Universidade de Boston pede o fim do iPhone, do iPad e do MacBook Air e reembolso por patente

Patent Troll

A Universidade de Boston está tentando impedir a venda do iPhone, do iPad e do MacBook Air, tudo baseado em uma patente registrada 22 anos atrás e que expira em 2 anos.

Ironicamente, dois professores da mesma universidade publicaram um estudo ano passado, concluindo que “trolls de patentes”* são responsáveis por um prejuízo anual de 29 bilhões de dólares.

A patente em questão trata-se de um método para isolar filamentos afilados de nitreto de gálio, seja o que for que isso signifique. O fato é que a Universidade de Boston afirma que iPhone, iPad e MacBook Air utilizam um semicondutor feito desse filamento.

Seja onde for, qualquer que seja o fabricante de tal semicondutor utilizado pela Apple, a Universidade de Boston afirma que está sofrento prejúizos substanciais e irreparáveis.

O pedido de registro da patente data de 1995, com data de criação em 1991, sendo concedido em 1997.

Em 2015, no entanto, a patente expira, faça o cálculo.

No processo a Universidade de Boston pede que a Apple faça um cálculo de todos os lucros obtidos com tais produtos e a reembolse, por uso indevido de sua patente. Também é solicitado que os mesmos não sejam mais fabricados, distribuídos ou vendidos.

*Troll de patentes é a empresa cujo único propósito consiste em comprar patentes para lucrar no futuro. O maior expoente desse modelo de negócios é a Intellectual Ventures, de propriedade de um ex-encarregado da área de tecnologia da Microsoft, Nathan Myrvold. Atualmente ele é proprietário de 1 276 empresas de fachada, detentoras de quase 60 mil patentes, responsáveis por 2 bilhões de dólares de lucro.

Fonte: VentureBeat

Relacionados: , , ,

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples