Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Promoção DVD Lightroom de Alex Villegas - Resultado

Promoção DVD Lightroom de Alex Villegas - Resultado

14 anos atrás

Chegou a hora de revelar o resultado da promoção que vai dar como prêmio um DVD Adobe Lighroom 2 de Alex Villegas que foi gentilmente cedido pela iPhoto Editora. Gostaria apenas de dizer aqui, antes de revelar as cinco melhores (ou piores) fotos dessa promoção que, infelizmente, o pessoal não entendeu o espírito da brincadeira. Para quem não sabia, a promoção iria premiar quem enviasse um exemplo de suas piores fotos. Já que o prêmio era uma vídeo aula de como editar suas imagens, nada melhor do que ceder o DVD para quem realmente demonstrasse precisar dele. Mas, tivemos 34 inscrições (número baixo se pensarmos nas últimas promoções) e alguns pediram para que a imagem não ficasse na galeria do Meio Bit no Picasa. Então, para não causar nenhum tipo de problema, vamos apenas ver as cinco vencedoras e alguns comentários.

Só lembrando que tanto o concurso quanto os comentários abaixo são uma grande brincadeira e o único objetivo é dar um pouco de risada e distribuir os brindes que recebemos aqui para fazer avaliação. Finalizando, um conselho de graça para vocês: grande parte de se tornar um grande fotógrafo é nunca mostrar suas piores fotos. Divirtam-se.

5º Lugar

Usuário: Alexis Malabi

Câmera: Fuji Finepix S9600

Ótimo exemplo sobre problemas que encontramos em fotografar com pouca luz e sem flash. Fotometria sem equilíbrio e alguns pontos da imagem estão tremidas por conta da baixa velocidade do obturador. Porém, o principal problema da imagem é a distorção causada pela altura desproporcional da câmera. Para retratos o ideal é que a câmera fique na altura no peito da pessoa fotografada. Uma pequena mudança no ângulo da câmera pode fazer uma grande diferença na hora de apreciar a imagem.

4º Lugar

Usuário: danielkenji

Câmera: Sony P200

Eu já tive uma Sony P200, uma das primeiras compactas que obtive depois da Sony Mavica de disquete. Aqui o que temos é um problema de enquadramento, falta de tripé e baixa velocidade do obturador. No e-mail fiquei sabendo que isso foi uma tentativa de Panning, mas nunca vi isso em casamento, mas vamos acreditar no autor. Se falasse que foi um paint lighing eu teria até aceitado.

3º Lugar

Usuário: Noctivagus

Câmera: Sony R1

Que animal simpático, não é? Mas, como a vida é difícil tenho que falar a verdade. Se o objetivo era o cachorro, eu teria feito o enquadramento muito mais fechado. Seria uma ótima imagem. Além do enquadramento, temos o problema da composição. Enquadrar e compor a imagem são duas coisas diferentes. Várias coisas na imagem tiram a atenção do objeto principal. Seja uma meia no chão ou um pedaço da janela. Todos passamos por isso em nossa carreira fotográfica.

2º Lugar

Usuário:guireisbh

Câmera: Sony Ericson K790

O celular não apresenta exif na imagem, mas podemos notar que faltou uma mão firme. Fora isso, temos o enquadramento que poderia ser um pouco mais fechado. Lembrem-se da lição de Robert Capa “Se a imagem não ficou boa é que você não está perto o suficiente”. Faltou uma boa representação de cores também, mas mesmo assim ainda estão bom para um celular.

 

1º Lugar

Usuário: jsomazz

Câmera: Aiptek 3Megacan

Depois de analisar todas as imagens, chegamos a conclusão que essa é a que mais necessita do uso do Lightroom para se salvar. E nem estamos falando do enquadramento que cortou a cabeça da pobre moça ou da falta de nitidez causada pela baixa velocidade do obturador. O problema aqui fica por conta da representação de cores e, talvez, do próprio balanço de branco. Qual seria a melhor explicação para uma Ferrari vermelha ficar cor-de-rosa?? Obvio que a qualidade da câmera também está envolvida no problema, mas um bom pós-processamento pode salvar o pobre carro da cor apresentada.

Gostaria que o vencedor entrasse em contato comigo pelo e-mail do concurso para passar o endereço de entrega. Valeu pela participação de todos e até a próxima promoção.

relacionados


Comentários