Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » A Usenet Morreu? ( parte II )

A Usenet Morreu? ( parte II )

18 anos atrás

Agora que todos já conhecem um pouco melhor a Usenet, vamos colocar as mãos na massa e experimentar essa rede fantástica.

Existem vários "news readers" mas os melhores são pagos. Portanto, vamos configurar o Mozilla Thunderbird para o trabalho. No final do artigo, discutirei seus pontos fracos e algumas alternativas que usuários mais avançados sentirão falta.

Abram o TB e criem uma nova conta ( Arquivo / Novo / Conta ). Atentem para o fato de não ser uma conta de email, mas de "newsgroup".

O TB vai pedir mais alguns dados, como se fosse a criação de uma conta de email. Sigam as imagens:

É claro que, aqui, você deverá entrar com seu nome e seu email. Evite usar o email principal, pois é muito comum, em servidores gratuitos, como o que iremos utilizar, haver o 'roubo' dos emails cadastrados por "spammers".

Aqui, usaremos um servidor bem razoável, que permite postagem e replica alguns grupos binários, o news.spiderlink.net.

Terminada a configuração, você verá uma tela similar a essa:

Agora, precisamos receber a lista dos grupos que este servidor mantém e/ou replica. Para isso, clique em "Gerenciar inscrições de newsgroups".

Você verá a tela abaixo, enquanto o TB recebe a lista dos grupos. Pode demorar um pouco, pois são milhares de grupos e a velocidade nem sempre é excelente...

Pronto. Agora que o TB já tem a lista completa dos grupos, você precisa selecionar aqueles que quer ler. Como são *muitos* grupos, você pode filtrar, procurando por determinada palavra. Por exemplo, para encontrar os grupos referentes aos micros MSX:

Pronto. Simples, não?

Agora você poderá procurar pelo assunto que quiser e, certamente, achará muita gente com os mesmos interesses.

É claro que dei apenas um exemplo, mas existem milhares de servidores por aí. Uma pequena lista pode ser encontrada em http://freenews.maxbaud.net/.

Com o tempo, você vai reparar que em vários grupos onde se distribuem arquivos binários, o cabeçalho das mensagens tem algo como: (1/37), (2/37) e por aí vai... é que o protocolo NNTP, usado na Usenet, não foi desenhado para enviar arquivos, apenas textos. Então, é costume convertê-los usando, por exemplo, o formato UUEncode e "quebrá-los" em várias mensagens menores.

Infelizmente, o TB é voltado para as mensagens de texto puro, sendo um processo mais complicado extrair os dados binários. Uma opção, é a extensão Mnenhy. Mesmo assim, ainda será um processo trabalhoso.

Quando você já estiver familiarizado com a rede e quiser extrair mais dela, como ter um fácil acesso aos binários, tente o XNews ou o Agent ( este, é pago, mas está entre os melhores leitores disponíveis ).

Bem, se é assim tão trabalhoso extrair uma simples foto ( ou mesmo uma música em mp3 ), por que não usar o Google Groups? Justamente, porque lá, não são replicados os grupos binários...

Quem quer mais facilidade, pode pagar para ter acesso a servidores exclusivos ( ou que dão prioridade ) a esse tipo de grupo, como . Encontrei também uma opção gratuita: .

relacionados


Comentários