Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon Coolpix P6000 com GPS

Nikon Coolpix P6000 com GPS

16 anos atrás

NikonP6000

Agora a briga vai começar para valer. Em setembro, se realiza na Alemanha a Photokina 2008, que é considerada a maior feira do mundo voltada para a tecnologia e serviços referentes industria fotográfica. A partir de agora os fabricantes vão começar a colocar suas cartas na mesa. Hoje, foi um dia particularmente movimentado. A Sony anunciou duas novas câmeras, as DSC T700 e DSC T77, e a Nikon jogou na roda nada menos do que 6 novas câmeras. A Nikon Coolpix S60 é uma supercompacta que vem para concorrer com a série T da Sony. Já as Coolpix S560, S610, S610C e S710 são compactas interessantes para o uso geral e doméstico. Porém, a grande vedete desse dia foi a Nikon Coolpix P600. Ela é, de longe, o equipamento mais relevante dessa leva.

A câmera possuí 13 megapixels de resolução máxima em um CCD de 1/1,72 polegadas (0,41 centímetros quadrados). Á resolução máxima assusta, mas isso é compensado, pelo menos em parte, pelo CCD um pouco maior do que a média das outras compactas. Ela possuí 4x de zoom ótico,sendo que a grande angular começa em confortáveis 28mm. Porém, duas características chamam mais a atenção do que as outras. A primeira é que a câmera vai gerar arquivos em um novo formato RAW, chamado pela empresa de NRW) que será compatível com a nova versão do Windows ou qualquer aplicativo da Microsoft voltado para esse fim. Ou seja, muitos usuários vão poder editar seus arquivos brutos tendo para isso apenas as ferramentas do sistema operacional do tio Bill Gates (claro que ninguém está falando da qualidade das ferramentas da Microsoft). A câmera também vai ser capaz de converter esses arquivos para JPEG, embora eu não tenha visto muita utilidade nesse recurso.

A segunda característica interessante e a presença de um GPS na câmera. O recurso, muito famoso entre os fotógrafos aventureiros , vai inserir no arquivo exif das fotos as coordenadas geográficas do local de onde foi feita a foto. De resto, temos o pacote básico com monitor LCD de 2,7 polegadas, velocidade ISO variando de 64 a 1600, sapata para flash externo e uma linha de acessórios opcionais.

A Nikon Coolpix P6000 vai estar disponível para o consumidor em setembro pelo salgado preço de U$ 500,00.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários