Meio Bit » Arquivo » Segurança » Vírus infecta computadores da Estação Espacial

Vírus infecta computadores da Estação Espacial

16 anos atrás

cylonvirus

Eu desisto. A gente fica tentando educar as salsinhas, mas com que moral vamos dizer que o sujeito precisa ser mais esperto ao lidar com seu acesso Internet, quando ASTRONAUTAS E COSMONAUTAS conseguem contaminar seus computadores? E não foi nenhuma invasão alienígena, não foi Andrômeda. Foi... o W32.Gammima.AG worm, um vírus vagabundo, daquele se pega clicando onde não se deve.

Laptops de uso pessoal e para experimentos não-críticos na Estação Espacial Internacional foram contaminados. Mais de um, então não se sabe ainda se via WIFI ou pendrive. Pior. Vejam o que Kelly Humphries, porta-voz da NASA diz:

"Não é a primeiroa vez que tivemos um worm ou um vírus. Não é uma ocorrência frequente, mas não é a primeira vez"

COMO ASSIM, BIAL?

Quem é o chefe de segurança deles? Quem cuida dos procololos de rede? Gaius Baltar?

Os caras são treinados para comandar manualmente a reentrada de uma Soyuz, lidar com todo tipo de emergência, consertar o Hubble, e não conseguem ser treinados para não clicar em tudo que é email "Enlarge your phaser" que chega?

Pior, a Estação não tem acesso internet direto, não dá nem pra dizer que foi uma "falha do Explorer". O acesso deles é via email, tudo entra por um link de banda KU (aos engraçadinhos: pronuncía-se Cá-Ú).

Questionada se os computadores estavam na mesma rede que os sistemas essenciais, o tal de Kelly disse que não sabia, e mesmo que soubesse não poderia dizer, por questão de segurança de TI. Sim, como se tivessem alguma.

Então vejamos; se eu consigo manter meu sistema, ligado 24h/dia na Internet livre de vírus, e um astronauta, que seria um sujeito bem mais inteligente que a maioria dos ursos, acessando somente email se contamina, temos um problema.

 

Fonte: Wired

relacionados


Comentários