Meio Bit » Arquivo » Games » Tema livre: mitologia grega

Tema livre: mitologia grega

16 anos atrás

Duvido que em sua época os gregos imaginariam que suas histórias e lendas ainda seriam contadas tantos séculos depois. De fato, trata-se de um universo tão rico e vasto que vem servindo como inspiração para um sem-número de obras, dentre elas livros, filmes e também jogos. E é sobre alguns deles que eu gostaria de comentar hoje.

Altered Beast

Talvez esse clássico do beat'em up tenha sido o mais antigo título a se valer do tema mitologia grega. O jogador, na pele de um guerreiro trazido da morte pelo poder de Zeus, deve enfrentar exércitos de inimigos a fim de libertar a cativa Deusa Atena (acho que já vi isso antes). Ao longo do caminho é possível coletar esferas brilhantes que tornam o personagem mais poderoso, e com três delas o guerreiro assume uma forma zoomórfica dotada de habilidades especiais, sendo: lobisomem, homem-urso, dragão, homem-tigre e lobisomem dourado. Ao fim de cada fase deve-se enfrentar o mago Neff, raptor de Atena, que também se apresenta em diferentes formas bestiais. Foi lançado pela Sega originalmente para os arcades em 1988, recebendo mais tarde versões para várias plataformas, dentre elas Mega Drive, Game Boy Advance e até PS2, e atualmente encontra-se disponível para o Wii via Virtual Console. É um jogo bem difícil, lembro de ter perdido muitas fichas no arcade tentando chegar o final. Somente no Mega Drive consegui a façanha.

Age of Mythology

Produzido pela Ensemble Studios e lançado pela Microsoft em 2002, Age of Mythology seguiu o caminho bem-sucedido de outros jogos do gênero real-time strategy. Da mesma forma temos civilizações antigas que combatem pela supremacia, porém aqui, ao contrário de seu irmão mais velho Age of Empires, estão presentes diferentes criaturas míticas que lutarão ao seu lado. E como o assunto é mitologia os gregos não poderiam estar de fora - você verá toda sorte de seres fabulosos, desde monstros como minotauros, hidras e quimeras até os heróis como Perseu, Ajax e Aquiles. Com tantos elementos próprios o jogo conseguiu um grande número de fãs, tendo vendido cerca de 1 milhão de cópias nos primeiros cinco meses após seu lançamento. No ano seguinte foi lançada a expansão Age of Mythology: The Titans, trazendo como principal novidade os atlantes, que não só compartilham das origens gregas como adoram alguns de seus Deuses e possuem unidades também baseadas em sua mitologia, como a Nereida e Cerberus. Excelente jogo, é possível encontrar atualmente a Gold Edition contendo original+expansão por um preço bem acessível.

God of War

Nesse game de 2002 acompanhamos o guerreiro espartano Kratos, que deve seguir uma dura jornada a fim de vencer o próprio Deus da guerra Ares. O enredo é muito rico e traz ícones da mitologia como a Hidra de Lerna, primeiro chefe a ser derrotado, da mesma forma que faz releituras de lendas clássicas como a Caixa de Pandora, objeto que contém em seu interior todos os males do mundo. Em God of War trata-se de uma arma de incrível poder, capaz de desafiar os próprios Deuses, muito bem guardada em um templo construído nas costas (!) do titã Kronos, que se arrasta servilmente por um deserto. Esta, por sinal, é a arma suprema que dará ao anti-herói Kratos uma chance de finalmente vencer Ares. O jogo obteve ótima receptividade e excelentes notas por sites especializados como Game Informer e GameSpot, e até recebeu o título de melhor action-game do PS2 pela IGN. Depois de uma continuação lançada no ano passado, brevemente veremos o espartano também na tela do PSP. Joguei apenas o primeiro da série no meu PS2, na verdade o terminei há poucos dias. Dizer que "joguei" é pouco: eu curti intensamente cada momento da aventura. E digo sem exagero algum, fiquei uns dois dias pensando no enredo da saga, impressionado com seu desfecho. Estou louco pra comprar a segunda parte.

Outras referências podem ser percebidas mais facilmente nos RPGs, como os Tauren de World of Warcraft, inspirados na famosa criatura que teria habitado o labirinto do Rei Minos, e outras sutis como o Escudo de Prometeu em Ragnarok Online, embora nada seja citado na tragédia grega sobre Prometeu possuir ou não um escudo...

Existem outros títulos que citam personagens da mitologia grega e suas criaturas fantásticas, mas recordei somente desses. Quantos você é capaz de lembrar?

[imagens via Blizzard, Arcade History, Microsoft e IGN]

relacionados


Comentários