Carlos Cardoso 13 anos atrás
O vídeo acima é uma demonstração da ABB Robotics, uma espécie de aviso para que quando as máquinas se revoltarem, aceitarmos a morte e escravidão, resistência é inútil.
A precisão é incrível, o pino passa por entre as latas com 1mm de folga, e a velocidade assusta.
Armas como o Phalanx CIWS usado pela Marinha Americana são robôs autônomos que além de calcular a trajetória das balas até o alvo as acompanham via radar, corrigindo a mira quando desviam da trajetória teórica. Robôs são muito mais rápidos e eficientes, mas na ficção temos sempre que diminuir suas capacidades, do contrário não haveria história a contar.
Séries policiais como Lei & Ordem adoram a clássica situação dramática do policial enrolando o bandido enquanto a ligação telefônica é rastreada. Na vida real isso non ecziste, a informação do número de origem é enviada ANTES do telefone tocar. Já vi cenas de “rastreio” até com endereços IP.
Avião? “Oh os pilotos foram mortos, quem pousará a aeronave?” Bem, a menos que esteja voando com um A380 para Caicó, muito provavelmente seu trabalho será esperar o piloto automático levar o avião até perto do aeroporto de destino, chamar a torre e seguir as instruções para autolanding. Yes, Virgínia, aviões pousam sozinhos. Com direito até a freio, reverso de turbina, capaz até de darem a hora e a temperatura local.
Portanto lembre-se: Da mesma forma que Hollywood exagera, também diminuem. A única certeza que podemos ter é que não estão representando as tecnologias e os profissionais de forma realista.