Carlos Cardoso 11 anos atrás
Quando o Yahoo surgiu sua tecnologia de busca era abrir o email e ver se alguém tinha enviado um site legal. Acompanhei o crescimento da empresa desde que se gabavam de ter mais de dez mil sites indexados, mas nunca consegui perceber uma verdadeira unidade entre os serviços apresentados.
O Yahoo tem até hoje (IMHO) o melhor serviço de listas de discussão, um Instant Messenger injustiçado e o Flickr, meu querido Flickr, mas sempre me pareceram despensa arrumada por homem, com sabão do lado do feijão.
Em um tempo onde a experiência de uso é mais importante que a marca, isso foi fatal e o Yahoo amarga perda atrás de perda. Recentemente um passaralho limou 2000 funcionários. As ações, que em Novembro de 2007 estavam a $25,79 um ano depois caíram para $9,39 e HOJE estão a $15,44.A empresa apresentou um balanço positivo, mas ninguém está satisfeito.
O acordo com a Microsoft na área de buscas e publicidade não está mostrando resultado, e ainda se meteram em uma briga feia de patentes com o Facebook.
Scott Thompson, CEO do Yahoo definiu bem a situação:
“O Yahoo tem feito muita coisa por muito tempo e poucas dessas coisas temos feito realmente bem”
A idéia agora é focar em Notícias, Finanças, Esportes e Email, áreas onde o Yahoo tem expertise e reconhecido sucesso.
Nessa nova passagem do passaralho 50 sites vão rodar ou serão consolidados, o que significa que todo mundo que trabalha neles menos um bucha qualquer serão demitidos e o site integrará um serviço maior qualquer do Yahoo.
É doloroso, mas em tempos onde boa parte do acesso é mobile o próprio conceito de portal tudo-em-um está perdendo o sentido.
No clássico de 1939 Ninotchka, a União Soviética envia uma comissária para Paris, onde encontra 3 agentes que deveriam vender as jóias do Czar. Eles a cumprimentam na estação ferroviária perguntando como está Moscow. Ela responde:
“Excelente! Os últimos julgamentos coletivos foram um sucesso! Temos menos, porém melhores russos”
O Yahoo, nas mãos corretas pode ser salvo, e já tem excelentes serviços, só precisa fazer com que eles se destaquem no meio daquela bagunça, e pelo tamanho dos cortes, percebe-se que eles não estão com medo de passar a foice.
Fonte: PO