Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google App Engine: novo serviço para cloud computing

Google App Engine: novo serviço para cloud computing

16 anos atrás

O Google acaba de lançar o Google App Engine, sua solução para cloud computing, ou seja, aplicativos que rodam integralmente nos servidores da empresa de Mountain View. A idéia é ter ambientes integrados de servidor web, banco de dados e armazenamento. Apesar de não terem sido divulgados os preços para o uso do produto, acredita-se que vai ser um valor de acordo com o uso. Assim, o sistema pode escalar para picos de tráfego, e o sistema automaticamente somente utilizaria os recursos necessários.

Um sistema similar já é disponível pela Amazon, com seu Amazon Web Services, que é composto por: EC2 (elastic computing), S3 (Simple Storage Service) e SimpleDB (para banco de dados), entranto o cliente pode usar somente um dos sistemas independentemente. É muito atraente, por exemplo, usar o armazenamento de arquivos para um site de fotos, por exemplo, ou para um site que tenha muito tráfego de arquivos estáticos. A flexibilidade do sistema é enorme, e permite que start-ups com pouco capital escalem estejam prontas para picos de tráfego.

O Google App Engine está disponível somente para os primeiros 10 mil a criarem uma conta, em período de testes. Cada usuário terá direito a até 500 Mb de armazenamento, e recursos para servir aproximadamente 5 milhões de pageviews/mês. Outro detalhe importante é que o App Engine roda aplicativos feitos em Python somente, com planos para usar outras linguagens no futuro. Uma análise mais extensa está no TechCrunch.

Abaixo um vídeo da apresentação do serviço:

relacionados


Comentários