PLANTÃO: Mais vídeos e informações sobre o Meteoro Russo

Na manhã de hoje um meteoro de tamanho considerável explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk. Aqui o post inicial com vídeos e informações. Abaixo atualizaremos com novos dados.

  • 04:43 – A imprensa russa informa que mais de 100 pessoas foram feridas, a maioria por estilhaços de vidro resultantes da onda de choque quando o meteoro se desintegrou entre 10 e 15 km de altitude.
  • 05:01 – Estão espalhando boatos de que as forças de defesa russas derrubaram o meteoro. Isso é virtualmente impossível. Tirando estado de guerra NINGUÉM trabalha com uma prontidão dessas, a cadeia de comando torna inviável esse tempo de reação. Fora que não há NENHUM míssil subindo em direção ao meteoro.
  • 05:09 – Um vídeo de uma cratera em chamas no Turquemenistão está sendo passado como cratera de impacto do meteoro russo. É falso, tem 5 anos de idade e não mostra NENHUMA cidade em volta da cratera.
  • 05:20 – Número de feridos chega a 150, reporta RT.
  • 06:03 – Feridos chegam a 250, 3 em condição crítica. Ministro do Interior Russo confirma prédios danificados em 6 cidades – RT.
  • 06:18 – 107 feridos em Chelyabinsk; 75 em  Kopeysk; 40 feridos em Yemanzhelinsk.
  • 06:24 – Estimativa BEM chutada e preliminar feita pelo astrônomo  @Astro_Sailor dá a massa do meteoro em torno de 300 kg.
  • 13:19 – Aqui no Enligh Russia uma coleção de fotos do evento.
  • 13:20 – Número de feridos sobe para 900. Estimativa da massa sobe para 10 toneladas. Há relatos de meteoritos grandes encontrados.  – WP.
  • 13:28 – Qual a energia envolvida? Digamos assim: Em média um meteoro tem 100x mais energia por grama do que TNT.
  • 14:04 – “Meteoro russo mais potente que explosão nuclear norte-coreana. Maior impacto desde o de 1909” – nature
  • 15:27 – NASA confirma que o meteoro russo não tem nada a ver com o asteroide 2012 DA14. Um veio em trajetória Norte-Sul, o outro Sul-Norte.
  • 15:40 – Últimas estimativas: 10 toneladas, 2 metros, velocidade de 55 mil km/h – fonte.
  • 17:35 – GIF mostrando o meteoro incluindo o momento da fragmentação.
  • 20:04 – última estimativa joga o meteoro pra 15 m de diâmetro e energia da explosão em 300 quilotons. Tá começando a ficar sério.

IMAGENS

A trilha do meteoro, capturada num ângulo LINDO pelo satélite METEOSAT-9. Clique para engrandalhecer, é LINDA A IMAGEM!

trilha

Rastro do meteoro, visto de cima, com 512 km de comprimento.
metorodecima

VÍDEOS

Matéria da TV Russa, mostrando um lago congelado onde um fragmento de 1 metro do meteoro teria caído.


Aqui temos uma demonstração de quantos asteróides são descobertos por ano. Vemos os 4 planetas interiores e o cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter. Em verde são os em órbitas estáveis longe da gente. em amarelo os que passam pelo sistema solar interior, e em vermelho os que eventualmente cruzam a órbita da Terra. As piscadas em branco representam o momento da descoberta.

Satélite… metereológico fotografa a sombra da trilha de condensação do meteoro!

Avance até o minuto 4… o meteoro passa fora do campo de visão, mas você perceberá. Ah, perceberá!

Esse aqui começa aos 40 segundos:

BUMMMM!!!!

Outra onda de choque

Aqui um vídeo dos danos em Chelyabinsk

Ao longe…

Este aqui tem câmera dupla, filmou a reação do motorista. Até que o cara ficou bem cool.

Aqui uma visão de dentro de um prédio, quando a onda de choque atinge o solo:

ATUALIZAÇÃO: dados oficiais do meteoro russo foram confirmados pela NASA.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples