Digital Drops Blog de Brinquedo

Tragédia em Santa Maria – Onde está o poder das redes sociais?

Por em 27 de janeiro de 2013
emArtigo Web 2.0 relacionados 
Mais textos de:

Site
  • http://www.facebook.com/welington.silva.92351 Welington Silva

  • http://www.facebook.com/leandropassos.ceo Leandro Passos

    Não há como acrescentar mais do que vou escrever, mas a verdade é que tem muita gente que quer fazer humor negro com acontecimentos – e também porque acham que nunca acontecerão com eles.

  • http://www.facebook.com/leonardo.figueiro.3 Leonardo Figueiró

    Marcel. Parabéns pela coerência do texto. De minha parte, ainda bem que a maioria dos posts que vi de meus amigos e conhecidos e os post que coloquei no Face visavam mais ajudar e divulgar informações para as pessoas próximas do que me preocupar com as chacotas e bobagens que a rede sempre trás. Mas bastou entrar no twitter, onde você não filtra nada pelos amigos para ver o volume de bobagens e besteiras sem noção. Realmente é uma pena ver que um twiter ou uma foto do BBB gere milhares de likes e compartilhamentos e um assunto tão sério não chegue ao mesmo número. De bom, foi ver que pessoas em vários locais e vários credos e conhecimentos estavam realmente tristes e receber twitts com pessoas perguntando como doar e o que fazer para ajudar.

    Abs, Leonardo (Nascido e criado em Sta Maria. De luto)

  • Everton Gomes

    Quem realmente precisa ler este texto, não vai… pois é muito longo para aparecer em sua timeline e não contem nenhuma “imagem” de efeito, pra que possa e compartilhar, pra ter seu ego massageado esperando por likes…

    • http://www.facebook.com/kidjapa Bruno Luiz Katzjarowski

      Provavelmente 99.9% dos links que eu/você compartilha(mos) do MeioBit para os contatos do facebook não devem ser lidos depois que o sujeito abre a pagina e ve um texto maior que 5 linhas ou não é uma frase de efeito de um cara desconhecido em preto e branco. uhAShs

    • http://www.facebook.com/niteo Nivea Maria

      realmente!

  • Calaivos

    Infelizmente não consegue unir as pessoas. E os que tentam ajudar ainda são repudiados.

  • Diogo Custodio

    Parabéns pela postagem.

    Sou de Santa Maria, RS e perdi um casal de amigos no acidente.

    Concordo com o Everton Gomes: Infelizmente quem deveria ler o texto não vai. Se ler, não vai entender. Se entender, reagirá exatamente da forma retratada no texto e continuará sem tomar consciência.

    E isto se estende a qualquer outra situação em que um mínimo de maturidade seja necessária.

  • http://www.facebook.com/tayramcardoso Bruja Maredud

    E o pior que a cretinização da internet tá num nivel tão alto, que uma das meninas que morreram, em meio ao apocalipse que tava aquela boate, postou no facebook. Não sei como teve cabeça pra pegar o celular e atualizar o status enquanto tudo queimava, em meio a gritos, gente sendo pisoteadas… Não dá pra entender.

    • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

      Só consigo imaginar a cena e dar risada, sério: “FOGO, OLHA AS PESSOAS QUEIMANDO – pera aí, vô twittar, SAI DA FRENTE (!!!!). Xôtirá a foto pra por no Facebook, SAI DA FREEENTEEE (!!!), esse ângulo tá massa -.”

      • http://twitter.com/balzaca_ruiva Maíra Anjos

        Ela pediu socorro via facebook. Não há graça nenhuma nisso, apenas mais um sintoma do que essa geração faz o tempo todo – só é “real”, só foi de fato vivido aquilo que de alguma maneira foi compartilhado em uma das redes, o que dá pra mostrar pra todo mundo “da internet”.

        • http://www.facebook.com/tayramcardoso Bruja Maredud

          Ela não pediu socorro. Ela pegou o celular, abriu o aplicativo do Fb, escreveu uma frase, enviou.
          ligar 190, 192, 193 ela não lembrava ?

          • http://www.at.eti.br/ Antônio Pessoa

            Eu adoro quando as pessoas tem tanta certeza do que afirmam, sem nem mesmo checar suas fontes, parabéns para você também, só faltou dizer que ela mereceu.

            Jovem que morreu em incêndio pediu socorro pelo Facebook
            http://noticias.r7.com/cidades/jovem-que-morreu-em-incendio-pediu-socorro-pelo-facebook-28012013

          • http://twitter.com/rodrigofante Rodrigo Fante

            Eu não estava lá, mas imagino que tinha muito barulho, que talvez ela tenha tentado ligar e como de costume não tenha conseguido, deve ter sido último recurso.

            É difícil julgar sem saber as circunstâncias, são tantas variáveis que não podemos prever.

          • http://www.at.eti.br/ Antônio Pessoa

            E detalhe, ela pode muito bem ter conseguido ligar, mas em desespero pode ter tentando todas as opções possíveis. Quem, com um smartphone, não ligaria para todos as opções e depois postaria em redes sociais para tentar arrumar ajuda o mais rápido possível?

      • http://www.at.eti.br/ Antônio Pessoa

        Parabéns, alguém posta no Facebook uma mensagem de socorro para a família e amigos enquanto está morrendo e você só consegue dar risadas. Acabamos de presenciar a fina flor da humanidade.

        • José Donizeti Mendonça

          Postar no face uma mensagem de socorro?pelo amor de deus usa o telefone e liga para alguem!!!policia bombeiro…

          • Felipe Antunes

            ja ouviu falar em barulho em locais de tragedias? creio que nao né, la todo mundo deve ter morrido quieto, para que a garota se despedisse dos pais.

          • http://www.at.eti.br/ Antônio Pessoa

            Claro, vamos cobrar e julgar alguém que morreu por estar em desespero e tentar mandar uma mensagem para o Facebook. Afinal as opções são excludentes, se ela mandou a mensagem para a rede, COM CERTEZA não ligou para a emergência, podemos afirmar isso categoricamente.

      • OverlordBR

        Parabéns, campeão! Você é um dos que deveriam ler o texto acima e entender.

        • Mario Neis

          ler até deve ter lido, mas deve ser analfabeto funcional, liga as palavras mas não o sentido…

        • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

          Calma pessoal. Eu me referi a uma pessoa que só pensaria em colocar mensagens, fotos, nas “redes sociais” para depois falar pros amigos “EU ESTAVA LÁ!”.

          Mas claro, entendo vocês, qualquer um que aparente estar querendo ser mais engraçado numa hora dessas é taxado de retardado.

          Tenham uma boa vida.

          • http://www.at.eti.br/ Antônio Pessoa

            Imaginar que ela estava tentando pedir socorro não passou pela sua cabeça?

    • http://www.facebook.com/niteo Nivea Maria

      Ela ainda não imaginava a gravidade da situação certamente, pois no tumulto ela não teria conseguido. Ninguém para pra pensar q ela ja deveria estar conectada postando alguma mensagem de outra natureza??? pombas…ela se foi, e isso não tem menor graça. E nem celulares dos mortos q foram encontrados contendo mais de 100 chamadas perdidas de pais desesperados.

    • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

      Voce parou pra pensar que ela poderia estar presa no banheiro e não conseguia mais sair? parou pra pensar na barulheira que estava no local que não daria pra falar ao telefone? parou pra pensar que fazer um post no facebook foi a unica coisa que ela poderia fazer? Não né… É so mais um cretino hipocrita pra apontar o dedo.

  • Pierre Lehnen

    Só eu não vi nada negativo nas redes sociais dessa vez?

    • Maycon Cruz

      Se você não viu, meus parabéns, sua rede de amigos preza o bom senso.

  • Mario Neis

    Bem verdade, sou do RS também e tentava usar o facebook com um grupo de amigos do hospital municipal aqui da cidade pra organizar informações pro circulo de amigos pra tentar ajudar, mas não deu, foi uma enxurrada de boçalidades que sobrepujou qualquer post que nós tentamos fazer,,, com o perdão da má palavra. mas foi foda.. :S

  • disqus_iGFOGT9kn3

    concordo que ativismo de sofá n vai pra frente. concordo que a rede acaba propagando piadas de mau gosto sobre coisas sérias, graves. Concordo que na rede encontramos todo tipo de gente. Mas, não acho q esse seu exemplo seja suficiente pra invalidar a importância das redes para reinvindicar coisas ou combater algo. Até porque nesse caso, não havia muito o que fazer. Pelo que soube, as campanhas pra doação de sangue surtiram efeito imediato, tanto que o hospital pediu a imprensa pra avisar q n era mais necessário. Quanto a usar o face pra obter ajuda e noticias sobre parentes distantes, creio q isso esta sendo feito amplamente. Se lhe incomoda o ativismo de sofá, tudo bem. Devia incomodar a muito mais gente. Mas não achei q o exemplo q usou seja bom.

    • Maycon Cruz

      Concordo que as redes sociais venham de fato trazer certa ajuda. Mas infelizmente isso acaba sendo ofuscado pela enxurrada de hipocrisia e falta de bom senso que acaba imperando por essas redes.

      • eu silva

        Infelizmente a hipocrisia e a falta de empatia impera nas redes sociais

    • GuilhermeAmarino

      Concordo com seu comentário “disqus_iGFOGT9kn3″. Mesmo sem rosto ou nome compreensível, o exemplo acima no texto não foi bom para falar sobre “o poder das redes sociais”. Redes sociais são feitas de pessoas=usuários, e as pessoas são assim, as redes sociais evoluem de acordo com a evolução das pessoas. Também não se pode generalizar e dizer que todos das redes sociais estão a ter este tipo de comportamento: “ativismo de sofá”.

  • vanessa

    “O meio virtual apenas “digitaliza” o caráter das pessoas. Por maior que seja o fingimento, o comportamento apresentado é real.” Eu discordo. Na realidade, eu acredito que o meio virtual “máscara” o caráter das pessoas.

    Sobre os posts nos twitters e facebooks da vida… concordo com você quando diz que um simples Like basta para limpar sua consciência, e infelizmente em nosso país de acomodados isso é totalmente comum, com raras exceções e precisamos destacar essas pessoas que fazem a diferença. É muito fácil digitar sua indignação, ficar revoltado com tudo de ruim que acontece, ninguém vai protestar nas ruas contra algum abuso, é fácil ficar indignado sentado em frente ao PC ou vendo o JN com uma cervejinha do lado, mas agir de verdade ninguém quer… afinal quem sai exibindo faixas na rua é “vagabundo e não tem o que fazer”. Por isso sou totalmente cética com tudo que diz respeito à mudanças no país, por que quem realmente pode mudar não se dá ao trabalho de fazer algo realmente e aí de você jogar isso na cara das pessoas, você é taxado de “ativista chato”.

    E sobre este triste incidente, infelizmente, daqui duas ou três semanas, talvez até menos, ninguém mais vai se lembrar, a não ser os parentes das vítimas… e todos retomaremos nossa vida normal, pois o ser humano vive “o momento”.

  • http://www.facebook.com/amsalau Alexandre Salau

    Felizmente minhas redes de contatos são bem restritas e as únicas bobagens que vi foram bem leves e até desculpáveis, a maioria era informação válida e útil.

    • Charles L’Astorina

      Pois é, eu nunca entendo quem reclama que só vê merda nas redes sociais.
      Só vê merda pq adicionou as pessoas erradas…

      • eu silva

        Verídico…. Eu vi muita bobagem e tenho consciência que nem todos os meus contatos são “racionais”, a questão é justamente a falta de respeito que acaba invadindo a vida de todos. :-(

    • http://www.facebook.com/people/Luis-Brudna/632986220 Luis Brudna

      Acabo sempre bloqueando a origem das tosqueiras. Não necessariamente as pessoas que repassam, mas a página fonte do material.

  • Apolo Guedes

    O caos apenas revela as pessoas de uma sociedade doente, nem uma tragédia como esta de Sta Maria consegue trazer lucidez para essa gente….é triste…

    • Mario Neis

      isso meu falecido pai dizia, quer conhecer alguém na sua real face, tire da zona de conforto, tirou da comodidade a natureza real da pessoa aparece, aí sim tu vem quem veio pra ajudar e quem não vale “uma p**nheta mal batida”

  • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

    As redes sociais só têm o poder de encher a minha paciência. :)

    • http://www.facebook.com/marcosely Marcos Ely Andrade

      E por que você tem um perfil no Twitter?

      • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

        Pra postar fotos dos meus cubeecrafts. :p

  • http://twitter.com/balzaca_ruiva Maíra Anjos

    Quase consegui passar o dia sem ver uma piada sequer sobre a tragédia, o que me deixou feliz – sigo as pessoas certas no twitter, ao menos. Mas uma ex-colega de trabalho conseguiu quebrar esse alívio e postou piadinha infame no Facebook. Pior, comentaram que era de mau gosto e teve um babaca com a coragem de rechaçar a reclamação, dizendo (entre outras coisas) que quem se incomoda com piada de mau gosto não é solidário, não ajuda o próximo e é hipócrita. WTF? É um tal de ditar comportamentos, julgar quem nem se conhece por conta de duas ou três palavras, fazer piada com a dor alheia que tem horas que dá vontade de desistir do ser humano.
    Excelente texto, Marcel.

  • http://heapstoblowyoudown.wordpress.com/ X-MAN

    Achei leviano esse texto. Ele basicamente faz aqui o que critica alguns fazerem na rede social. O fato é que pra medir a eficiência desse poder não dá pra você simplesmente medir pelo que você vê no seu mural. Teria que haver uma pesquisa mais séria e trabalhosa que isso. É bem possível (e provável) que muita gente que teve acesso a essas informações que você teve, e que são negativas, saíram as ruas e fizeram algo positivo. Gente que viu uma piada de mal gosto e acabou contribuindo com um agasalho por causa disso. Gente que viu uma pessoa compartilhar só pra mostrar que se importa um minimo,
    saiu as ruas e foi ajudar na identificação dos corpos e acomodamento no ginásio aonde eles estão. Gente que viu gente reclamando e acabou doando sangue. Muitas dessas pessoas podem não ter se manifestado em rede social, mas ainda assim terem agido por conta dela.

    Enfim, pra saber se tem poder, nao é na rede na raiz que se procura, é no resultado.

    • http://ceticismo.net André

      “É bem possível (e provável) que muita gente que teve acesso a essas informações que você teve, e que são negativas, saíram as ruas e fizeram algo positivo. Gente que viu uma piada de mal gosto e acabou contribuindo com um agasalho por causa disso”

      HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      DU-VI-DE-O-DÓ!

      E por que alguém doaria um casaco a pessoas por causa de um incêndio não relacionado a elas? Os hemocentros vivem com pires na mão precisando de doadores (vc é doador?) A única coisa que brasileiro faz é se aproveitar da situação, como em Teresópolis onde saqueiam casas, assaltam ou os “espertos” que vendem garrafinha de água a 10 reais.

      • Felipe Antunes

        nossa quanta asneira para um post só, como consegue? Brasileiro é conhecido por sua solidariedade, Varios irmaos gauchos viraram noite tentando ajudar as vitimas, um cabo morreu, apois entrar pela terceira vez na boate e salvar varias vidas, mas claro isso vc nao ler ou presta atencaio.
        Temos muitos problemas comportamentais sim, mas esse papinho idiota de brasileiro nao presta e babaca demais

        • arnoanderson

          É babaca sim, quando você vê gente dizendo que foi punição divina.

          É babaca sim, quando a mídia mostra os corpos dentro de um ginásio, uma coisa totalmente DESNECESSÁRIA, que só serve pra ganhar ibope dos abutres e trazer dor para familiares e amigos.

          É babaca quando você sabe que certamente já estão colocando fotos dos mortos e repassando por e-mail.

          É extremamente babaca quando vejo um monte de gente nas redes sociais mais preocupadas em achar os culpados. do que ir num banco de sangue.

          • Felipe Antunes

            se ocorresse nos eua, um monte de puritano falaria o mesmo. Ate proibiria boates. Isso nao e do brasileiro , e do ser humano.

            Eles nao precisam mais de sangue, ja noticiaram isso, precisa de torcida, medicos, psicologos entre outros.

          • arnoanderson

            Precisam sim. Meu trabalho permite que tenha contato com hemocentros e hospitais do RS. Só que sim, hoje e amanhã, devido a vontade de ajudar estão indo pessoas demais. Ir mais pro fim de semana e na próxima é melhor.
            E se for doar, vá preferencialmente ao meio dia e no fim da tarde, é mais tranquilo, tive essa informação do Hemorgs (Hemocentro Regional do Rio Grande do Sul)
            Mas você está certo quanto a médicos e psicólogos.

        • Davi Braga da Rocha

          Brasileiro é conhecido por ser babaca, por se achar o espertão desonesto que vai passar a perna no gringo otário.
          Existe gente boa no meio disso tudo, existe, mas é minoria.
          A maioria dos brasileiros é imbecil, burro, preconceituoso e desonesto.

          • AnGr4

            Concordo 100%.

          • Felipe Antunes

            vc se inclui nisso? Voce que tem complexo de vagabundo, fale por vc nao por mim

        • http://ceticismo.net André
          • arnoanderson

          • Felipe Antunes

            sou doador sim, outro engano seu caro colega

          • http://ceticismo.net André

            Eu jamais esperaria que vc respondesse algo diferente, independente de ser ou não. ;)

          • Felipe Antunes

            sim eu soui, e tenho carteirinha, mas nao te devo satisfaçao.

        • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

          Eu não tenho irmão gaucho,não tenho pena de quem morreu la simplesmente pq a grande maioria não sofreu com dor. todo dia morrem centenas de pessoas e eu não chamo de irmao haitiano, irmão etiope e etc… vamos ser menos hipocritas tentando demonstrar um amor e um apresso que não temos. voce faz serviço voluntario? não né? so fica a criticar. Quando teve o incidente no morro do bumba la estava eu ajudando não por me importar com as pessoas e sim pq era o certo a ser feito.

          • Felipe Antunes

            sim faco sim. querendo dar uma de nostradamus agora? faco um nao, varios.

  • http://ceticismo.net André

    Redes sociais são apenas um reflexo do que o ser humano é realmente. Vamos lembrar que tem desocupado que fica enchendo o saco dos operadores do 190, 192, 193 e outros 19* passando trote. O Facebook não inventou isso e sim os retardados. E são exatamente os retardados que infestam redes sociais.

    • ClaudioLisboa

      Bem como infestam o resto do planeta.

  • ClaudioLisboa

    Redes sociais são o megafone da imbecilidade… no sentido metafisico da coisa, é claro.

  • Edmilson_Junior

    A única coisa relevante que vi nas redes sociais sobre o tema foi o elogio à Argentina por já se dispor a enviar pele para os feridos.

    • Felipe Antunes

      Nos fizemos isso por eles tambem. Por falar nisso, quando teve um incendio em niteroi, chegaram milhares de metros de pele humana doada pelos EUA E outros paises. Foi ai que surgiu o nome Ivo Pintangui, que trabalhou para ajudar as vitimas

  • Keaton

    “Hoje, com essa tragédia sem precedentes que ocorreu em Santa Maria.”
    Como assim sem precedentes? Só se for no Brasil.

    Em 2009, teve um caso parecido na Rússia. Uma boate pegou fogo e matou 100… a causa também foi o show pirotecnico dentro da boate pela turma que apresentava.
    Também em 2009 teve o incendio que deixou mais de 1000 feridos na boate Santika Club, em Bangkok.
    Em 2004, aconteceu algo parecido na Argentina. Na discoteca República Cromagnon (acho que era esse o nome), que ficava em Buenos Aires. Quase 200 mortos e pouco mais de 600 feridos.
    Eu poderia citar ainda mais dois casos parecidos… mas minha memória não anda lá muito boa.

    Ps.: alguém vira e me chamará de insensível, outro notará que escrevi artifício sem acento e outro reclamará de incêndio sem acento.

    AVISO: Não quero trollar, estou apenas apontando que já houveram outros casos tão, ou mais, graves no mesmo estilo desses.

    • Felipe Antunes

      mais graves? esse foi de longe o com mais vitimas. para constar na argentina morreram menos que aqui e tiveram 1400 feridos.

      • Keaton

        ” esse foi de longe o com mais vitimas. ”
        Faltou a palavra chave: “fatais”, pois quem se feriu também é vitima do incendio.

        Até agora a pouco os jornais diziam que 236 perderam a vida e 50 se feriram no Santa Maria, Já no Cromagnon foram 194 mortos e 1432 feridos.

        “tão ou mais grave”.porque o número de feridos foi quase trinta vezes maior.

    • http://twitter.com/rodrigofante Rodrigo Fante

      Pronto, vai querer transformar tragédia em competição.

      • Keaton

        Engraçadão você, não?

        • http://twitter.com/rodrigofante Rodrigo Fante

          Me desculpe, mas foi o que me pareceu, não tentei ser engraçado, apenas constatar o que percebi.

    • AnGr4

      Keaton sendo keaton.

      Se mata, véi.

    • Jazzy4400

      Concordo que faltou um pouco de cuidado na hora de escrever, mas vc está se apegando a algo que não tira o sentido do texto. Vc pede para as pessoas a não se apegarem a possíveis erros de escrita no seu post, mas vc mesmo não deixa passar um simples deslize do autor (que não afeta em nada o propósito do artigo)…

      • Keaton

        Ao contrário, a nota do meu post foi para evitar um certo zé ruela que vem me trollando faz algum tempo. (Nem vale a pena contar a história.)

        Uma coisa que não gosto é a internet como meio de desinformação, então apenas citei outros casos para tentar complementar o assunto em questão.

        Em momento algum eu quis tirar o sentido do texto, o que eu fiz foi uma correção com a informação incorreta.

  • http://www.facebook.com/ivochagas Ivo Das Chagas Filho

    Se alguém vier falar: “Foi punição de Deus para com os ‘pecadores’ que estavam se divertindo ao invés de buscar Jesus”. Eu nem sei qual seria minha reação. Não sou de briga, mas ia ter que contar até mil pra não ir pra cima do sujeito. Ainda bem que não encontrei ninguém falando isso.

    • http://www.facebook.com/people/Diego-Sansana/1557925251 Diego Sansana

      Juro que fui obrigado a ouvir isso. Pessoalmente. Mas fazer o que? A pessoa que disse possui Q.I. e escolaridade menores que o de uma almondega. Melhor ouvir isso do que ser surdo.

      • http://www.facebook.com/people/Luis-Brudna/632986220 Luis Brudna

        Pior que é complicado argumentar neste caso. Não existe uma racioanalidade calculada no uso do argumento. É feito de maneira emotiva e simplória.

    • Rodrigo Goncalves

      Hoje pela manhã no facebook encontrei vários posts falando sobre isso, que foi punição de Deus, que eram pecadores, que se estivessem na igreja não teria acontecido isso, mas parece que esses “religiosos” esquecem da pequena tragédia que aconteceu na igreja renascer em SP, a quantidade de mortes nesse episódio foi de 7 pessoas se não me engano e felizmente o número de pessoas na hora do ocorrido era de 60 pessoas onde deveria ter muito mais, se tivesse ocorrido o acidente 30 minutos antes ou depois a tragédia teria sido muito pior. A intolerância de alguns religiosos é lamentável.

  • ELIAS VENTURIM

    DE ACORDO.BELA MATÉRIA.FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS

  • Candido Tominaga

    ” a boca diz o que vem do coração”

  • Daniel Guimarães Scatigno

    Nossa, ótima materia! O que você escreveu aqui é uma excelente critica para que as pessoas repensem o que elas podem fazer de util!
    NOTA 10! Parabéns!

  • AnGr4

    O que me deixa revoltado é que isso é uma tragédia anunciada. Num país onde os fiscais trabalham pra fechar os olhos por R$50,00, só poderia dar nisso.

    Agora vão querer por 100% da culpa no dono da boate, quando na verdade ele é cúmplice. Ele, a banda, o(s) fiscal(is) que deveriam ter feito seu trabalho, bombeiros, etc. Ai agora corre Governador, Presidente e o papa pra dar uma de bonzinhos. Acredito que como pessoas eles realmente estão comovidos, mas como EMPREGADOS PÚBLICOS deveriam era tomar atitudes, e não ficar de lamúrias.

    Infelizmente essa não foi a primeira e não vai ser a última vez. Não sou pessimista, sou realista: num país sem fiscalização para o cumprimento das leis, só pode dar nisso.

    Meus pêsames aos familiares.

    • Bruno Alves

      Hoje passou uma matéria sobre tragédia semelhante que aconteceu na Argentina. Resultado lá: integrantes da banda, donos da boate e fiscais da prefeitura que não fizeram seu trabalho foram condenados, alguns até a dez anos. E um deputado foi cassado por afirmar que as medidas tiveram viés político. Chance disso acontecer no Brasil? Infelizmente, nenhuma.

  • Allan Cristian

    Cada um faz o uso que quer das redes sociais. Para isso, o facebook é bastante configurável permitindo que você selecione as postagens de quem você quer ver. Isso serve para aqueles casos (que são maioria) do amiguinho de colégio que você não pode recusar a amizade porque é falta de educação, mas pode bloquea-lo do feed de notícias, Fiz isso com quase todo mundo no meu e posso afirmar que, em eventos como esse, postagens desse tipo não vem me incomodar.

  • http://www.facebook.com/maisteryoda Bruno Augusto

    Rede social no Brasil só tem poder pra mover lixo.

  • http://twitter.com/andersontenorio Anderson Tenório

    Quando as redes sociais realmente pegaram aqui no Brasil, lá na época do Orkut (pelos idos de 2004 ou 2005), fiquei extasiado. A informação agora não era exclusiva das grandes redes: eu podia saber de tudo o que me interessasse por um igual a mim, por uma comunidade, por um post e, mais tarde, por um tweet. Muito bom ler as mais diversas opiniões das pessoas sobre minha banda favorita, meu time de futebol, minha cidade…

    Mas hoje, depois de quase 10 anos de redes sociais e tanto “chorume” postado nos mais diversos veículos de internet, estou desiludido. Como disse o Marcel, o comportamento na rede é reflexo do comportamento real, e a maioria das pessoas só está interessada em plantar discórdia, compartilhar informações rasas, reclamar sem necessidade. Não me entendam mal, também gosto de compartilhar minhas besteiras, mas é desconcertante perceber que a maioria das pessoas não vai muito além disso.

    Agora o caminho se inverteu: atualmente eu voltei a me interessar mais pelas informações vindas dos veículos “oficiais”. Talvez quando a população do país da gente for mais educada (no sentido mais amplo possível), as redes sociais alcancem seu verdadeiro potencial.

    • Maycon Cruz

      Duvido que isso aconteça. Nunca confie algo ao bom senso de outro.

  • Sergio Luiz Brandão

    “O Poder das Mídias Sociais está em acelerar a informação sobre as tragédias”. A verdade REAL das Mídias Sociais, cada dia mais, é seu uso para a decadência e multiplicação de prostituição e vida fútil ….

  • http://www.facebook.com/niteo Nivea Maria

    Rede social no Brasil é uma arma nas mãos de pessoas ociosas que não aceitam desaforos, que entendem que tudo é indireta, que fantasiam coisas. O poder de ter algo com quem possa denigrir imagem de outros q conhecem ou não, de falar o que pensam. Antes da internet falar besteira era mais difícil não valia a pena pagar para publicar em colunas de jornais tanto lixo que agora despejam sem pensar, impulsivamente. Nunca a pobreza cultural, e intolerância foi tão bem retratada nesse pais.

  • joao FOX

    AE tudo o que vc disse é verdade, pena que quem precisa ler talvez nunca veja isso. faça isso rodar o face garanto que muitos se sentiriam lesados e vc atingiria o seu objetivo que eu ajo que é dar um tapa na cara desses babacas nas redes sociais.

  • http://www.facebook.com/people/Diego-Sansana/1557925251 Diego Sansana

    Reclamando das redes sociais? Dá uma passada pelos “portais” de notícias. Além de notícias popularescas e sensacionalistas como “VIP’s podiam sair com mais facilidade”, manchetes pega-trouxa, ainda tem os comentários…..Um mais imbecil e babaca que o outro. Tem que ter estômago forte. Como diz o ditado: Se não tem nada de útil para falar, fique calado!”

  • http://www.facebook.com/pieroferraz Piero Ferraz
    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Que charge canalha! o.O

      • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

        Desculpe não concordo. Temos que parar com essa mania de sermos politicamente corretos. Fazer piada com uma desgraça é algo corriqueiro quando não se conhece pessoas envolvidas e existe espaço sim para isso.

        O que eu acho ridiculo são pessoas ficarem indignadas com uma brincadeira que não é ofensiva. pode ser de mal gosto? talvez… Mas é melhor assim do que ter caça as bruxas.

        O que eu nao aguento é quando a pessoa curte humor negro e quando acontece algo com ela fica cheia de paunocuzisse.

        • Felipe Antunes

          temos que parar com a mania de se achar dono da verdade. E reclamar de quem que ser politicamente correto.

          • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

            Temos que começar a pontuar corretamente as orações que digitamos. ;)

          • Felipe Antunes

            temos que se importar menos , pelo jeito que os outros esccrevem.

          • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

            “Temos que nos importar menos pelo jeito que os outros escrevem.”

          • Felipe Antunes

            Tayler, corrige essa frase: vai a merd…

          • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

            Hahahaha, foi legal a brincadeira. Tenha um bom dia.

          • Felipe Antunes

            que bom para voce. Tenha um bom dia, ou nao

          • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

            A pessoa pode ser politicamento. Não pode impor é que os outros sejam.

        • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

          O problema que vejo nessa charge é que ela parece atacar politicamente a nossa presidente, do PT, num blog tucano usando a desgraça alheia… Acho que dá para fazer piada da tragédia sem favorecer partido político ou religião. :|

          • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

            Ué. mas a postura da presidente foi totalmente pró imagem. Pq diabos ela saiu do chile pra ir pra santa maria e ensaiou aquele começo de choro? Não havia necessidade. A merda ja tinha acontecido. Ela tinha que fazer um pronunciamento falando que seria dura com os responsaveis pela aprovacao da casa (os bombeiros) e prestar ajuda as vitimas. parou por aí.

          • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

            Acho que interpretei mal a charge, foi mal. :(

          • http://ceticismo.net André

            Não há nenhuma piada ali, filho. É uma demonstração de indignação. guarde seu proselitismo religioso-político.

          • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

            Farei isso! ;-)

  • Jorge Dondeo

    Mas quem algum dia achou que seria diferente é muito inocente, ainda mais no Brasil com esse povo mesquinho que temos. Redes sociais são um ótima ferramente, assim como a internet no geral, mas as pessoas só usam essas coisas pra babaquice, pouca gente faz um uso realmente relevante da rede.

  • http://www.facebook.com/marcosely Marcos Ely Andrade

    Acho que acidentes nessa proporção, ao contrário do que disse o Marcel, unem, sim, as pessoas, por mais distantes que estejam. Obviamente, não une todo mundo em uma só causa e a grande massa ignorante atrapalha e aumenta o ruído.

  • http://www.facebook.com/guilherme.barcellos.10 Guilherme Barcellos

    Não foram tantas as pessoas que produziram conteúdo ignorante e/ou descabido (como fanáticos religiosos, piadistas sem noção e similares), e, as que o fizeram, são tão surreais que não merecem sequer menção. Não entendo porque uma grande parcela de pessoas dispendeu tempo e intelecto pra comentar a atitude desse bando (que, mais uma vez, vou citar como “pessoas que vivem em mundo à parte”) quando, em tese, deveriam pensar em uma forma produtiva de ajudar os reais afetados por este episódio trágico. E não em ficar atacando comentários que são obviamente descabidos.

  • http://www.facebook.com/marcoslauro Marcos Lauro

    Eu, usando somente o Twitter, ajudei uma garota a localizar sua amiga entre os feridos. Com isso, tranquilizei uma família que não conseguia falar com a moça pelo celular. Ainda não sei como a vítima está, mas pedi para me informarem assim que possível.

    Fiz minha parte. Internet também serve pra isso. :)

  • http://twitter.com/IKG_Designer IKG_Designer

    Independente do que, com quem, onde e ou como, temos que expor e assumirmos tais coisas no plural: “Nós” somos assim e assado. Não são as pessoas que são cínicas, fanáticas, tagarelas, etc., mas a maioria de nós! Em vez enxergarmos erros, buscarmos culpados ou nos excluirmos de responsabilidades, temos que admitir que a maioria de nós é egoísta, além de surda e cega, espiritualmente falando!

  • http://www.facebook.com/dan.gomes.5 Dan Gomes

    Redes sociais são inúteis para pessoas inúteis !
    Sim, se você ficar paradinho em frente ao seu face esperando notícias ou apelos úteis vir até você, só verá merda! Quer ler algo útil ou ajudar? Procure por isso! Ficar inutilmente esperado aquele post interessante ou aquela revolução do povo diante de algum fato é idiotice! Quer ler coisas úteis e fazer valer o poder das redes? Procure pessoas, assuntos, páginas úteis ! Exemplo: no mesmo dia quase do incêndio em SM também pegou fogo em uma vila aqui de Porto alegre onde 60 casas foram queimadas, sabe quantas pessoas postaram algo sobre isso aqui? ZERO
    Porém, minha namorada procurou fazer algo por eles e postou um site com a noticia no face pedindo doações e informando o que já havíamos doado. Resultado: conseguimos doações com vários contatos nossos que não sabiam da noticia e achamos um grupo de pessoas que estavam se organizando para ajudar e entramos no esquema!
    Criticar as redes sociais é fácil, usa-las de forma útil são outros 500.

  • Pingback: Por isso me tornei anti-social | Jonatan Machado()