Meio Bit » Arquivo » Internet » Mozilla Ubiquity

Mozilla Ubiquity

16 anos atrás

Se existe uma turma que merece o título de "mais criativos da web", provavelmente é o pessoal do Mozilla Labs. Esses caras vivem inventado coisas bacanas e a última delas atende pelo nome de Ubiquity. O conceito tenta facilitar o uso da internet, através de instruções baseadas em linguagem comum.

Pense no exemplo citado por eles mesmo: você deseja enviar um email para um amigo o convidando para jantar em algum restaurante. Atualmente, você pode redigir o texto, procurar o mapa do local em algum site de mapas, procurar opiniões sobre o estabelecimento em sites especializados e depois juntar tudo isso no corpo do email, colando apenas o link para as páginas com as informações. Simples não?

Agora pense em fazer todo este processo da seguinte maneira: você redige o texto, copia a parte onde cita o nome do restaurante e cola no Ubiquity, o sistema acha o mapa e o insere no email. Com os comentários é a mesma coisa. Tudo rápido, simples e preciso. Esqueça linhas de comando, linguagem de programação. Aqui tudo funcionará da forma como falamos/escrevemos. No final você ainda pode adicionar o encontro a sua agenda, apenas digitando a tarefa no Ubiquity. E note que isso é apenas a ponta do iceberg. Para ter real noção do poder do projeto, dê uma olhada no vídeo que está após o break.

O melhor de tudo é que talvez não precisemos esperar anos para ver o serviço em ação. Na verdade, eles já disponibilizaram um protótipo da coisa e quem quiser testar pode inclusive ver o manual aqui. É claro que o Ubiquity ainda está bem "verde", mas não deixa de ser uma ferramenta interessantíssima e que se bem trabalhada, tem tudo para se tornar comum no nosso dia-a-dia.

[via Digg]

relacionados


Comentários