Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft ASP.NET AJAX 1.0 lançado para Windows e Linux

Microsoft ASP.NET AJAX 1.0 lançado para Windows e Linux

17 anos atrás

O título não está errado. É isso mesmo. Uma biblioteca completa, feita em JavaScript puro e com grande capacidade de expansão, para todas as plataformas. Testada com Internet Explorer, Firefox, Opera e Safari.

-= Para Windows =-

A Microsoft concluiu a versão 1.0 da sua biblioteca para implementação de Ajax para Asp.Net 2.0, com suporte ao Visual Studio 2005 ou Visual Studio Express.

Desenvolvedores de Asp.Net devem fazer o download do instalador padrão (vocês sabem, Next > Next > Finish) do pacote.

Download ASP.NET AJAX 1.0

-= Para "não-Windows" (segundo eles) 😉 =-
De quebra, lançou também o Microsoft Ajax Library, que são todos os pacotes e API em JavaScript instalados na versão para Windows. Quem trabalha com outras plataformas web, como LAMP, poderá usar, modificar e redistribuir as bibliotecas em seus projetos.

A licença usada é o Microsoft Permissive License (Ms-PL), que pode ser lido com detalhes na página de download da biblioteca. Era o que realmente faltava para o Ajax ter um salto de uso.

-= Ajax Toolkit - Exemplos prontos =-

Além disso, há o Ajax Toolkit disponível para download, com (até o momento) 32 componentes prontos para uso. Para vê-los em ação, basta clicar aqui. Se gostou das amostras, o kit está aqui.

Como ele é um projeto comunitário, desenvolvedores estão criando e aprimorando esses componentes, usando a base em JavaScript fornecida.

-= ASP.NET 2.0 AJAX Futures =-
Uma série de pacotes da tecnologia foi removida da base do antigo Community Technology Preview (CTP) para que o kernel da versão 1.0 pudesse ser fechado.

Algumas delas iriam demorar demais até atingir o nível de qualidade exigido, já que a Microsoft irá fornecer suporte por 10 anos a esse pacote.

Mas se você não quer esperar pela nova versão e quer saber o que o futuro reserva, instale esse pacote após a versão 1.0 e mais algumas dezenas de recursos estarão disponíveis.

-= Opinião =-

Para quem se interessa por web, vai ser como pinto no lixo.

Fonte: Asp.Net

relacionados


Comentários