Meio Bit » Arquivo » Software » PDF995: Criando PDFs Gratuitamente

PDF995: Criando PDFs Gratuitamente

18 anos atrás

Um amigo diz que o pdf é o arquivo predileto dele por que escrito ao contrário é um fdp. 🙂

Mas a verdade é que a Adobe fez um gol ao propor o formato, que prometia (e conseguiu) acabar com a balbúrdia de distribuição de documentos: perda de formatação, fontes indisponíveis, resolução de impressão incompatível, tamanhos de arquivos muito grandes, problemas com vírus de macro, impossibilidade de assinar digitalmente os documentos ou incluir marcas d'água no momento de impressão, controle de cores e vários outros pequenos problemas do dia a dia de qualquer empresa no que diz respeito a documentação.

O Adobe Acrobat , usado para criar os arquivos PDF, a partir de um editor de textos como o Word, ainda têm preços salgados para muitos profissionais liberais, estudantes e empresas. O Adobe Acrobat 7.0 Standard custa 300 dólares e o Adobe Acrobat 7.0 Professional custa 450 dólares.

Uma das opções que tenho usado há um bom tempo é o PDF995 Suite. Ele possui funcionalidades semelhantes a versão Professional da Adobe e a modelo gratuito dele e é um Adware bem comportado: exibe um banner antes de cada impressão e só. Caso queira eliminar os banners e registrar a sua versão, o custo é de apenas 20 dólares, uma verdadeira pechincha. Update: A diferença entre os outros, é justamente a possibilidade de Digital Rights Management e encriptação dos arquivos. Só achei funcionalidades semelhantes nos produtos da Adobe.

Existem vários outros programas no mercado e a escolha final fica a critério de cada usuário. Achei algumas indicações para Linux aqui, mas os recursos apresentados por eles não me parecem ir muito além de converter PostScritpt em PDF.

relacionados


Comentários