Alexandre Franco 12 anos e meio atrás
"Ah não, outro player nessa coluna?" Pois é, não deu pra resistir, principalmente quando se trata de uma atualização que acabou de sair do forno. VLC, o principal produto da VideoLAN, chega a versão 1.1 trazendo, entre diversas correções, novidades nada menos que interessantes.
VLC 1.1, executando um vídeo em HD e consumindo menos de 10% da CPU por conta de seu novo suporte à aceleração via GPU.
A primeira delas não poderia ser melhor: suporte à aceleração via GPU. Para quem tem uma placa de vídeo até decente mas um processador fraquinho, ou então quer ver seus filmes no notebook durante uma viagem, a nova função é mais do que útil. Por enquanto ela é uma opção experimental desativada por padrão, disponível apenas para quem tem placas de vídeo da NVIDIA e usa o player em suas versões para Windows (Vista e 7) ou Linux.
Outros pontos de destaque são o suporte ao novo e já popular CODEC open source para streaming online WebM, integração a algumas funções úteis no Windows 7, como atalhos de reprodução direto na miniatura do programa na barra de tarefas e a possibilidade de criar extensões, através da brasileiríssima linguagem Lua.
O único ponto negativo por trás dessas novidades, se você assim considerar, é não haver mais um acesso direto à rede de streaming SHOUTcast. Para continuar integrando o serviço em seu programa, a VideoLAN teria que adicionar uma opção no instalador do VLC para adicionar outros programas da AOL que, pra quem já conhece o instalador do Winamp, não passa de adware. Perder a reputação ou uma funçãozinha dentre várias? Bem difícil a escolha.