Free Software Foundation faz vaquinha para ajudar Android Open Source Livre e Do Bem™

replicante

O Android é excelente, ao menos para as centenas de milhões de usuários satisfeitos, mas segundo a Free Software Foundation esses usuários estão errados. O Android não é bom, pelo contrário. Ele se disfarça de Open Source mas trás diversos componentes proprietários, como drivers, e isso é feio, muito feio.

Fora isso, toda versão de Android distribuída com celulares comerciais vem com aplicações proprietárias, tipo de prática que faz o Menino Jesus chorar.

Para evitar isso você pode usar um TuxPhone, ou então procurar uma versão sem componentes proprietários. A recomendada pela FSF é o REPLICANT. Só que como é um projeto tocado por quatro deso voluntários, eles não possuem a infra necessária, e isso complica na hora da certificação.

A Free Software Foundation no passado doou um Galaxy Tab 2 para eles, mas se o Stallman gostasse de sair financiando projetos por aí teria fundando a Richard Stallman & Melinda Gates Foundation, então estão pedindo ajuda à comunidade.

Montaram uma página de doações onde você (você, eu não!) pode contribuir, com Bitcoins, PayPal ou mesmo cartão de crédito, aquela coisa que o Stallman não usa mas pra pedir dinheiro tá valendo.

O REPLICANT não tem Google Play, mas você não quer aquelas aplicações sebosas proprietárias, ninguém precisa de Google Maps e FourSquare para viver.Ele vem com o F-DROID, um repositório FOSS com equivalentes livres para qualquer aplicação fechada.

O lado bom é que você será livre, o ruim é que provavelmente não terá como avisar ninguém disso.

Fonte: FSF

  • True Story

    Quando lançarem um sistema de software livre fechado eu vou apoiar!

  • Ubuntuholic

    Excluído pelo autor.

  • http://mlpbr.blogspot.com/ Agronopolos

    materia boa
    Só não entendo continuar com as analogias FORÇADAS de Blade Runner

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      HEIN?

  • Celio Alves

    Para quê isso, se software fechado é tão seguro por ser… fechado?

  • Luiz Felipe

    Eu quero drivers do radio open source, para poder “brincar”. Boa ideia essa. O driver do radio é um binario que voce linka junto com o rlink para fazer o radio funcionar, e ninguem sabe o que ele faz. Seria bom se voce pudesse fazer o que quiser com o radio do seu smartphone. O resto do sistema operacional e o outros modulos não são tão interessantes, talvez exceto o que gerencia o famigerado SIM.

  • http://fellipec.com Luiz Fellipe Carneiro

    Acho que até o Blackberry vai ter mais usuários que isso.

  • http://blog-do-lucho.blogspot.com.br/ Lucho

    Uma perguntinha: O que aconteceu com o OpenMoko?

  • http://franciscocosta.com franciscocosta

    haters gonna hate