Meio Bit » Arquivo » Games » Miyamoto: Mario usaria uma arma

Miyamoto: Mario usaria uma arma

25 anos após o lançamento de um dos jogos mais importantes da história, Shigeru Miyamoto revela alguns segredos.

13 anos e meio atrás

dori_mar_21.10.10

Mesmo após 25 anos de seu lançamento, o jogo Super Mario Bros. ainda parece ter muitos detalhes a serem revelados e durante uma entrevista à revista Famitsu, Shigeru Miyamoto explicou algumas das escolhas que foram feitas para o jogo, como por exemplo, que a princípio o encanador deveria empunhar uma arma:

Durante parte do desenvolvimento, os controles era A para disparar balas, B para correr e cima no direcional para pular. As balas depois acabaram se tornando as bolas de fogo – originalmente pensamos em ter um estágio no estilo shoot 'em up, onde o Mario pularia em uma nuvem e poderia atirar nos inimigos, mas desistimos porque queríamos nos focar na ação com pulos. Os estágios bônus no céu são remanescentes dessa ideia. No final, percebemos que a possibilidade de atirar todas as bolas de fogo que quisesse enquanto estivesse correndo dava ao Mario muita vantagem, então ao invés de disso, você só pode atirar uma bola de fogo depois que começar a correr.”

Outro aspecto mencionado e que você provavelmente já deve ter se perguntado sobre isso, é porque o personagem come um cogumelo para ficar maior:

O primeiro protótipo do jogo que tínhamos não era muito bom porque você não podia enxergar muito adiante. As pessoas queriam que o mundo fosse mais visível na tela, mas eu não queria fazer com que o Mario fosse menor do que já estava, então resolvemos construir o mundo na escala do Mario pequeno, para em seguida torna-lo maior na versão final. Foi neste momento que nos ocorreu a ideia de começar com um Mario menor e fazer com que ele aumentasse de tamanho. Como o jogo era situado em um reino mágico, eu fiz com que o item para power-up fosse um cogumelo porque vemos pessoas nos contos populares passeando por florestas e comendo cogumelos a todo momento. Isso por sua vez nos levou a chamar o mundo de ‘Reino dos Cogumelos’ e o resto do enredo surgiu daí.”´

Chega a ser engraçado pensar como certas decisões de design podem transformar um jogo em uma tremendo sucesso ou em um total fracasso. Um Mario usando armas poderia dar certo? Talvez, mas depois de tantos anos vendendo milhões de cópias e tendo se tornando um dos principais ícones da indústria, é complicado imaginar que o Super Mario Bros. poderia ter dado certo se tivesse sido feito de outra maneira.

[via 1UP]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários