Windows Phone dá tela azul e pede CD de instalação: ex-chefão da Microsoft usa iPhone

Se você queria uma prova de que o Windows Phone 8 possui o mesmo kernel da versão desktop do Windows 8, digamos que ambos compartilham uma clássica função dos sistemas operacionais da Microsoft: a tela azul da morte (BSoD).

A situação acima foi obtida num aparelho da HTC, o Windows Phone 8X, de forma provavelmente semelhante ao processo que conseguiu chegar à tela de erro abaixo, que pede para inserir o CD do Windows num desses celulares com Windows Phone 8:

Laguna_WP8Xboot_21jan2013

Gerenciador de boot do Windows Phone 8: insira o CD de instalação.

De acordo com a equipe de suporte do Windows Phone, que entrou em contato com o russo Johnny Ruokokoski no Twitter (ele apenas retuitou a figura acima), os usuários comuns nem passarão por quaisquer dessas situações: Mikko Hypponen, chefe de operações da F-Secure, foi quem originalmente encontrou o erro ao tentar instalar um firmware modificado no celular da HTC.

Esse é o tipo de customização avançada que não obrigará a Microsoft a vender CDs (ou caros DVDs) do Windows Phone tão cedo: acho que somente uns 5% dos usuários devem fazer algo parecido no Android, por exemplo.

O tio Laguna fica a imaginar o que a equipe de suporte do Windows Phone diria ao ver o Steven Sinofsky, ex-chefe da divisão Windows na Microsoft, usando iPhone: a demissão do irresponsável pelo Windows Phone mal completou dois meses e, durante a CES 2013, boa parte dos tweets de Sinofsky foram feitos de um smartphone da Apple. Logo depois de ser descoberto, Steven explicou a situação em outro tweet:

É claro que uso um iPhone às vezes e também tenho um Samsung: gosto de me familiarizar com o trabalho de todas as grandes companhias.

E, comentando um texto no blog do Bijan Sabet, deu mais detalhes:

Comprei cada iPhone lançado (e também cada um dos Galaxy, iPad e Kindle). É muito bom usar de verdade cada produto de vez em quando e antes da CES comecei a usar o iPhone, pretendendo fazer uso dele por um mês. Até então, eu estava usando o meu Lumia 920.

No meu escritório, passei bastante tempo usando a SmartSuite ou o Google Docs, pelas mesmas razões.

Acredito que Sinofsky estava sendo sincero e, a princípio, não teria trocado as janelas pelas maçãs por gosto pessoal ou mesmo birra com a antiga empregadora: durante o Natal, ladrões levaram três mil dólares em iPads dos escritórios da Microsoft e eram aparelhos usados para testes dos produtos da Microsoft (Office?) no iOS.

É algo normal na Microsoft conviver com a presença de produtos rivais para estudo, embora naquele infeliz caso extremo, citado no parágrafo anterior, as tablets concorrentes do (fracassado?) Surface RT tenham sido furtadas por conta dos segredos industriais contidos nos aparelhos: desenvolvedores de apps sem a mínima ética adorariam pôr as mãos nesses iPads.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Davi Ramos

    Acho uma bobagem essa história de fiscarem fiscalizando o que neguinho usa. Se o cara é chefe de cozinha, vai achar que ele ruim porquê chega em casa e come um miojo?

    • Denis

      Mesma coisa dizer que ele só pode ler o Meio Bit porque ele escreve aqui. Se ele ler outro blog de tecnologia é porque o Meio Bit é um lixo.

      • Cristiano Nascimento

        Esse Laguna que criar burburinho encima de assunto surrado, deve estar faltando pageviews no MeioBit.

        • Prove.

        • Acredito que seja a mesma coisa :), pra que falar desse assunto surrado? falar de Windows dando problema e de nego usando Iphone, meio falta do que postar né. só dizendo.

      • Sim, analogia corretíssima, vamos comparar jornalistas e suas matérias, no caso blogueiros, em diversos canais, com fabricantes de equipamentos e tecnologia, produtos completamente diferentes.

    • Fácil falar como um usuário, difícil pensar como o dono da empresa, vendo seus diretores usando a concorrência.

    • Vamos colocar em outros termos. Você vai comer em um restaurante. Vê o cozinheiro ou um garçom sair pra comer no restaurante vizinho e depois voltar. Não vai ficar nem um pouco em dúvida?

      • Guest

        Não necessariamente. Alguns “donos” tem como politica proibir que funcionários façam suas refeições no local de trabalho. Quem trabalha em Shopping conhece bem a rotina onde apesar de existir N fast-foods, lanchonetes e o escambáu, funcionários das lojas te de fazer suas refeições fora ou passar fome até terminar o turno, onde muitas vezes o próprios seguranças do local fazem esse “controle”. Alguns “empresários” e “gerentes” consideram isso até motivo de justa causa. Conheço amigos que já penaram e eu mesmo já passei por isso ao fazer uma manutenção em um cliente e um boçal metido a gerente vir interpelar minha equipe como se fossemos “colaboradores” do lugar. Mandamos ele pastar. E antes que venha com papo de Justiça Trabalhista, ela muitas anda de mãos junto com o empresariado.

        • Como diz o Cardoso, o paunocuzismo não tem fim. É só pra ser chato mesmo? A microsoft proíbe seus empregados de terem produtos dela?

  • “Esse é o tipo de customização avançada que” deixa o celular bricked.

    • Luiz Felipe

      não para quem tem jtag

  • Luiz Felipe

    Acho que o “sin of sky” pode ter razão, é preciso dormir com o inimigo.

  • Yan Vianna

    Claro que a Microsoft adora usar os produtos dos concorrentes que o diga o primeiro Macintosh

  • Denis

    Sobre o problema no sistema: O cara quis modificar o sistema, o processo deu errado e deu tela azul, se você usar o celular com o sistema original a tela azul não irá aparecer. E sim a Microsoft está usando o kernel do Windows 8/RT no WP8, e isso não tem nada de errado.

    • Well Dias

      Claro que tem muita coisa errada. Veja bem, o problema não é usar o mesmo Kernel. E sim não se preocupar em qualidade. Parece que pegaram os fontes do kernel do windows e compilaram, corrigindo os erros a medida que foram encontrados. Afinal este erro indica que tem coisas no Windows phone que não deveria estar lá. Assim fica parecendo que ele é um colcha de retalhos.

      • Denis

        Exato, é claro que ambas as telas não deveriam aparecer pro usuário independente dele tentar modificar o celular ou não, porém isso tomou uma proporção tão grande como se fosse algo comum nos Windows Phones. Isso ocorreu apenas com dois usuários que tentaram modificar o kernel. De todo modo é claro que a Microsoft tem que deixar o sistema mais humano e corrigir algumas telas (tipo esse de pedir DVD).

        • Leonardo Bruno Lima

          Discordo, ninguém tem que reisntalar firmware em Windows Phone, se fez que se lasque. A Microsoft não tem que fazer o wp pensando no usuário fuçador, esse tem que ir de Android mesmo.

      • O fato de o Windows Phone ter o mesmo kernel que o Windows 8 significa o que? Que eu estou carregando um verdadeiro computador de bolso (e que ainda serve muito bem como celular)! 😀 Acho isso digno!

  • ZE MARIA

    O artigo deveria se chamar “Polêmica Artificial do Mês #2” Mas como é da Microsoft… nego desce o sarrafo… Particularmente estou feliz com meu Lumia 900

  • Na boa, só porque era HTC, se fosse Nokia… desceriam mais o pau ainda. (^.^)’

    • Pois é! O povo tem uma mania de meter o pau na Nokia e na Microsoft… talvez porque eles saibam que ambas tem qualidade e originalidade e usam de sua popularidade para rebaixá-las. Tipo aqueles bullying que rolam com os CDFs na escola. haushuahsuahsuah

  • Ihhhh, agora o que vai ter de gente falando pelos cotovelos…”WP dá BSOD!!”, “Não comprem porque vai travar”, “M$ só faz mierda…”….

    Meu antigo N900 com linux tinha uma pasta no sistema “CD-ROM”, vai dizer que era problema?

    • Ele dava tela azul (ou kernel panic) e pedia o CD-ROM? Se não, qual a lógica da analogia?

      • Não, não pedia, a analogia foi pois estão reclamando pelo fato de haverem rastros da versão desktop no windows phone. Por isso eu citei o exemplo do linux do N900 que possuia a passa CD-ROM.

        Mas congelava as vezes quando eu instalava algum programa do repositório extras-devel. Ou seja quando fazia algo “fora do envelope” habitual e permitido.

  • Leio qualquer texto do meiobit sem essas guerrinhas de fanboys, sempre dou crédito por ser simplesmente o meiobit, que acompanho há anos, mas SEMPRE quando chego no “Tio Laguna” dropo o restante da informação.

    O problema deve ser comigo, mas nunca consigo levar adiante um texto onde o autor se coloca como “Tio”, “agora o tio aqui vai ensinar blablabla”, “o tio aqui acha isso, aquilo”, acho um saco.

    Pode por sua opinião sem problemas, meu problema é com os Tios, mesmo.

    • HAHAHAHAHAHAHA! 🙂 😀

    • Deixa eu analisar aqui: o nome do autor aparece logo no começo do texto, você sabe que não gosta dos textos dele, lê e depois vem postar que não gosta. É como comprar um livro de Saramago, sabendo que não gosto do estilo dele, e xingar muito no Tuiter.

      • Ele estava a falar sobre o meu ileísmo recorrente nos textos escritos pelo tio Laguna, algo que é um tipo de marca registrada minha, assim como as dúzias de links que adoro colocar nos textos propositadamente. 😉

        • Sem falar do infinitivo gerundivo hein, mas deixou passar essa: “Acredito que Sinofsky estava sendo sincero e […]” Hahahaha.

    • Eduardo Tenório

      Você não é o único.

  • Aisen_K

    Lamentável ficar lendo esses “artigos” de macfags. O autor teve até mesmo de tirar da cartola um tweet de ex-funcionário da Microsoft para citar a Apple.

  • Saí do Reader pra ver o site só pra certificar que o povo tava sentando lenha no assunto surrado. E realmente… Esse post não merece click-no-banner-pra-ajudar.

  • Nada contra o texto, mas, qual é o foco do post mesmo?

    • O suporte do Windows Phone tem que lidar com situações semelhantes à do Windows desktop (embora bem raras) e o ex-chefe desse setor trocou o Lumia 920 por um iPhone, algo normal considerando que a Microsoft também desenvolve apps pro iOS. 😉

  • Pingback: Super Galáxia nº 4: a Samsung pode jogar maçãs no meio do casamento da Microsoft com a Nokia? « Meio Bit()