O soldado que pensava estar em um videogame

Se você tem acompanhado o noticiário nos últimos dias deve estar sabendo do conflito no Mali, cuja maior participação estrangeira é da França. Bom, guerras estão sempre cercadas de polêmicas, mas uma das primeiras a surgir nesta aqui é sem dúvida algo bastante inusitado, até por de certa forma envolver os videogames.

Tudo começou por causa da fotografia abaixo, tirada pelo correspondente Issouf Sanogo e se ela não tem o mesmo impacto visual daquela em que crianças fogem de um ataque de Napalm ou da que mostra um médico alemão andando entre judeus mortos, serviu para chamar a atenção de quem jogou a série Call of Duty: Modern Warfare, exatamente por um soldado estar usando um cachecol lenço igual ao de um popular personagem do game e isso logo fez com que o alta escalão do exército francês criticasse duramente a postura, que foi classificada como “inaceitável” e de acordo com o coronel Thierry Burkhard, “essa imagem não representa a ação da França no Mali.

O Twitter ficou em polvorosa, com inúmeras pessoas atacando veementemente a atitude do soldado não identificado e a imprensa francesa também não perdeu tempo, com um jornal falando sobre a situação e dando como manchete o título deste post.

O fotógrafo por sua vez disse ter ficado surpreso com a repercussão e após passar algum tempo viajando com os soldados franceses, afirmou que eles trabalham em condições difíceis e fazem o possível para se entreter. Além disso, declarou não ter certeza se o mascarado tem conhecimento de tudo o que está sendo dito sobre ele e na minha opinião, sua descrição das condições em que a foto foi tirada ajuda a tornar as reclamações um tanto injustas, veja só:

Um helicóptero estava pousando e levantou enormes nuvens de poeira. Instintivamente, todos os soldados pegaram seus cachecóis lenços para evitar ter a boca cheia de areia… Vi aquele soldado usando um cachecol lenço estranho e tirei a foto. Naquele momento nada na cena era chocante ou parecia fora do normal. O soldado não estava posando e não havia nada encenado na imagem. Ele estava apenas ali, protegendo seu rosto da poeira, esperando o helicóptero pousar. Ninguém tentou me impedir de tirar a foto.

Há ainda outro detalhe que muitas pessoas não estão levando em consideração, o fato de que tal máscara não foi criada pela desenvolvedora do Call of Duty e sim copiada de soldados que a utilizavam na Guerra do Iraque. Além disso, quem assistiu o filme Tempos de Violência, de 2005 e portanto bem anterior ao lançamento do primeiro Modern Warfare, provavelmente se lembrará de uma cena em que o personagem interpretado por Christian Bale esconde seu rosto com algo muito parecido.

Então, acho que as pessoas deveriam começar a se preocupar com as verdadeiras atrocidades que são cometidas numa guerra e não em um sujeito que na pior das hipóteses, achava que estava vivendo em um jogo eletrônico.

dori_mali_23.01.13

[via AFP]

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • A vida imita a arque que imita a vida.

  • O cara ta num pais que duvido ele gostaria de estar, ta lá pra matar ou morrer ou mesmo ficar desfigurado e reclamam da porcaria de um lenço?
    Eu usaria também, me faria parecer mais agressivo e tiraria a concentração do inimigo.
    Se eu estivesse numa guerra pra morrer, a ultima coisa que ia me preocupar e im monte de nerd sentados em segurança me criticando.

    Agora vão botar a culpa da guerra no call of duty.

    • Ué, a opinião pública britânica não ficou horrorizada porque o príncipe Harry alegou ter matado talibãs? ht tp:// www. vancouversun. com/ news/Prince+Harrys+assertion+that+killed+Taliban+Afghan+combat/7853786/story.html (junta aí que o texto vale a pena).

      “Lindsey German, leader of the Stop the War Coalition, called Harry’s
      comments ‘arrogant and insensitive’ and raised the prospect that Harry
      might have accidently targeted Afghan civilians.” – quer dizer, a pessoa não vive a realidade da guerra, não sabe que aquilo é o inferno na Terra e acha que o príncipe tava passeando de helicóptero e atirando a esmo em civis? Apontar o dedo é fácil, por o seu na reta ninguém quer.

      No mais, excelente artigo. 🙂

  • Keaton

    Claro. TINHA de sobrar para o Call of Duty.

  • Maano…quem escolhe os títulos das matérias? Tô até agora procurando uma ligação entre o título e o texto.

    • Felipe Antunes

      po vc realmente leu o texto todo? ou esta apenas trollando

      • O pior é que o texto possui não uma, mas duas referências ao título. Mas enfim…

        • Fausto Biazzi de Sousa

          você realmente alimenta esperança de que o pessoal interprete textos e localize referências?
          Malemá o pessoal lê… maioria só ~vê~ as “figurinhas”

          • Renan Carvalho

            verdade cara, eu li bem rápido pq estou no trabalho, mas já me desculpei =D

          • O que esperar de alguem com nome zero? Zero de conhecimento, zero de perspicácia e zero raciocinio.

      • Renan Carvalho

        o Zero tá certo, o titulo é muito sensacionalista

        o certo seria: Os cidadãos que pensavam que o soldado pensava estar em um videogame.

        Horrível mas não é mentiroso e resume bem a matéria

        • O título está assim de propósito justamente pra criticar o jornal francês e acredito que sem fazer muito esforço é possível ver isso no texto, como disse antes, em dois trechos.

          • Que absurdo de vc escolher o título do SEU artigo. Como ousa?

          • Renan Carvalho

            ops my mistake =(

            gosto do fato de que você comenta seus artigos e fala com os leitores, ao contrário de um outro site tendencioso à Maçã que começa com a letra g…

            Aliás o tendenciosismo daquele site faz eu mal avaliar outros sites de noticias…

          • Tranquilo cara, só quis deixar claro que o título não foi usado por acaso, muito menos para chamar leitores, embora isso efetivamente possa acontecer.

        • Você estou interpretação de texto no colégio?

    • José Alberio Alberio

      Se você ler o texto vai entender o título.

    • Tejobr

      Maano… é a diretoria do curintia.

      Brincadeiras à parte, também pensei em uma coisa pior, antes de ler a matéria. Porém, não tive nenhum AVC posterior.

    • Eu queria muito que você comentasse esse tipo de bobagem nos meus textos: se o texto é meu, sou eu quem escolhe o título. Danem-se os cagadores de regras.

      O presente texto, excelente, foi escrito e publicado pelo Dori, sendo que ele foi quem escolheu o título do próprio texto. Qual título você daria ao presente texto?

      Aliás, que direito você tem de criticar o título do texto alheio quando tal detalhe foi claramente explicado pelo próprio texto?

      Tu simplesmente não tens nenhum direito, você não colaborou nada com o texto, nem ao menos para fazer um comentário decente, bem argumentado e construtivo. Sorte sua eu não possuir o poder de moderação dos comentários, pois esse tipo de questionamento sem bons argumentos me faria tirar seus privilégios de comentar no Meio Bit.

      • Guest

        Caro Emanuel Laguna, concordo que o cara está viajando legal por não ter entendido o sentido do título da matéria, mas não é necessário responder com tanta agressividade diretamente a ele. Por mais que tenhas apresentado argumentos de que ele estava errado, isso acaba por desmerecer o teu próprio comentário.

        E pelo pouco que sei, segundo as regras do Meio Bit ele tem sim o direito de expor suas idéias e criticar os textos, mesmo que não tenha sólidos argumentos. Ao invés de censurar/apagar os comentários, creio que é mais produtivo respondê-los e apontando seus erros através de argumentação. Claro, salvo exceções onde é claramente uma trolagem ou que contenha ofensas diretas a alguém (ou desobedeça as outras normas aqui do site).

        • O direito termina quando o indivíduo ataca o autor do texto: uma coisa é criticar o texto, outra é questionar a capacidade do autor em criar títulos adequados para os próprios textos.

          • Yulan Cardoso

            Não consigo perceber tal “ataque”, e se de fato a pergunta do cara foi irônica, creio que ainda assim isso não mereça tal atitude da tua parte. Admiro o trabalho da galera do Meiobit no geral, mas isso fez com que você caísse um pouco no meu conceito. Outro motivo seria pelo Dori já ter tirado a situação de letra, fazendo esse “esclarecimento” um tanto desnecessário.

            Acho que vale lembrar que embora os leitores não contribuam diretamente para o texto, eles são vitais para que vocês consigam manter a escrita dele como profissão. Frequentemente lidamos com situações como essa, mas justamente por isso temos que resolvê-las da maneira mais profissional possível. Peço desculpas caso esteja falhando em perceber algo e espero que minhas palavras lhe sirvam pra algo.

            Um abraço pra vocês!

          • Maano…quem escolhe os títulos das matérias?

            Esse tipo de pergunta não tenta desqualificar quem estava por trás do título do presente texto?

            Enfim, infelizmente não tenho a paciência do caro Dori, mas estou trabalhando nisso. O problema é que o Meio Bit teve que lidar com muito troll e paraquedista no passado e vivi tal época, então meu pavio anda curto para qualquer coisa que pareça atacar a equipe. Desculpe-me se pareci grosseiro no meu comentário anterior, embora eu não pretenda mudar o meu outro, o primeiro comentário respondendo ao Zero à esquerda.

    • Tem que ler para achar a ligação. Ou você é analfabeto funcional?

  • Felipe Antunes

    So por curiosidade, o nome desse lenco e cachecol ? eu achava que cachecol fosse aquele troco aboiolado que o povo coloca nos ombros no frio :). Obs apenas uma duvida

    • A primeira vez que vi a foto achei que fosse um cachecol mesmo, mas olhando com mais atenção parece um lenço. Vou mudar o texto.

    • Aboiolado porque você vive num país chamado Brasil.

  • Eduardo Rocha

    O cara esta na boca do inferno e estão reclamando de uma máscara?? Estivesse ele cometendo atrocidades vá lá, é mais do que justificável. Mas uma máscara??

  • Tejobr

    Atire na cabeça do seu inimigo, mas não mostre a língua para ele, pois é desrespeitoso.

    A verdade é que qualquer guerra já traz o desrespeito implicitamente. Umas são necessárias. A maioria, não.

    • Renan teixeira

      “Quando se tem de matar um homem, não custa nada ser educado.” Winston Churchill

  • Esse tipo de lenço é usado por TODO motociclista nos USA. Bitch, please!

  • edenfall

    Daqui a pouco vão dizer que as guerras são culpa dos videogames.

  • Ótimo texto. É engraçado ver o pessoal reclamando do título do texto sem ter lido a matéria se juntando automaticamente a aqueles que reclamam, criticam., apontam sem entender daquilo que estão falando. Exatamente como quem está mais preocupado com o jogo que com a guerra em si.

  • marcos.petropolis

    Que o exército Francês tenha se incomodado vá lá, é aceitável ,mas o grande público reverberar isso , eu não compreendo.Existe um ente invisível vagando pela internet afora que eu chamo de “patrulha dos medíocres” e que desanca pessoas e atitudes com um falso moralismo e infelizmente as redes sociais só facilitam isso , pois encontram muitos bitolados pra replicar.Essa “patrulha” na verdade sempre existiu , mas agora ela têm uma forma muito mais eficiente de disseminação.

  • Fausto Biazzi de Sousa

    cara, eu tenho um lenço/bandana igual a pelo menos 10 anos, a qual uso na estrada pra andar de moto e fazer trilha e, no entanto, nunca joguei call of duty (se joguei também não lembro)…
    será que no fundo eu imagino que sou um personagem de videogame???

    Bem, o cara de qualquer forma estaria lascado com o exercito, afinal, existem condutas de apresentação do uniforme. mas esse pessoal seboso e acomodado que ficou reclamando devia é aprender a calar a boca.

    no mais curti a foto! ficou badass! =)

  • Espera que tem mais, um certo principe que está servindo como atirador em helicópteros, não tirou uma foto, mas deu uma declaração “parece que estou num video-game”, ou qualquer coisa perto disso.

    • Eduardo Tenório

      Cara, no lugar dele eu provavelmente me sentiria assim também. Acho que para pessoas de nossa geração, é compreensível. É melhor pensar que está em videogame com vida única do que endoidar pensando ter matado seres humanos.

  • A atitude das pessoas (idiotas) que criticaram a foto é semelhante a das criaturas que leram o título e esperaram encontrar uma matéria sobre alguém achando que era Duke Nukem.

    Meus dois centavos:

    1ª Centavo: Twitter é o palco das revoltas e polêmicas artificiais.

    2º Centavo: Jornais vivem da audiência das polêmicas artificiais.

    (btw, eu achei a foto maneira)

  • Isso é pra quem acha que imprensa imbecil é um mal exclusivo das américas, harharhar, Onde eu compro um lenço badass desses, btw?

  • Ótima idéia pra uma fantasia de carnaval… kkkkkkkkkkkkkkk

    Concordo com o sujeito ali sobre a patrula ideológica dos medíocres, só substituiria medíocre por hipócrita. Me lembra o caso da professora que dançou o todo enfiado (fez merda, pode até ser) mas o povinho lascando o pau enquanto estava todo mundo lá na mesma merda de show dançando é normal. Brasil é o país em que todo dia se critica pedofilia, mas todo dia uma adolescente nova aparece seminua nas novelas globais. Como se desse pra dizer com exatidão a idade de uma moça entre 15 e 19 anos. O mundo não vai muito diferente…

  • paulokdvc

    Sem dúvida um bom texto. E sempre teremos a famosa trolagem das mídias sociais, afinal, quem não gostaria de aparecer e criar um burburinho na sociedade. Aposto que o jornal vendeu pakas.

  • Quem acha que está em um jogo de video game é o príncipe Harry segundo palavras do próprio.

  • Zilardo

    caveiras

    • Monseha

      Não brinca não que até o simbolo do BOPE é alvo de críticas…

  • Ontem mesmo estava lendo sobre fotos vencedoras do Pulitzer e vi a história da famosa foto da execução vietnamita. O general que parece estar matando um civil a sangue frio na verdade está atirando em um violento assassino de policiais.

  • Jorge Dondeo

    O pessoal ta com muito tempo disponível mesmo. O a privação de sexo das pessoas está agressiva!? A mascara ficou irada!!!

  • MIMIMI VIDEOGAMES MIMIMI GUERRA MIMIMI GERAÇÂO DA VIOLÊNCIA.
    Por que quando vem a corja retardada falando de jogos eu não me surpreendo?

  • “essa imagem não representa a ação da França no Mali.”!…? então o que representa?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples