Gilson Lorenti 11 anos e meio atrás
Tenho certeza que isso vai causar polêmica. Mas, desta vez, vou ser obrigado a concordar com algumas das opiniões negativas. A foto Rhein II do artista alemão Andreas Gursky foi vendida pela casa de leilões Christie's pela bagatela de 4.3 milhões de dólares. Sim, é muita grana por uma imagem que nos diz pouca coisa. A foto foi feita enquadrando uma sessão do Rio Reno e o nome da imagem é uma homenagem ao nome original do rio em alemão.
A peça leiloada é um enquadramento em plexiglass de 73 x 143 polegadas (imaginem o tamanho disso) e faz parte de uma série de 6 imagens. As outras se encontram espalhadas por renomados museus de arte do mundo. Isso faz levantar aquela velha questão sobre como calcular a importância e o valor da arte. Obvio que a visão do artista é muito importante para a construção da imagem, mas neste caso creio que o preço elevado se deve muito mais à fama do artista. Claro que as coisas atingem preços exorbitantes porque existem pessoas dispostas a pagar por elas.
Tendo este assunto como base, o site Fós Grafe publicou uma notícia do site Buzz Feed onde temos o levantamento das 15 fotos mais caras da história. Claro que agora a lista vai ter que ser atualizada. Em minha humilde opinião tem muita coisa mais bacana lá do que esta imagem de Andreas Gursky. Mas, quem sou eu para julgar?