Digital Drops Blog de Brinquedo

Firefox vence Chrome em teste de desempenho de navegadores

Por em 1 de julho de 2013
emSoftware relacionados   
Mais textos de:

Site | Twitter
  • Antonioni de Araújo Rocha

    Muito bom… Nunca deixei de usar a rapozinha, agora vou continuar fiel, ehe.

  • http://gplus.to/duardbr Carlos Eduardo

    Isso vale para o mac também ?

    • http://www.fkdk.com.br/ j. noronha

      Boa pergunta, vou ver se descubro.

      • Yan Vianna

        Eu Eu acho que o Firefox no Mac é mais rápido que no Windows, enquanto o crome no windows parece mais rápido que no Mac

        • Natan Facchin

          Tenho a mesma impressão.
          Pode ser só impressão, o negócio era fazer os testes. :(

    • Daniel S.

      Não, a versão mais recente desse comparativo para Mac é esta (setembro do ano passado):
      http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-15-safari-6-web-browser,3287.html

  • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

    Faz um tempo que venho percebendo o Chrome perdendo desempenho. Seja na abertura, antes abria praticamente na hora do clique, hoje demora muito tempo, seja na execução geral, lerdeza, demora pra trocar de abas etc. Mas também pode ser minha máquina que já não dá mais conta das implementações, embora o use em duas máquinas distintas e vem apresentando o mesmo comportamento e tenha 6GB de ram em uma e 4GB em outra.

  • Daniel S.

    “Resta saber se depois de adicionar até a pia da cozinha, como é comum nas versões finais do navegador norueguês,”

    Infelizmente isso não ocorrerá. O Opera morreu, a versão baseada no Chromium não se destaca nem entre as cópias do Chrome (aliás, o CoolNovo é melhor do que o próprio Chrome, só pra constar).

    O Chropera nem ao menos tem favoritos! Não pense que é algo provisório por ser uma versão em desenvolvimento. Funcionários da empresa já postaram que não é o caso. Recentemente o próprio Opera lançou uma extensão oficial que simula muito porcamente os favoritos, uma migalha jogada na tentativa de remediar as críticas por essa decisão inaceitável.

    O novo Opera será minimalista como o Chrome, palavras oficiais já disseram que a intenção é ter várias features das versões antigas apenas como extensões. O problema é que o Opera “verdadeiro” tem muitos recursos que estão fora dos limites de atuação de uma extensão.

    O Opera Mail já foi riscado – agora é um programa separado, perdendo 80% da sua vantagem que era estar integrado ao browser.

    Como usuário do Opera – disparadamente o melhor, na minha opinião -, estou desesperado com a “descontinuação” do mesmo. Ficarei na versão atual (12.15) até ela perder tanta compatibilidade que se tornará inviável.

    • Guilherme Santos

      Na verdade o novo Opera “É” o Chrome. Só que visualmente diferentinho, né? Até as extensões são intercambiáveis.

    • Ricardo

      Na verdade a versão atual já está demonstrando sinais de velhice. Tecnicamente ela já deveria ter recebido atualizações na engine e na interface, está virando uma carroça. Porém como a Opera mandou embora boa parte da equipe relacionada à engine, ficamos na mão. Também vou virar órfão desse excelente navegador. Mas infelizmente os concorrentes não me atraem. O Firefox é rápido, mas a interface em si é lenta para se trabalhar. O chrome até é rápido em tudo, mas o minimalismo da sua interface me atrapalha quando eu trabalho com muitas abas abertas (tirando que é o que consome mais RAM no meu computador).

      Talvez eu migre para o Midori…

      • Daniel S.

        Para o meu uso o Opera 12.15 ainda é “perfeito”. Além de todos os seus recursos diferenciais, aparentemente não perde para os outros em tempo de abertura/carregamento de páginas e é até mais fluido quando estou com dezenas de abas abertas (sempre).

        Dois sites perceptivelmente mais lentos/travados no Opera são Facebook e Twitter. Como não uso nenhum deles…

        Também não vejo substituto capaz de fazer o que eu consigo no Opera. Os três “menos piores” dentre tantos que testei são, sem ordem, Maxthon, Firefox e CoolNovo.

        Por curiosidade, qual é o problema na interface do Opera?

        • Ricardo

          Eu me equivoquei. Em relação à interface eu esperava apenas ‘incremetações de rotina’, coisa normal. Na verdade ela é uma das mais fluidas e responsivas entre os navegadores atuais, só perdendo para o chrome porque ele é minimalista. O que falta é apenas melhorias na organização dos menus e correção de alguns bugs (pelo menos na versão para Linux).

          A engine é que precisava de atualizações. Além do facebook e twitter, tumblr e especialmente os sites do google (e sim, eu sinto cheiro de sabotagem) simplesmentr ‘travam’ o navegador, e eu preciso recorrer ao chrome ou firefox.

          • Daniel S.

            Sobre menus, se estiver falando do menu de contexto, ele é completamente editável em todas as suas variações (botão direito em link, imagem, texto selecionado, espaço vazio etc), eu mesmo mexi na ordem e adicionei alguns itens que considero úteis. Taí outra coisa que eu duvido que será personalizável no Chropera. No máximo você pode adicionar itens criando uma extensão.

            Não vejo problema no Tumblr, nem nos sites do Google que acesso (buscador, YouTube, orkut, blogs). Talvez o Maps seja meio problemático, não sei, não tenho o hábito.

            O único problema grave mesmo que noto é o Facebook num Pentium 4, fica tão ‘travado’ que é praticamente inutilizável. Mas num i3 já funciona de maneira OK. Ainda é claramente pior do que outros browsers, mas bem aceitável.

  • Mario Porfírio Souza

    Agora fica dificil abandonar o Chrome, com o tanto de extensoes q tenho nele.

  • http://fellipec.com Luiz Fellipe Carneiro

    Por aqui o Chrome anda consumindo muita memória, lento para abrir. Mas o pior mesmo é que frequentemente ele não abre páginas, dando como erro ou network config changed ou request reset ou algo assim. Coisa que outros navegadores não fazem.

    Faz uma semana que desisti do Chrome e voltei ao Firefox. Não me arrependi ainda.

    • http://about.me/guiemi Guilherme Teixeira

      Pensando que só eu tinha essas dorezinhas de cabeça com o Chrome hahah :/

      • Raquel

        po, eu tbm!

        • http://about.me/guiemi Guilherme Teixeira

          Acabei de migrar do Chrome para o Firefox. Não poderia estar mais satisfeito.

  • Guilherme Santos

    Até peguei pra testar essa versão. Na minha visão, não adianta muito ser o mais rápido se a renderização de fontes na interface continua absurdamente horrível, como está desde a versão… sei lá, 5.0?

    Fora que a maioria das extensões fica enfiando ícone numa “barra de status” aleatória e feia pra caramba, aquele botão unificado mais confunde do que ajuda… O Chrome ainda continua superior em muitos aspectos.

  • Victor

    Faltou o safari ai né !

  • Jacques Marques

    Eu nunca duvidei que o Firefox fosse muito melhor que o Chrome, tanto que apesar de o oba oba em volta do Chrome eu nunca mudei, simplesmente porque ser o mais rápido não quer dizer ser melhor… E um dos motivos para o Chrome ser mais rápido era que ele não tinha quase nenhum recurso, não tinha plugins ou componentes. E agora que ele está amadurecendo e ganhando mais recursos vem os problemas… O Firefox é e sempre foi o melhor e agora é o mais rápido de novo… :-)

  • Edmilson_Junior

    Tenho notado que o Chrome não é mais o mesmo mas acho que o problema é mais o usuário que o soft. Mas a facilidade de sincronização dos dados, atualização automática e interface limpa me agradam bastante. Não pretendo voltar ao Firefox.

  • Murilo Cardoso

    O Opera lançou hoje a versão estável (Opera 15)

    • Keaton

      Como usuário do Opera, de repente, eu não senti vontade alguma de atualizar o Opera…

      Aquela coisa desfigurada que chamam de Opera NÃO é o Opera. Me recuso a usar essa …..

      • Murilo Cardoso

        Eu não tenho conhecimento técnico pra saber a diferença que fará. Mas, pelos testes de desempenho em que o Opera saiu-se tão bem você não anima?

        • Keaton

          O desempenho melhorou, mas cade TODOS os recursos do Opera?
          Aquele fiasco é apenas outro fork do chromium com dois features idiotas que não se pode desabilitar…
          Nota: o SRware Iron é bem mais rápido que o Opera 15.

  • Nathan

    Caguei pra esses testes, o chrome é rápido o bastante pra mim. Tenho as extensões que preciso e a sincronização usando sua conta do google funciona perfeitamente.
    Win win win!

  • Keaton

    Tanto faz o navegador, todos abrem as páginas. (exceto o IE)

  • Paulo Cavalcanti

    Em renderização de fontes o Firefox sempre deu um banho no Chrome. Para comprovar, acessem o site do O Globo nos dois navegadores. Reparem que no Chrome a fonte fica borrada em alguns locais da página, enquanto que no Firefox fica perfeito. A interface minimalista do Chrome.decepciona usuários mais exigentes como eu.

    • Marcos Schlemper Simone

      Globo? =X

      • Paulo Cavalcanti

        Sim, o site do Jornal O Globo é um site como outro qualquer e é acessado por milhares de pessoas diariamente. Pois o seu Chrome não renderiza as fontes corretamente neste site, assim como em vários outros sites que não me lembro no momento. Os que funcionam bem nele são os sites do Google, mas isso já era de se esperar.

  • vanessa

    O Opera Next pode até ter tido “bons” resultados… mas o usuário do Opera mesmo o esta rejeitando… Ele ficou horrível, foi um tiro no pé… eles vão perder os únicos clientes que ainda possuem por conta disso… não tem marcadores, não tem leitor de feeds, e várias outras coisas… tudo do porque o usuário do Opera gosta do Opera não esta lá. Vou usar o 12.15 até ele aguentar.

  • André Silvestre

    Não entendo como o Firefox um dia desses estava na versão 4 e todos faziam alarde a cada nova versão. Agora troço já está na 22.

  • Rafael Perez Garcia

    Uso o Firefox desde que se chamava Firebird e nunca deixei de usá-lo

  • Felipe!

    Isso não é de agora, eu já venho falando há muito tempo, mas as pessoas parecem que gostam de repetir a mesma ladainha.

    O Firefox não é tão lento e consumidor de recursos como dizem há uns dois anos, no mínimo.
    E o Chrome é um devorador de memória desde sempre.

  • Natan Facchin

    heuheuehuheue
    Kd os MS lovers dizendo que o IE 10 é bom, mais rápido que o Chrome, não vejo necessidade de migrar etc etc.
    Onde estão, como vivem? Sexta no Globo Repórter.
    By the way, tentei migrar várias vezes para o Chrome, mas as extensões no Firefox não deixam, bem como o desempenho no Mac.
    Sempre tive a sensação de que o FFox no OS X é mais rápido que o Chrome, que é um baita navagador também, só não é o meu preferido. ;)

  • Raquel

    Queria ver o comparativo com o Sleipnir ..

  • Tais Camelo

    Tenho curiosidade de ver como o Spark se sairia nestes testes.

    Venho usando e ele e to achando o desempenho bem melhor que o do FF e do Chrome.

    Altamente recomendado ;) http://bit.ly/119YoHC

  • Rafael Bonilla

    Não sejamos hipócritas. A diferença de velocidade do primeiro gráfico é mínima. O que realmente faz diferença é o consumo de memória. Mas isso é fato conhecido. Porém devemos considerar que a grande maioria dos computadores daqueles que entendem de informática suficiente a ponto de entender a diferença de desempenho entre um e outro tem memória suficiente para tornar a diferença de consumo marginal. Isso entre ambos. O teste serve para provar que o IE10, apesar do “merchan”, continua uma bosta (testado e comprovado) e que a diferença entre FF e Cr é mais na preferência individual do que outra coisa. Na análise final uma diferença de 70 pontos me parece pouco, contra uma diferença de mais de 150 pontos pro IE. Eu sempre tive a impressão de que (e esta continua sendo minha opinião): Firefox é excelente para lidar com muitas janelas abertas ao mesmo tempo. Já o Chrome é melhor para 1-3 janelas, por ser mais funcional (e sua integração com as contas do google). Uso ambos e não me arrependo.

  • Cassio Masselai

    Uso firefox desde a versão 0.8… Nunca vou esquecer disto!

  • Xultz

    Como usuário do IE só posso dizer: “Eu já sabia”.

  • Rafael Gomes

    Como usuário fiel do Firefox gostaria de dizer que … oba, Firefox wins!!! o/ 2

  • Mario Porfírio Souza

    Já tentei, fazer isso há alguns releases atrás e não achei, já foi o tempo que as extensões de firefox era tudo de bom. Vou ficar no chrome mesmo, já q maioria dos produtos q uso são do google. Sair do chrome para o firefox iria ser tão dificil ou mais do que sair do firefox para o chrome, decisão que tive q fazer anos atrás.

  • Guilherme Santos

    Na própria interface as fontes são horríveis, menus e tal. Então é sempre notado. E o problema é, por padrão, enfiarem os ícones ali e não do lado da barra de endereços, que é muito mais lógico. E a omnibar do Chrome também é bem mais útil.

  • Zephyro

    Confesso que fiquei curioso: por que você acha a Omnibar do Chrome bem mais útil? Pergunto isso porque acho a Awesome Bar um dos melhores recursos do Firefox. Eu posso até, por exemplo, apenas com opções nativas, deixar a Awesome Bar com comportamento semelhante a Omnibar, mas não consigo deixar nenhuma outra barra de navegadores tão sofisticada quanto a Awasome Bar.