San Picciarelli 13 anos atrás
Era o que eu procurava de certa forma. Se você utiliza muito leitores de RSS e (como eu) tem centenas de fontes assinadas e bem agrupadas, sabe o quão valioso pode ser um bom leitor de feeds. Se o bicho puxar tudo isso do seu Safari, Mail, NetNewsWire ou simplesmente importar sua lista de canais via arquivos OPML então, ahhh, melhor ainda. Se você curte trabalhar rápido e minimalismo, pode ler sem dó...
No dia-a-dia, também sou mais um feliz e satisfeito usuário do NetNewsWire. Sincronismo organizado e ágil, comandos para linkar a fonte com o seu programa de blogging favorito e produção fluída. Para uso profissional, toneladas de canais, leitura que não acaba mais e nada de bugs ou cracks: passo a régua e é isso mesmo. Ponto.
Entetando... (antes que algum candidato a revisor comece a se coçar, é piadinha ok seu zé?)
Não custa nada dar uma moralzinha para projetos bacanas e bem desenhados e que ainda por cima dão uma nova e honesta roupagem para aquele padrão que muitas vezes pode cansar um pouco. Estou falando do Times para OS X, um ware que tenho utilizado há pouco mais de um mês e que tem me surpreendido muito positivamente.
O Times é uma daquelas coisas que já esperávamos há um bom tempo, mas que ninguém queria fazer. Felizmente, o pessoal da Acrylicapps colocou a mão na massa e, diga-se de passagem, fizeram bonito. A Acrylicapps é a mesma house do bacaníssimo Times for iPad. Já na versão para OS X, a interface procura reproduzir a organização visual de seus canais de RSS com uma diagramação básica de jornal de papel. Há uma certa renovação da leitura online atualmente e esse aqui também já começou bem.
O que mais tem me agradado é a agilidade com que se pode acessar uma determinada notícia (ah, tem thumbnail no preview e tudo...) e voltar para a "folha" principal. É só clicar Enter — ou Return, se o seu teclado for igual ao meu.
O efeito padrão é um virar de páginas, uma bossinha que felizmente não vem com aqueles sonzinhos fakes de papel e tal. Se você quiser pode optar pelo bom e velho efeito slide, uma alternativa visivelmente mais rápida e menos afrescalhada.
Não sei dizer ao certo se o Times vai castigar sua máquina se você for meio muquirana e tiver menos que, digamos, 2 GB de RAM (no caso eu o rodo diariamente em um PowerMac G5 com 4 GB de RAM), mas tenho a impressão de que a experiência pode ser meio maçante para os Macs mais idosos. De qualquer maneira vale a pena tentar, ô terceira idade.
Você pode importar seus OPMLs subindo o arquivo direto no Times ou então basta simplesmente arrastar o link do feed para uma barra no topo que concentra e agrupa todas as suas assinaturas. Você pode compartilhar com o Twitter, Facebook, Digg e Delicious da tela principal, ou então inserir novos botões personalizados para compartilhar sua leitura (uma função que nunca vi em nenhum outro).
Experimentei inserir até códigos de boormarklets como os do ecto e do Blogo para chamar o programa e inserir a página lida no Times. Tudo funfou como o esperado.
Outra coisa bacaninha é a função Shelf (basta clicar a barra de espaço). Ao fazê-lo, um pequeno board de madeira escorrega oportunamente para a tela trazendo as notícias que você clipou como favoritas. Isso pode ser especialmente útil se você primeiro seleciona sobre o que vai escrever (ou ler, depois) para mais tarde trabalhar naquele texto, apurá-lo, etc.
Para saber mais sobre o cabra, clique aqui.
A única pena é ainda não sincronizar direto com o Google Reader, o que imagino estar no forno para a versão 2.0. Mas isso não incomoda. Quanto a pagar US$ 30 pela arejada no modo como você lê e produz via RSS feeds, aí já é pessoal.
Mas ao menos a menção e a boa referência, são freewares.