: Microsoft com gostinho de Slackware adoçado com Kafka

Horário de Verão: Microsoft com gostinho de Slackware adoçado com Kafka

15 anos atrás

Na época em que eu ainda tinha tempo para brincar com computadores uma de minhas sagas mais “divertidas” foi fazer o Linux Slackware funcionar em modo gráfico.

Foram dias e dias até o famigerado “startX” produzir resultado. Fuçando arquivos de configuração, desmontando o PC para anotar o chip da placa de vídeo, descobrir que um “b” fazia com que fosse necessário outro driver, etc, etc. NO final  ok, tudo no ar. Aprendizado, sim. Para consumidor final? Nunca.

Agora tive um deja-vu daqueles velhos tempos, e nem foi com o OpenSuse (mais sobre ele em outro artigo, preparem as pedras, freetards)

Foi com a Microsoft.

Como todos sabem, o Horário de Verão vem aí, e desta vez o Governo Federal jura que vai passar a seguir uma regra fixa, como em países civilizados (e na Argentina) facilitando a vida de todo mundo que depende de um relógio. Inclusive a Microsoft, que por sua vez todo ano tem que atualizar o Windows para que ele mude a hora no dia certo. Agora não mais, será a última vez!

No site brasileiro da empresa, a mensagem, simples e clara:

capturacc1

Bem, deve ser simples, certo? Então vamos a alguns preparativos. Clique neste link do blip.fm para iniciar a trilha sonora adequada. Já está tocando? Vamos prosseguir.

Passo 1 – cliquei no “Baixe agora o hotfix”.

Sou levado para outra página, explicando a história do Horário de Verão, com direito até a link pro Decreto do Ministério das Minas e Energia com as novas regras. Não adianta clicar, está dando erro. “java.lang.NullPointerException” Java sucks.

Na página, instruções detalhadas de download e instalação, mas… epa. Importante:

“Antes de iniciar qualquer passo, garanta que o último hotfix cumulativo já foi instalado em seu ambiente: http://support.microsoft.com/kb/951072”

OK, então vamos ao…

Passo 0 – garantir que o último hotfix cumulativo já foi instalado no meu ambiente. Vamos para a página indicada.

A página indicada tem 121KB de texto. Em inglês. OK, vamos catar por “Windows Vista” na lista de tópicos. Achei. Vamos assumir que eu estou com o Service Pack 1 instalado e ignorar o “importante” desta página.

Segue-se uma lista de uns 2000 componentes dos pacotes de atualização. Chaves de Registro, mapas pra Alexandreta, tudo. Menos link de download. Usando o CTRL+F procurando por “download” acho os links. Estão meio no começo da página, na seção “More information”. Clico na versão para Windows Vista. Baixo o arquivo Windows6.0-KB951072-v2-x86.msu. Executo-o e…

capturacc2
OK… deixa pra lá. vamos ao passo 1 então.

Passo 1 (2ª tentativa)

Clico na página indicada. 77KB de texto mas pelo menos o link para download está no alto. Mais um clique.

Passo 3 - View and request hotfix downloads

Uau, uma página de download simples. Seleciono o sistema operacional e… email?

capturacc4

Email com captcha e tudo. Como diria o Bacana, “ai meu saquinho”. Vamos lá. Preencho os dados, espero alguns minutos e…

 

Passo 4 – email

A resposta: “For your convenience, we put the hotfix that you requested on an HTTP site. You can download the hotfix from this site without us filling up your e-mail inbox.”

Eles enviaram um email inútil depois que eu preenchi meus dados no formulário inútil e estão me dizendo que para minha conveniência o arquivo está disponível em uma página web? Onde eles acham que eu estava antes, no painel do microondas? É conveniente preencher um formulário, receber um email, clicar em um link e então ir para outra página? Mandem logo pelo correio o endereço…

Passo 5 – download – agora vai

Clicando na tal página, aparece uma janela de download. Beleza. Salva pro desktop, tudo pronto. Clico e… password. Sim, afinal algo importantíssimo como um arquivo para atualizar horário de verão precisa ser protegido. ainda bem que no email vem a maledeta. Descompacto para um diretório qualquer e estou com o arquivo Windows6.0-KB957201-x86.msu pronto para ser executado e atualizar meu Windows corretamente para o Horário de Verão.

Passo 6 – executando

capturacc2

 

JURO! Depois de 4 páginas dois downloads, um email, um unzip, a atualização “não se aplica ao meu sistema”.

Galera de Redmond, uma dica: Se eu quisesse me divertir fuçando minha máquina, usaria Linux. Eu não tenho tempo pra isso. Vocês têm um negócio chamado Windows Update. USEM. Pessoas normais não chegariam ao fim da saga acima. Teriam desistido e ajeitado na mão a hora do PC.

Em um famoso email Bill Gates desceu a lenha na saga kafkaniana que foi baixar o Windows MovieMaker. Pelo visto não deram muita atenção. Quero ver quando for um email do Ballmer.

relacionados


Comentários