Meio Bit » Arquivo » Indústria » DARPA desenvolve mão robótica como a de Luke Skywalker

DARPA desenvolve mão robótica como a de Luke Skywalker

Mão robótica possui sensores que enviam sinais do tato diretamente para o cérebro do paciente.

11 anos atrás

2jepiya

Pessoas que perderam seus membros, como braços e pernas, podem um dia recuperar a sensação real de encostar em objetos, graças à DARPA e pesquisadores da Case Western University. Eles criaram o que antes só existia em filmes de ficção científica: uma tecnologia que pode devolver a capacidade de sentir, utilizando o que está sendo chamado de Flat Interface Nerve Electrode (FINE).

O RE-NET, programa no qual esta tecnologia foi desenvolvida, estuda a longevidade e viabilidade de interfaces neurais conectadas diretamente ao cérebro. Este eletrodo provê a resposta sensorial direta, por ficar ligado aos nervos reais que permaneceram intactos no membro do paciente.

Então, em vez de depender de um feedback visual, como acontece nas próteses convencionais, tudo o que a pessoa precisa é simplesmente sentir ou tocar o objeto em questão. Em outras palavras, o usuário recebe os impulsos elétricos que os sensores do braço robótico registram ao entrar em contato com qualquer superfície. Para o cérebro, trata-se de uma mão de verdade.

Soa familiar certo? Eu disse. É praticamente a mesma coisa que aconteceu com Luke no Episódio V, quando ele recebeu uma mão biônica.

"Com o programa RE-NET a DARPA assume a missão de dar aos veteranos que foram feridos nas guerras as próteses mais avançadas que nossa tecnologia pode criar" - disse Jack Judy, coordenador do estudo. E completa: "Esperamos que estas habilidades de controle e resposta sensorial possam aumentar e que isso se torne algo amplamente disponível no futuro."

Vale lembrar que existem vários projetos relacionados à próteses assim, alguns até bem avançados, mas nenhum tinha conseguido devolver a sensibilidade com este nível de precisão.

Veja abaixo um vídeo publicado hoje, que mostra os testes com o braço robótico:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rpLzLduBGhU&w=640&h=480]

De qualquer forma, o grupo deixou claro que vai continuar a avaliar este tipo de programa somente até 2016. Vamos esperar que uma solução comercial seja criada antes disso.

Fonte: DARPA.

relacionados


Comentários