Meio Bit » Arquivo » Hardware » Análise do livro "Hardware - Guia Definitivo", de Carlos Morimoto

Análise do livro "Hardware - Guia Definitivo", de Carlos Morimoto

16 anos atrás

hardwareO título é pomposo... afinal, "Guia Definitivo" acaba com a esperança de qualquer outro autor de escrever sobre o tema. Além disso, cria no leitor a expectativa de encontrar... bem... de encontrar tudo.

Foi com esse espírito (e um certo ceticismo), que abri o "Hardware - Guia Definitivo" (R$ 84,00, ISBN 978-85-99593-10-3), um calhamaço de 847 páginas escrito por Carlos Morimoto (sim, ele mesmo, o autor do Kurumin e do site Guia Do Hardware) e editado pela Editora Meridional.

Nos seus doze capítulos, o livro aborda desde a história dos computadores até os recentes lançamentos da Intel, AMD, nVidia, VIA, ATI e outros fabricantes, passando por placas-mãe, chipsets, placas de vídeo, HDs e até um apêndice sobre redes TCP/IP. Mas não espere encontrar nada anterior ao Pentium 4.

O que mais me chamou a atenção foi o fato de não ser um livro superficial, mas que também não se aprofunda em detalhes que seriam interessantes apenas para engenheiros. É uma boa dose de informação, dicas e macetes.

Sendo de 2007, era de se esperar que estivesse bem atualizado e realmente é o que acontece: há dicas do Windows Vista e dos processadores Core 2. Um destaque também para a sessão sobre manutenção de notebooks, uma área que tem crescido muito e onde há carência de informação.

O único senão fica por conta da linguagem. Um pouco mais de tempo dedicado à revisão cairia muito bem, mas não é nada que tire o brilho da obra. Realmente, esse é daqueles livros para se ter na cabeceira, ou melhor, na bancada. De cético, passei a entusiasta: "Guia Definitivo" é um nome pra lá de acertado.

Pensei dez vezes antes de aceitar a idéia de sorteá-lo entre os leitores... afinal, vou ter que comprar outro. Mas vocês merecem. A brincadeira é simples: escrevam nos comentários o que os leva a desejar o livro. A melhor resposta (vejam: a que os editores acharem melhor) leva. Um link do blog de vocês para o artigo aumenta as chances...

Ah! E gostaria de agradecer ao Morimoto, por ter cedido o livro e à Fabiane, por ter aberto mão dessa maravilha em prol dos nossos leitores.

relacionados


Comentários