Carlos Cardoso 12 anos atrás
Se tudo der certo em dois dias, na quarta-feira, a OV-103 Discovery fará seu último pouso. tendo completado 39 vôos, 322 dias em órbita. Será o encerramento de um veículo pioneiro, que se não transformou a viagem espacial em rotina, deu os primeiros passos para demonstrar a viabilidade do conceito até então ficcional de naves espaciais reutilizáveis.
Na manhã do dia 9/3/2011 os motores auxiliares serão acionados, diminuindo a velocidade orbital da Disccovery, introduzindo-a em uma trajetória de reentrada seguida de diversas manobras para redução de velocidade. Ao final ela pousará no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 11:58 (de lá), bem a tempo de filar o rango.
Quem nunca viu um pouso ao vivo TEM que acompanhar. A transmissão será como sempre via NASA TV, com vários links alternativos, inclusive um em HD do UStream. É a oportunidade de uma vida, pois depois desse a NASA só tem mais dois vôos programados (e o segundo está na berlinda), serão as últimas missões da Endeavour e da Atlantis.
A NASA resolveu caprichar nessa última missão, e na manhã de hoje a chamada de despertar, uma pequena cerimônia onde uma música é tocada para acordar os astronautas foi especial. Com o efeito colateral de emocionar trekkers no mundo inteiro, a tripulação foi acordada ao som do tema de Star Trek, com direito a uma mensagem especial de William Shatner.
Melhor que isso só se tivessem reformado a Enterprise e fosse ela em órbita, mas mesmo assim estamos bem melhor do que o pessoal de Star Wars. Nós trekkers temos uma nave inteira, eles só ganharam um robô idiota.
[update]
Abaixo a transmissão, vista de Houston com direito à reação da tripulação da Discovery: